Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Onde fazemos as revisões? Eu faço no jfvf87 aka Faustino...!!

Compartilhe
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Onde fazemos as revisões? Eu faço no jfvf87 aka Faustino...!!

Mensagem  jfvf87 em Seg 01 Jul 2013, 12:36

Aqui vão mais estas:

Cumprimentos
Faustino

=================================================================================================================

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

Pcasma
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino

Mensagem  Pcasma em Qui 04 Jul 2013, 19:50

jfvf87 escreveu:
DRAKER escreveu:
jfvf87 escreveu:Viva 
A outra com mais de 4 mm No

Eixo da frente com 3 centésimas. 

Cumprimentos 
Faustino

Faustino,

Anda nao tive a oportunidade de comentar estas fotos como merecem ser comentadas...

Tenho de te dar os parabéns pela forma como fizeste o diagnostico. A ideia base, esta ai (comparador e base magnetica ) :fixe:mas deves de alterar os utensílios usados, para conseguires uma maior precisão, na medição de eventuais empenos e falta de cilindricidade.

Na minha opinião:
deves trocar os apoios em nilon, por blocos padrão em "V" ( podes pedir a um retificador, para te fazer uns )

O perfil de ferro, onde tens a base magnética, convém ter as duas faces reteficadas e paralelas.

Por ultimo, ter todos os dispositivos assentes em uma fase completamente plana ( reteficada)

P.s.
Facilmente consegues tudo isto, com um torneiro ou fresador!
Se precisares, envio te fotos de tudo que te falei, para tirares ideias

É de louvar a forma E rigor como fazes o trabalho.... Parabéns mais uma vez!

Manda fotos sff.

Paulo a sala de urgências está quase vazia :bounce:o que tem a tua doente?

Cumprimentos
Faustino

Tá a precisar de um check-up, temos de combinar uma visita.

Agora tenho de ir aqui ao lado apresentar-me senão sou castigado.Wink 

Cumprimentos,
Paulo
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 21 Ago 2013, 10:33

Viva

Não tenho actualizado o tópico mas não é por falta de transalps na oficina Very Happy 

A transalp 600 do LASS62 parece que agora é que está quase 100%.

A lavar a pinça da frente

Kit de recondicionamento da pinça

A frente também estava muito macia e com uma bainha a verter

Aqui as bainhas já polidas porque tinham uns pequenos riscos provocados por impurezas nos guarda-pós. Kit de retentores da Honda e óleo Denicol 5W! Gostei do resultado e penso que o Lass62 também.

Cumprimentos
Faustino

=================================================================================================================

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 21 Ago 2013, 10:46

Mais uma TA.

Afinadas as válvulas 2 vezes e não ficou 100% Rolling Eyes 

De resto muito estimada.

Cumprimentos
Faustino

Lass62
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 56
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL600V / 1993
Kms: alguns

Mensagem  Lass62 em Qua 21 Ago 2013, 13:42

Não tenho actualizado o tópico mas não é por falta de transalps na oficina Very Happy 

Aqui as bainhas já polidas porque tinham uns pequenos riscos provocados por impurezas nos guarda-pós. Kit de retentores da Honda e óleo Denicol 5W! Gostei do resultado e penso que o Lass62 também.

Cumprimentos
Faustino

Faustino

Embora não sendo um membro participante, não quero deixar de uma vez mais enaltecer os teus cuidados para com a minha TA aqui no Fórum para que todos os restantes membros se sintam tentados a visitar-te.

As melhorias notadas na minha TA.

- O travão da frente ressuscitou!!! Very Happy Very Happy 
- A caixa de velocidades não se ouve nas transições. Super suave!! Very Happy Very Happy 
- A suspensão está 100%! Very Happy Very Happy 
E ainda levou a "banhoca" da ordem.

cheers cheers cheers cheers cheers cheers 

A juntar a isto, a tua oficina é um ponto de encontro onde tive o prazer de conhecer mais dois membros do fórum 5 estrelas.

Para variar e repetindo o que todos já falam do grande Doc Faustino, aqui deixo os meus agradecimentos.

Obrigado!

Lass62

DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Mensagem  DRAKER em Qua 21 Ago 2013, 14:08

jfvf87 escreveu:

Faustino,

so ficou a faltar o polimento suave as jarras!
Uma vez que estavam fora, ainda era mais rapido e simples... nada como o sabao de polir aluminio e um disco de polimento apertado à maquina de furar  

mas mesmo assim grande trabalho

krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Qua 21 Ago 2013, 20:41

amigos,

desculpem estar a fazer a pergunta um tanto ou quanto off topic mas, pelas fotos que vejo, as TA's 650 dos últimos anos (como a cinzenta que está em cima), com o assento em 2 cores, tem o mesmo mais "cavado" na zona do piloto, certo ? Question 
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Qua 21 Ago 2013, 20:58

krieg escreveu:amigos,

desculpem estar a fazer a pergunta um tanto ou quanto off topic mas, pelas fotos que vejo, as TA's 650 dos últimos anos (como a cinzenta que está em cima), com o assento em 2 cores, tem o mesmo mais "cavado" na zona do piloto, certo ?  :?: 
Para quem está de óculos escuros... vês muita bem ****-se!

Ora, tomando conta que isto está certo... http://www.xrv.org.uk/forums/transalp-technical-specs/39888-honda-xl650v-technical-specifications.html

Tens toda a razão, a coisa mudou mesmo e para baixo. 850mm e depois 843.

"Seat height: 850 mm (33.5 in) V-Y to V-3
Seat height: 843 mm (33.2 in), optional low seat 813 mm (32.0 in) V-4 onwards"

Outras coisas mudaram também, que eu já tinha reparado, como a altura ao chão, sendo as de 2004+ mais baixas.

Outro pormenores não mencionados ali, são que mesmo nas entranhas do motor, existem variações na ordem do cagagésimo do milimetro.

Eu gosto de ler o manual quando preciso de relaxar. Antes de ter a Transalp, tinha a lista telefónica, grande elenco, mas pouca acção.

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
Henrique Freitas
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 268
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: EX TRANSALP 650 - VFR 800 FI - Black
Kms: 41000

Mensagem  Henrique Freitas em Qua 21 Ago 2013, 21:19

Lass62 escreveu:

Cumprimentos
Faustino

Faustino

Embora não sendo um membro participante, não quero deixar de uma vez mais enaltecer os teus cuidados para com a minha TA aqui no Fórum para que todos os restantes membros se sintam tentados a visitar-te.

As melhorias notadas na minha TA.

- O travão da frente ressuscitou!!! Very Happy Very Happy 
- A caixa de velocidades não se ouve nas transições. Super suave!! Very Happy Very Happy 
- A suspensão está 100%! Very Happy Very Happy 
E ainda levou a "banhoca" da ordem.

cheers cheers cheers cheers cheers cheers 

A juntar a isto, a tua oficina é um ponto de encontro onde tive o prazer de conhecer mais dois membros do fórum 5 estrelas.

Para variar e repetindo o que todos já falam do grande Doc Faustino, aqui deixo os meus agradecimentos.

Obrigado!
O que é preciso fazer para as transições de veloc. ficarem mais suaves ?

Henrique FreiTAs....Ride like a wind
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qui 22 Ago 2013, 14:38

lol!  a dos óculos escuro está boa. Os tipos fizeram uma mota perfeita e depois tinham de inventar alguma coisa. Autocolantes com relevo, o banco diferente com outro forro e outras paneleirices como a cor dos piscas...Continuaram a ter uma mota perfeita. Transalp e basta.

Vitor o polimento suave existiu mas como já existia uma pequenissíma folga possivelmente originada pelas buchas não quis abusar da sorte. Mas sim um acabamento espelhado sem dúvida que era outra coisa.
Estava a abrir a ficha para esta XX muito estimada e quando estava a inspeccionar as bainhas disse que já tinham sido mexidas e o dono que estava a acompanhar avisou logo que já o antigo proprietário tinha mudado os retentores porque uma das jarras estava a vazar. O trabalho/acabamento nas bainhas feito estava aceitável até porque estão a funcionar bem mas de aspecto se as coloca-se ao lado das do Lass62 seria como uma folha de fotografia e uma folha de lixa. E como ficam por baixo dos foles é um trabalho inglório pale

Henrique quanto à caixa ficar suave é o seguinte eu não ganho dinheiro nem faço estes trabalhos de borla na oficina. Eu pago ao pessoal para aparecer, deixar tirar umas fotos e falar bem de mim lol! Claro que é brincadeira mas é o que parece Very Happy
Agora a sério, a mota do Lass62 tem sofrido muitas intervenções e talvez por as atenções estarem focadas para os problemas algumas das afinações normais podem ter caído em descuido. Desta vez os trabalhos eram mudar os retentores dos bombitos da pinça da frente, a suspensão, rateres, gasolina no óleo. Como os dois últimos problemas ficaram resolvidos milagrosamente com a chegada da mota à Charneca da Caparica houve outra disponibilidade para experimentar a suspensão e o travão da frente. Ainda assim reparei que havia qualquer coisa que não me agradava muito e lá reparei que a folga da corrente com a folga do acelerador estavam a ajudar a que as trocas de mudanças fossem um pouco esquisitas. Essas afinações para o Lass62 traduziram-se numa caixa suave e para mim em impecável.

Cumprimentos
Faustino

octaviopedro
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 2
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: xl 650 /2006
Kms: 38000

Mensagem  octaviopedro em Sex 23 Ago 2013, 00:18

Boa noite a todos,

Tenho sido assistido sempre na mesma oficina, e embora tenha ficado satisfeito até hoje, acabo sempre por pesquisar locais novos para melhor manutenção da minha TA. Foi numa destas que encontrei o Faustino. Ainda meio hesitante, acabei por fazer marcação e lá levei a TA, para a revisão dos 37.000Km. Além da revisão, comentei com o Faustino se podia fazer uma análise à moto, visto que achava estranho os rateres que fazia, o relatim incerto e um barulho de válvulas. Já não era a 1ª vez que tinha comentado com pessoas entendidas, mas minimizavam sempre. Comentavam simplesmente que era normal.
O Faustino, achava tal como eu, que normal não era. E depois de muito mexer, lá percebeu o problema, uma avaria na válvula Pair, acabou por repará-la e pronto resolveu os rateres. Achando que não era o suficiente limpou cabortadores e sincronizou os mesmos.
A revisão foi constituída por:
Óleo, filtro de óleo, filtro de ar, mudança de óleo de travões à frente e atrás, pastihas atrás e afinação de válvulas.
Aconselhou-me também a colocar a suspensão na posição de origem, visto esta estava rebaixada. Uma situação que já vinha quando a comprei (nunca pensei que fizesse tanta diferença na condução).

A TA, saiu da revisão mais suave na condução, melhor resposta e com uma suspensão muito mais firme.

Gostava simplesmente de mencionar o bom trabalho executado por um bom profissional como o Faustino. Voltarei com certeza...

Octávio Pedro
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Sex 23 Ago 2013, 20:39

Botem o DR A Bulir! FAUSTINO Rules! como sempre claro !
Ate ja !

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 28 Ago 2013, 10:01

Viva

Se ao início tinha poucas motas agora a gestão do tempo e do trabalho obrigam-me a passar bastante tempo na divisão da casa que mais gosto, a oficina Smile .

Aqui ficam algumas fotos da montagem de uma FZ6 que está a demorar uma eternidade

Eu a pensar que a cabeça não ia dar qualquer trabalho mas pelo sim pelo não fiz o teste de fuga das válvulas e eram tantas as que estavam a vedar bem como as que não estavam...

Já só falta uma... Very Happy Está quase a voltar à vida.

Uma R6 que me tirou horas e horas de descanso com um cilindro estalado

Uma XL700V cá da casa Very Happy 

Abraço a todos
Faustino

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qua 28 Ago 2013, 11:53

Dr. Tino, uma pergunta sobre a caixa de velocidades da TA de 94...

Dá uns trak-trak ao iniciar a marcha em 1ª e ainda na 2ª também. Depois já praticamente não se nota. Mas se arrancar devagar, notam-se aquelas marteladas e parece ser da caixa.

Alguma ideia assim fresca sobre o assunto?

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 28 Ago 2013, 12:51

adelinoaraujo escreveu:Dr. Tino, uma pergunta sobre a caixa de velocidades da TA de 94...

Dá uns trak-trak ao iniciar a marcha em 1ª e ainda na 2ª também. Depois já praticamente não se nota. Mas se arrancar devagar, notam-se aquelas marteladas e parece ser da caixa.

Alguma ideia assim fresca sobre o assunto?
Mr. Lino Twisted Evil  Dito dessa forma não parece ser coisa boa. Não será apenas a corrente muito folgada e a bater no quadro?
Se for da caixa existe a possibilidade de serem os rolamentos mas para fazer isso ia-se ouvir uma forte zoada principalmente em esforço. Ou o mais provável para o que descreves os correctos com dentes partidos e arranhados coisa que nunca vi na TA mas que é provocado por arranques habitualmente violentos.
Se o ruído não se intensificar e ou alastrar a outros carretos o arranjo é barato, na casa dos 100 euros. Um escape daqueles universais e barulhentos  .

Já agora quem precisar dos vidros(parte laranja) dos piscas de origem quadrados é só pedir. Depois de polidos ficam novos e a custo zero melhor ainda.

Cumprimentos
Faustino

DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Mensagem  DRAKER em Qua 28 Ago 2013, 21:12

.... Nao querendo meter a colher, onde nao sou chamado ( ja meti ) lol! 
Nao será os dentes da cremalheira ja a virar ao contrario, que estão a causar prisão na corrente ?  
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Qua 28 Ago 2013, 21:17

E a embraiagem esta bem afinada, o respectivo cabo? Pode ter influencia no entrar das velocidades ou não ?!
As vezes o simples é o mais correcto......
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qua 28 Ago 2013, 21:34

Não metas a colher entre marido e mulher, se for ELA a bater nele. De resto, vale tudo.

As vossas ideias são boas, mas ele já foi ontem para o Gerês, onde trabalhar e ficou de ajustar a corrente e dizer-me qualquer coisa depois. Quando ele me ligar, se o problema não estiver resolvido, vou-lhe passar mais estas "priceless" dicas para ele tentar resolver a coisa.

Assim que tiver novidades, cá as registo para ajudar outros com o mesmo problema.

Obrigado

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qua 04 Set 2013, 12:11

adelinoaraujo escreveu:Não metas a colher entre marido e mulher, se for ELA a bater nele. De resto, vale tudo.

As vossas ideias são boas, mas ele já foi ontem para o Gerês, onde trabalhar e ficou de ajustar a corrente e dizer-me qualquer coisa depois. Quando ele me ligar, se o problema não estiver resolvido, vou-lhe passar mais estas "priceless" dicas para ele tentar resolver a coisa.

Assim que tiver novidades, cá as registo para ajudar outros com o mesmo problema.

Obrigado
Então e novidades Adelino?

Cumprimentos
Faustino

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 23 Set 2013, 18:50

Viva

Aqui fica um exemplo de uma pintura feita na oficina seguida de polimento.

Com primário de alto enchimento

Dark panther Cool . Um especial obrigado ao Tecedeiro que conseguiu dar este acabamento espectacular com o polimento profissional!

Quando o sol deixa de bater desaparece o metalizado para dar lugar a um espelho Very Happy .

Cumprimentos
Faustino

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 23 Set 2013, 21:30

Faustino, também consegues fazer uma Transalp deitar água pelo escape?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=6utH4kacaIM#t=159

É ao minuto 2m e 40s.

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Seg 23 Set 2013, 21:46

Vê lá se encontras o escape...lol! Até dava para meter lá uns guppys

excelente video

Abraço
Faustino

Bruno Correia
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 98
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V - 1993
Kms: Quantos mais, melhor...

Mensagem  Bruno Correia em Seg 23 Set 2013, 22:36

jfvf87 escreveu:

Vê lá se encontras o escape...lol! Até dava para meter lá uns guppys

excelente video

Abraço
Faustino
Moto scuba diving Question Question Question 

Nunca tinha ouvido falar de tal desporto affraid 

Faustino, da próxima vez que saíres de mota não te esqueças do material de snorkeling...    

Grande abraço
Renato
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 206
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 600 v/93
Kms: 88.000

Mensagem  Renato em Ter 24 Set 2013, 11:32

ahahah brutal.. foste tentar aquele troço outra vez? xD
Bruno Correia
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 98
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V - 1993
Kms: Quantos mais, melhor...

Mensagem  Bruno Correia em Ter 24 Set 2013, 11:52

Renato escreveu:ahahah brutal.. foste tentar aquele troço outra vez? xD
Mas desta vez parece que foi com a maré cheia...      

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 17 Nov 2017, 23:11