Jurassic motorcycle trip... 1286630276Jurassic motorcycle trip... 57540211Jurassic motorcycle trip... 2438059070

Jurassic motorcycle trip...

Rui Faria
Rui Faria
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 169
Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 25/04/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 600 V 1996
Kms: 20 mil

Jurassic motorcycle trip... Empty Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  Rui Faria em Sab 05 Maio 2012, 13:15

Gostava de dar a conhecer algo mais do meu percurso motociclista. Por isso tomo a liberdade de postar aqui uma viagem antiga:

Férias em Forvel 125 1983

Na segunda quinzena de Agosto de 1983 eu e o meu amigo João decidimos fazer umas férias de moto até um destino que preenchia o nosso imaginário, São Pedro de Moel. Como ele tinha uma “pequena” Casal de 2v decidimos ir ambos na minha “enorme” Forvel 125 com motor Hodaka a 2 tempos. Eu na altura ainda fumava e deu-me para comprar este charuto. A moto tinha custado 80 contos nova (400 euros para os mais novos) e era feia q.b. Eu tirei-lhe logo uns autocolantes que trazia e, quando juntei mais algum dinheiro, pintei os guarda-lamas à cor e lá ficou mais apresentávelzita. Tinha vontade própria e sabia que eu não morria de amores por ela e que só a comprara porque a guita não dava para mais. Então, ressentida, pregava-me umas partidas. Ora aproveitando aselhice ou distracção minha, ora por ter pneus de “plástico”, ou por lhe ter posto um descanso lateral soldado ao quadro e que engatava nas guias, a descer passeios, ou por ter problemas de embraiagem, enfim…volta e meia, mandava-me ao soalho. Eu comparava-a a um cavalo manhoso, chateava-se e aqui vai. O problema com a embraiagem era este: Ao fazer ponto de embraiagem ela patinava e agarrava logo de seguida, como quem faz kits, mas só e quando lhe dava na veneta. Acho que lhe dava um certo gozo pôr-me a apanhar bonés: patinava, esperava que o motor subisse de regime e agarrava, voltava a patinar e voltava a agarrar. Estão a ver a cena, a roda da frente com vontade própria, aos saltos. Isto acontecia em qualquer altura mas mais quando o motor estava bem quente. Uma vez, a sair do Liceu de Gaia onde estudava à noite, quis armar aos cucos com um arranque à Fangio, ela fez a “habilidadezinha” dela. Grande cavalada sem eu contar, desviou-se da trajectória e só parei nas grades do liceu para gáudio de todos (e todas) os que assistiam…

Bem… no dia combinado lá fui ter a casa do João para amarrarmos as trouxas e partir para férias. Quando a moto estava já prontinha começou a chover para benzer a viagem, pelo que decidimos arrancar apenas quando parasse. Primeiro porque não tínhamos morto ninguém, segundo porque não tínhamos ninguém à espera, terceiro porque simplesmente não tínhamos fatos de chuva. Além disso fato de chuva era coisa de velhote ou de cócó, que eu me recusava a usar. Choveu toda a manhã e toda a santa manhã esperámos. Lá arrancámos após o almoço. Fomos pela estrada nacional 1, não para fugir às portagens mas, porque aquilo que veio a ser conhecida por A1 começava no Porto acabava nos Carvalhos de onde nós saímos. O resto estava ainda em construção.
À saída da Branca, apanhámos um susto tremendo. De repente ouve-se aquilo que parecia um estouro porque o silenciador do escape tinha saído disparado. Era um escape horrível, cromado, a fazer lembrar os antigos “rabo de peixe” mas a alargar para a extremidade e bojudo. Sem a panela silenciadora transformava-se num megafone. A moto ao ralenti parecia uma metralhadora pesada a disparar. Parámos. A panela jazia uns 30 metros antes e foi fácil de localizar mas a “porca da fêmea” que ao soltar-se, dera o sinal de partida ao silenciador, deu-nos uma tanga... Quando eu já estava a começar a flipar lá apareceu.

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-7

(Reparem na qualidade do top case e do saco depósito feitos à medida para este modelo).


No devido lugar, continuamos até Leiria onde parámos para um cigarro e retomámos o resto da viagem

Jurassic motorcycle trip... Dragimage

(reparem nos veículos que me rodeavam ainda muito actuais na altura)

pela Marinha Grande até São Pedro de Moel. Instalámo-nos no parque de campismo.

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-4

Como tínhamos sido escuteiros, tínhamos aprendido, à custa de alguns petiscos intragáveis e muita ráfia a confeccionar as nossas próprias refeições.

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-5

Para nossa admiração, S. Pedro de Moel, à noite, era uma pasmaceira e por isso a meio do dia seguinte decidimos ir para a Nazaré e ficar no Orbitur. Chegámos do meio para o fim da tarde. Fizemos o check in e lá fomos devagarinho na moto à procura de uma zona que tivesse miúdas, debaixo do olhar atento de alguns estrangeiros. Tudo malta nova. Fui lá abaixo dar a volta e toca a fazer ponto de embraiagem para subir. A moto lá devia estar cansada ou o que foi e brindou toda a plateia com uns pinotes da roda a frente. Boa disposição geral e bom tema de conversa porque ninguém estava a perceber porque raio estava eu a fazer aquelas piruetas. Deixei a moto lá quietinha, tirámos a bagagem, montámos a tenda e fui buscá-la mais tarde quando estava mais “calma”.

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-1

O parque tinha pouca gente e na zona onde decidimos ficar estavam quatro francesas e um motard belga que era barman e viajava pela Europa numa Honda CB 400 dourada. Uma das francesas era muito espaçosa, outra estava a ser o alvo das atenções do belga e as outras duas eram muito amigas, demasiado amigas, mas eram todos impecáveis.

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-3

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-8

(A aprender a comer tremoços...)

Jurassic motorcycle trip... Dragimage-2

Passámos uma semana muito divertida. No regresso, perto de Pombal, fomos alcançados pelo belga que seguia também em direcção ao Norte. Parámos para tomar um café e como ele não tinha destino obrigatório ficou decidido que então ficaria em minha casa dois dias antes de seguir para a Bélgica.
A sua moto tinha a grade traseira partida, e um aloquete em U inutilizado por ter perdido a chave. Levei-o a um mecânico amigo que lhe soldou a grade por tuta-e-meia e fui com ele à rua dos Caldeireiros, ao Porto, para que, com uma chave mestra, lhe fosse feita uma nova chave para o cadeado. Achou tudo baratíssimo.
Como era barman, demos-lhe a provar bagaço de vinho verde caseiro. As aguardentes do centro da Europa embora tenham um cheiro intenso têm um paladar suave enquanto que o bagaço, especialmente o de vinho verde, dissimula, por detrás daquele cheirinho adocicado, toda a pólvora que contém. Le Belge, como lhe chamávamos pois nunca soubemos o seu nome, meteu o seu nariz de expert no balão e acenou com a cabeça num misto de surpresa e aprovação. Então, sorveu um gole demasiado grande e pensávamos que morria. Quando os vapores do bagaço lhe chegaram à goela desatou a tossir, ficou transfigurado, os olhos raiados de sangue e banhados em lágrimas, sem conseguir falar e quando o conseguiu fazer disse: “Ça c’est fort, ahn?” com voz de falsete. Baptizou a bebida com o nome de Hot Stuff e como fazia questão de comprar algum, e daquele não havia à venda, uma amiga minha ofereceu-lhe uma garrafa para levar para a Bélgica. Estava morto por praxar os amigos. No dia seguinte Le Belge, depois de quase de 2 horas para conseguir pôr a moto a trabalhar lá partiu com o seu Hot Stuff. Passados 10 dias acabaram-se as minhas férias e entrei para o serviço militar. Devo ter ganho gosto pelas férias em moto e no ano seguinte fiz uma viagem a Andorra que vos posso contar, se tiverem pachorra...

Um abraço


Última edição por Rui Faria em Dom 06 Maio 2012, 08:46, editado 1 vez(es)


=================================================================================================================

Cartão de Emergência do Motociclista

com4riding.blogspot.com
DRAKER
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  DRAKER em Sab 05 Maio 2012, 23:28

Jurassic motorcycle trip... 161678 Jurassic motorcycle trip... 161678 Jurassic motorcycle trip... 161678 Jurassic motorcycle trip... 161678
Rui,
Excelente cronica!
Isso sim eram ferias...
Sao esses momentos, que nos marcam para toda a vida. Jurassic motorcycle trip... 463778


p.s:
Venha a proxia Jurassic motorcycle trip... 75625
RhinnoTTEam
RhinnoTTEam
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 109
Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 25/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: xl650v transalp rd11 / 2006
Kms: 57635

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  RhinnoTTEam em Dom 06 Maio 2012, 23:51

Muito bom
pode vir a continuação.


=================================================================================================================

Saudações Motard's
José Ferreira


Jurassic motorcycle trip... Es1av6
Jardel
Jardel
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 360
Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/03/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TA700/2009
Kms: 43000

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  Jardel em Seg 07 Maio 2012, 09:04

Excelente...

belos tempos esses... eu ainda era miúdo, mas tenho quase a certeza que com menos fazíamos e gozávamos melhor a vida, embora de uma outra maneira.
cmca
cmca
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 664
Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 08/06/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
Kms: 40.000

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  cmca em Seg 07 Maio 2012, 09:28

Mesmo muito bom!

Faz lembrar em como à uns anos as viagem eram quase uma odisseia...!!

Ficamos à espera do resto.

Abraço


=================================================================================================================

http://www.forumtransalp.com/t3441-galiza-2011
dijm
dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 927
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 28/11/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  dijm em Seg 07 Maio 2012, 10:34

E a TA estava onde... o bichinho das 2 rodas andava ali, muito bom, eu ainda tenho uma 50cc da época delas, o furor que era andar a zig zaguear nas autorutes ou melhor das scuts de graça, bons tempos apesar de eu ja ter conhecido esse tempo quase no términus(quando ia á missa o parque era repleto de motas e no final ninguém falava até os maquinões sairem- as flautas e os escapes por vezes andavam a "limpar" ou a mostrar a raiva das fameless, sachs e outras).
Parabéns pela recordação e obrigado pela partilha da vivência pessoal.
Cumprimentos
TrAnsAlper
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8334
Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 07 Maio 2012, 10:36

cmca escreveu:Mesmo muito bom!

Faz lembrar em como à uns anos as viagem eram quase uma odisseia...!!

Ficamos à espera do resto.

Abraço

Odisseia mesmo! Esta palavra diz tudo...

Gostei imenso desta crónica.Uma pérola!

Obrigado pela partilha.Jurassic motorcycle trip... 463778



Um abraço e boas transalpadas.


=================================================================================================================

 Jurassic motorcycle trip... 546217  Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Asterix
Asterix
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 132
Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V/1994
Kms: 37500 e a somar

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  Asterix em Seg 07 Maio 2012, 22:22

Fantástica crónica. É uma viagem no tempo. Jurassic motorcycle trip... 463778 Jurassic motorcycle trip... 320278

Venham mais! Jurassic motorcycle trip... 18384


Conteúdo patrocinado

Jurassic motorcycle trip... Empty Re: Jurassic motorcycle trip...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qua 22 Maio 2019, 07:38