Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Comparativo Pessoal/Test Drive: Honda, Yamaha, KTM e BMW

Compartilhe
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 52
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms:

Mensagem  mfcpires em Seg 10 Set 2012, 11:41

Bons dias a todos

Meus caros amigos,
No passado fim de semana fui a Avis ao evento “Travel Event 2012” para conhecer melhor esta gente que tanto gosta de Trails e de viajar lol!

Como sabem no local existem várias marcas com motas para test drive e como a experiência que tenho é em motos de pista resolvi experimentar todas em Terra e Estrada.

Aviso desde já que não fui meiguinho e que fora o ambiente “Terra” onde estarei menos à vontade com motos deste porte, o de alcatrão foi deveras bem testado 
Espero que com este tópico possa ir de encontro a algumas dúvidas, possivelmente aquelas menos técnicas  e melhor entendidas por todos que futuramente até queiram comprar outra moto e precisam do “click”.

Antes demais aconselho todos a experimentarem antes de comprar seja o que for!!!
Sem qualquer ligação profissional ou pessoal a qualquer marca de motas, de forma humilde e honesta vou tentar passar a minha pequena experiência

Motas em Test Drive:
Honda VFR 1200X Crosstourer com motor V4 de 127cv (havia duas versões: normal sem malas e a com as malas laterias e traseira era automática)
Yamaha XT 1200Z Super Ténéré com motor 2cilindros em paralelo de 110cv
Yamaha XT 660Z com motor monocilíndrico de 48cv
KTM 990 Adventure com motor 2cilindros em V de 113,3cv
BMW R 1200 GS com Motor boxer bicilíndrico de 110cv
BMW F 800 GS com motor bicilíndrico em linha de 85cv

[img][/img]

Comecei o teste logo pela manhãzinha com um amigo que tem uma BMW 1150 do ano 2000

Ele na Honda Automática com várias opções electrónicas de Drive, Speed e Sequencial… parecia um carro hehe. Pessoalmente bastava-me o sequencial. Eu fui de inicio na Honda VFR 1200X Crosstourer normalíssima e sem caixas atrás  e digo-lhes uma coisa…. P*ta que Pariu… uma ciclística fenomenal, recuperação em baixas, muito manobrável, poder de travagem excepcional!! Sente-se os 127cv ao qual respondem muitíssimo bem. Só não gostei de uma treta que quando a roda levanta bloqueia a aceleração e baixa a roda, mas felizmente dá pra desligar, mas por outro lado e o grande senão desta moto é não ser possível desligar o controlo de tração e ABS, principalmente o de tracção. Em terra não me surpreendeu e o controlo de tracção piorou ainda mais as coisas… nem sequer a achei muito confortável em terra.
Passei à Honda com a caixa automática e com a mala traseira e lateral e a condução mudou e bastante. Direcção mais pesada, menos maneirinha de conduzir e perdeu substancialmente o gozo que me deu a primeira . Quanto à caixa meti logo em Sequencial e o que lhes digo é o seguinte: MTO BOM!! É deveras mais rápido aquela caixa que qualquer outra manual, tanto a subir como a descer mudanças. São milésimos de segundo, é tocar no botão e pimba… tá la a mudança. Muito bom e muito rápido!

De seguida passei à Yamaha´s… a 660 eu já sabia do que estava à espera.. quando fizerem um bicilindrico naquela moto as vendas vão subir e Muito! Seja como for é muito maneirinha e divertes-te à grande com aquilo, principalmente em terra hehe agora para grandes viagens…. Pessoalmente não comprava!
A 1200 com umas opções mariquitas a nível da electrónica para quem quiser conduzir mais soft ou mais racing… meti logo em opção racing e tirei o controlo de tracção. Foi sem duvida a big surprise e pela positiva. Mas que motão, ciclística, travagem, aceleração, recuperação… mas quem disse que aquilo não tem binário nem baixa rotação… ai Jasus!!! Em terra superior à Honda, mais confortável tb. Gostei imenso da 1200 da Yamaha.

Da parte da tarde passamos às BMW´s e comecei na 1200 com o vendedor na frente a puxar por nós, o que se tornou deveras interessante. A 1200 tem uma particularidade bastante interessante que nenhuma outra tem, a suspensão da frente ao travar não afunda, ou seja, não faz o normal ciclo de agaixamento quando travas com o travão da frente. Então quando travas não andas pra baixo e pra cima o que para quem não está habituado muda o tipo de condução. Infelizmente o test drive da BMW não permitia Off Road o que não me posso pronunciar sobre a prestação na terra… Acerca da 1200 posso dizer que curva muito bem, super equilibrada, trava melhor ainda mas apenas achei o motor pouco vivo e pouco dinâmico, comparando com o que já tinha experimentado.
Pessoalmente tava com um bichinho de curiosidade na BMW F 800 GS, pois sempre gostei da moto… este novo modelo em nada se alterou quadro ou motor.. apenas mudaram os plásticos estéticos. A 800 com a posição de condução mais alta, prometia… mas infelizmente foi um “balde de água fria”… anda muito bem, rápida, curva e trava muito bem mas não é propriamente confortável e tem uma vibração que nos entra pelos pés possivelmente vindo do quadro a uma certa rotação 5 ou 6milRPM´s, que foi muito desagradável. Era moto que ponderava de futuro comprar mas que depois de experimentar fiquei muito desiludido. pale

Por último foi a KTM 990 Adventure… sem botões eletrónicos de seja o que for era Start e arrancar e pessoalmente tive sempre a sensação de estar em cima de uma moto de enduro… em terra bate todas outras e em alcatrão tive sempre a sensação que não podia abusar porque tinha pneus 100% cardados (o que não era verdade), só por aí podem ver o sentimento TT que essa moto transmite a quem lá anda. Não quero desmotivar ninguém a comprar uma KTM, porque anda muito bem e levanta a roda da frente com facilidade  mas parece uma moto de enduro e não me via a fazer km´s em Estradões com aquilo… enfim.. opiniões!!

Resumindo:
A comprar ia para a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré por se desmarcar com o maior número de pontos positivos… em estrada adorei a Honda VFR 1200X Crosstourer sem o kit das 3malas e em offroad destaca-se a KTM. A Yamaha XT 660Z precisa de mais um cilindro e 10cavalitos pelo menos. A BMW F 800 GS já disse o que tinha a dizer e com muita pena minha ficou muito aquém das minhas expectativas… a BMW R 1200 GS é sem dúvida um portento de moto mas em relação à Yamaha XT 1200Z Super Ténéré fica aquém das expectativas…

Queria alertar que apenas realizei um Test Drive e vos transmiti, de acordo com a minha pouca experiência neste tipo de motos, a minha modesta opinião. Aconselho-vos uma vez mais a testar, seja o que for, antes de comprar. Alerto também para o facto que não coloquei em causa consumos, preço da moto, equipamento, revisões ou durabilidade das motos em médio/longo prazo., apenas a minha impressão.

*PS: O proprietário da BMW 1150 que fez os testes comigo, também chegou à mesma conclusão.

Espero que esta informação seja útil

=================================================================================================================

A Transalp tem apenas um fim.... km´s + km´s + km´s + km´s!!

O resto são tretas
dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 927
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Mensagem  dijm em Seg 10 Set 2012, 15:09

Isto é que é, e os outros como eu? inveja inveja inveja
Obrigado pela partilha
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Re: Comparativo Pessoal/Test Drive: Honda, Yamaha, KTM e BMW

Mensagem  mfcpires em Seg 10 Set 2012, 16:12

dijm escreveu:Isto é que é, e os outros como eu? inveja inveja inveja
Obrigado pela partilha

São tudo excelentes motos!!! As diferenças são pormenores e levando as motos a limites de arranque, travagem e a curva!! Hoje em dia o material está com um nível muito bom!!

=================================================================================================================

O resto são tretas
dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  dijm em Seg 10 Set 2012, 17:17

Ontem e hoje fiz 300 km... não sabe estar parada
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 382
Masculino

Mensagem  psm em Ter 11 Set 2012, 11:21

Apenas um reparo, a KTM não tinha pneus cardados. Eram os pneus mistos, os Pirelli Scorpion MT90/AT.

As outras todas sim têm pneus de estrada porque é onde a maioria das pessoas as usam, para fazer boas e grandes viagens.

mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Ter 11 Set 2012, 11:37

psm escreveu:Apenas um reparo, a KTM não tinha pneus cardados. Eram os pneus mistos, os Pirelli Scorpion MT90/AT.

As outras todas sim têm pneus de estrada porque é onde a maioria das pessoas as usam, para fazer boas e grandes viagens.

Eu sei que não eram cardados... e mencionei isso... mas a sensação de Enduro que aquela moto transmite dá essa sensação a quem lá anda em cima Smile
A KTM foi sem duvida a melhor em OffRoad um animal

O resto são tretas
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8306
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 11 Set 2012, 11:48

Excelente report!

Já experimentei a CrossTourer...mas qualquer uma delas ficava bem na minha garagem.

Obrigado pela partilha.

Um abraço e boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Ter 11 Set 2012, 14:15

TrAnsAlper escreveu:Excelente report!

Já experimentei a CrossTourer...mas qualquer uma delas ficava bem na minha garagem.

Obrigado pela partilha.

Engole a estrada.... muito boa mesmo... 127cv com motor V4. Ciclistica excepcional!!

Abraço

O resto são tretas
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8306
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 11 Set 2012, 14:51

mfcpires escreveu:

Obrigado pela partilha.

Engole a estrada.... muito boa mesmo... 127cv com motor V4. Ciclistica excepcional!!

Abraço

Aquilo basicamente é uma VFR (que também já tive oportunidade de andar) com menos uns cavalinhos.Tem mesmo que andar. Em off road não imgaino o seu comportamento...mas parece-me que está mais virada para o alcatrão.

Boas transalpadas

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Ter 11 Set 2012, 14:53

TrAnsAlper escreveu:
mfcpires escreveu:

Obrigado pela partilha.

Abraço

Aquilo basicamente é uma VFR (que também já tive oportunidade de andar) com menos uns cavalinhos.Tem mesmo que andar. Em off road não imgaino o seu comportamento...mas parece-me que está mais virada para o alcatrão.

Boas transalpadas

Sem duvida é estradista... e a situação de não ser possivel desligar controlo tracção e ABS complica mais ainda o desempenho em terra...

O resto são tretas
kamikaze
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 988
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V 2002
Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Mensagem  kamikaze em Ter 11 Set 2012, 15:26

Ainda só tive oportunidade de testar a Super Tenéré e adorei a moto.

HONDA XL650V TRANSALP ...TRANSPLANTE para os amigos  Twisted Evil 

mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Ter 11 Set 2012, 20:19

Infelizmente este comparativo não é bem aceite pelos Fans da BMW, mota que eu gostei bastante de testar... mas que pessoalmente, acho a 1200 da Yamaha superior.

Abraço a Todos

O resto são tretas
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

Mensagem  psm em Qua 12 Set 2012, 11:27

mfcpires escreveu:Infelizmente este comparativo não é bem aceite pelos Fans da BMW, mota que eu gostei bastante de testar... mas que pessoalmente, acho a 1200 da Yamaha superior.

Abraço a Todos

Eh eh eh, ainda não vi nada disso por aqui e olha que eu não me queixei e tenho uma GS1200.
Temos de respeitar a opinião de todos. O que é bom para uns não quer dizer que seja para outros senão andavamos todos de moto igual.
O motor boxer da BMW é muito específico e nem todos gostam dele.

O importante é fazer km na moto que temos e a minha já conta com 28000km num ano e 5 meses

mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Qua 12 Set 2012, 11:42

psm escreveu:
mfcpires escreveu:Infelizmente este comparativo não é bem aceite pelos Fans da BMW, mota que eu gostei bastante de testar... mas que pessoalmente, acho a 1200 da Yamaha superior.

Abraço a Todos

Eh eh eh, ainda não vi nada disso por aqui e olha que eu não me queixei e tenho uma GS1200.
Temos de respeitar a opinião de todos. O que é bom para uns não quer dizer que seja para outros senão andavamos todos de moto igual.
O motor boxer da BMW é muito específico e nem todos gostam dele.

O importante é fazer km na moto que temos e a minha já conta com 28000km num ano e 5 meses

Boas, por aqui nao loool Smile

a BMW, como disse, é um "portento de moto" mas como se vê muitas e todos as colocam no altar possivelmente criei uma ideia extraordinaria da moto. Não deixa de ser um Motão e não é inferior à Yamaha, eu pessoalmente gostei mais do comportamento, do teste que fiz, da Yamaha Smile ~

Abraço

O resto são tretas
psena
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 407
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: K1300GT
Kms:

Mensagem  psena em Qua 12 Set 2012, 16:00

Faltou o teste há melhor big trail que está no mercado, Triumph Explorer 1200, testem e vão ver que as restantes
ficam muito aquém, e isto de alguém que tem uma GS............ Crying or Very sad
Um dia destes Twisted Evil
Malfadada troika

PSena

(Yamaha DTX125; Suzuki Bandit 600; Honda Transalp 650; BMW GS800 30 Anos; BMW GS1200; BMW K1300GT......)

Arrow    Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos. Exclamation
                   Elmer G. Letterman
E já agora,
Arrow    Os amigos não se adicionam, conquistam-se. Exclamation
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Qua 12 Set 2012, 16:12

psena escreveu:Faltou o teste há melhor big trail que está no mercado, Triumph Explorer 1200, testem e vão ver que as restantes
ficam muito aquém, e isto de alguém que tem uma GS............ Crying or Very sad
Malfadada troika

Pois tou curioso de experimentar.... pois ja muito me falaram da Triumph

Abraço

O resto são tretas
Rocha3
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 12
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL700VA
Kms: a caminho de muitos. Espero.

Mensagem  Rocha3 em Qua 12 Set 2012, 17:40

Bom comparativo sim sr.
Despreocupado e sem receio de "ofender as virgens" Twisted Evil
Concordo que falta um ou outro modelo para o comparativo (lembrei-me também da Ducati Multistrada), mas são as opções (ou falta delas) de certas marcas no nosso país.
(Curioso que a BMW não as deixasse andar na terra... "aquilo" é um bocado caro em caso de queda).

Obrigado pela partilha
1 TAbraço

Rocha
psm
3ª engrenada
3ª engrenada

Masculino

Mensagem  psm em Qua 12 Set 2012, 20:21

psena escreveu:Faltou o teste há melhor big trail que está no mercado, Triumph Explorer 1200, testem e vão ver que as restantes
Malfadada troika

Também quero experimentar. As marcas como Honda e Triumph lançaram motores bem potentes e essa é uma grande diferença para o motor da GS. Estou curioso sobre como será novo motor da GS com refrigeração liquida.

Mas motor, motor, é a Ducati Multistrada. Experimentei a moto durante +- 100km. A moto é a p... da loucura. Esteva quase para ser uma ducati a vir para a garagem mas o coração falou mais alto e ganhou a paixão antiga Very Happy Além de que a manutenção era mais cara, pneus mais caros e no final a moto desvaloriza mais.

psena
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 407
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: K1300GT
Kms:

Mensagem  psena em Qua 12 Set 2012, 21:51

A resposta da BMW vêm em 2013 com a GS 1250, vamos ver o que eles colocam na mota mas mais cavalos tem de certeza, deve ir para os 140/150 mas o resto é que vão ser elas, mais uma mota com preços facilmente acima dos 20000€ Evil or Very Mad

PSena

(Yamaha DTX125; Suzuki Bandit 600; Honda Transalp 650; BMW GS800 30 Anos; BMW GS1200; BMW K1300GT......)

Arrow    Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos. Exclamation
                   Elmer G. Letterman
E já agora,
Arrow    Os amigos não se adicionam, conquistam-se. Exclamation
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Seg 17 Set 2012, 09:49

Rocha3 escreveu:Bom comparativo sim sr.
Despreocupado e sem receio de "ofender as virgens" Twisted Evil
Concordo que falta um ou outro modelo para o comparativo (lembrei-me também da Ducati Multistrada), mas são as opções (ou falta delas) de certas marcas no nosso país.
(Curioso que a BMW não as deixasse andar na terra... "aquilo" é um bocado caro em caso de queda).

Obrigado pela partilha
1 TAbraço

Virgens?? lool Eu não trabalho para a BMW. Acho que é uma grande marca e uma grande mota mas temos de ser sinceros Laughing
A Multistrada é concerteza a melhor em estrada mas em terra não me parece e o preço é proibitivo...

Abraço

O resto são tretas
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

interessante....

Mensagem  mfcpires em Seg 24 Set 2012, 13:37

Já agora é espreitar o resultado deste teste em França... pra quem não percebe francês veja o fim da pagina com o comparativo das duas motas.

http://www.moto-station.com/article13406-bmw-r-1200-gs-vs-honda-crosstourer-1200-la-reference-des-maxi-trails-en-danger-.html

Gosto muito das BMW´s .... mas porquê que k se vê tantas?? É moda?? lol!

O resto são tretas
dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

interessante....

Mensagem  dijm em Seg 24 Set 2012, 13:54

é de mim ou no comparativo de um grande mercado que é o francês a Crosstourer vence, afinal em que ficamos é touro ou não
mfcpires
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  mfcpires em Seg 24 Set 2012, 14:01

dijm escreveu:é de mim ou no comparativo de um grande mercado que é o francês a Crosstourer vence, afinal em que ficamos é touro ou não

Há um video desse comparativo no youtube e tudo... falam muito bem da Honda e realmente a BMW fica aquém em relação à Honda!!

O resto são tretas

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 18 Out 2018, 06:55