Em setembro estaremos de regresso aos convívios com mais um aniversário Fórum Transalp- TransDouro 2014 nos dias 13 e 14 de setembro.Até lá, boas férias!...e boas transalpadas!

Bateria - fusivel

Compartilhe

fated
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens: 52
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
Kms: 54000

Bateria - fusivel

Mensagem  fated em Qua 09 Jan 2013, 22:20

Boas,

A Transalp esteve parada alguns meses e a bateria já não aguenta carga, fui comprar uma bateria nova, ao Jumbo, uma Varta 12v 12Ah que é exactamente do mesmo tamanho da que já lá estava na minha Transalp de 94, mas quando a ligo queima o fusivel de 30A que se encontra na ficha ao lado da bateria, o que é que poderei estar a fazer errado? Quando volto a meter a antiga com um fusivel novo acende as luzes do painel, ou seja fica ok, a nova estoura logo o fusivel... Amperagem a mais? não encontro em lado nenhum as especificações exactas da bateria... Ou será que meti acido a mais, quando meti o acido nela houve casas que passou um pouco do máximo... Algum entendido pode ajudar? Provavelmente já não me aceitam a bateria de volta pois já coloquei o acido..

Abraço e obrigado.

DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1149
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp / 600V 1992
Kms: 86000

Re: Bateria - fusivel

Mensagem  DRAKER em Qua 09 Jan 2013, 22:46

Nao sou muito ligado a essas coisas das electricidades, prefiro de longe a massa consistente .... Mas na minha opiniao é mesmo da amperagem !
Como tem mais amperes, o fusível, faz a sua função ....

Abraço

drt
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens: 196
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
Kms: 15000

Mensagem  drt em Qua 09 Jan 2013, 22:54

Assim de caras, digo-te para verificares a polaridade da bateria.
Algumas baterias teem os terminais invertidos em relação a outras, e podes estar a liga-la com os polos invertidos.
Podes também medir a tensão / voltagem dela, só para confirmar, mas não deves ter ai nenhuma surpresa.
Já agora, instala a bateria com a chave em Off / desligada.
Vi aqui num instante no Manual de serviço da 600 e a bateria é essa mesmo, 12V 12 A.h. Mas uma com maior cacidade (A.h) não faz mal nenhum.

Quando ao "amperagem a mais", isso não existe. A bateria vai debitar aquilo que a resistencia do circuito deixar.
Se tivesses uma capacidade grande no circuito (estou a falar de capacidade de condesadores), ai poderias ter realmente um pico inicial alto, mas nem a mota tem esse tipo de capacidade instalada, nem o fabricante se teria esquecido de ter isso em conta ao dimensionar o fusivel.

=================================================================================================================

Duarte

fated
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  fated em Qua 09 Jan 2013, 23:01

Pois vou confirmar isso da polaridade, e medir com um voltimetro... tenho aí um perdido para alguma caixa. Foram 2 fusiveis à vida, terei de comprar mais um. Do que já tinha lido era essa a minha ideia em relação à amperagem. Obrigado. Abraço.

dijm
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 862
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TA 6 centos
Kms: alguns mils

Mensagem  dijm em Qui 10 Jan 2013, 00:04

Assim é que é a camaradagem , isto ja parece uma assistência em viagem multifacetada ... mas grátis!!!???, e as minis

Henrique Freitas
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens: 267
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: EX TRANSALP 650 - VFR 800 FI - Black
Kms: 41000

Mensagem  Henrique Freitas em Qui 10 Jan 2013, 02:02

Atenção
Nada de pôr fios ou pratas do cigarro a fazer de fusivel. Pode queimar a ....moTA.

=================================================================================================================

Henrique FreiTAs....Ride like a wind

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1233
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Qui 10 Jan 2013, 14:00

Quase de certeza que é a polaridade Sad não sei porque razão costumam ser mais baratas as com a polaridade invertida(talvez marketing)....

Tenho bateria para TA +/- 35 euros já com IVA...

Cumprimentos
Faustino

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

luis.m.antonio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens: 105
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
Kms:

Mensagem  luis.m.antonio em Qui 10 Jan 2013, 20:41

Olá Fated...

Confirma lá que compraste uma bateria com a polaridade dos terminais invertida em relação à de origem!!!

Acredito que ficaste chateado por o fusivel rebentar mais de uma vez, mas tens é de dar graças a deus pois se o dito não estivesse lá nesse ponto (saida da bat.) agora estarias a fazer contas à vida com a fortuna que irias gastar em componentes electricos e electronicos para a tua amada TA.

Quanto à amperagem de uma bateria não há qq inconviniente que a mesma tenha mais Ah que a de origem (é bom até apesar de normalmente ser mais cara) pois quantos mais Ah mais energia teremos disponivel para utilizar. No entanto o sistema electrico de origem foi calculado tendo um consumo tipico e a bateria foi escolhida com os Ah necessarios. No entanto como hoje em dia há quem goste de ampliar a "aparelhagem electrica" luzes extra etc etc... o que faz que ate seja bom termos uma bateria com mais Ah do que a de origem. No entanto há que não esquecer que o alternador está calculado para um consumo X, e por isso convem não exagerar muito nos extras.... Smile

Abraço

fated
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  fated em Qui 10 Jan 2013, 21:18

Quero agradecer a todos pela ajuda. Realmente confirma-se, nunca me passou pela cabeça uma bateria exactamente igual em medidas à que lá estava poder ter os polos trocados, mas é isso mesmo. Agora já não a posso devolver pois levei algum tempo a montar e passou o praso para devolver. Hoje montei a bateria ao contrário e a moto liga, é pena os cabos não terem comprimento suficiente para se poderem trocar, vou ter que arranjar umas pequenas extensões, mas já fica poreira.

Faustino, se eu soubesse, tinha-te comprado a ti. :/

Pior é o problema da minha moto do dia a dia... que parti a chave no canhão de ignição, já tentei todas as tecnicas mas o bocado que ficou no canhão não sai, o próximo passo é desmontar as carenagens e retirar o canhão... depois de tirar vai ser outro filme porque a unica chave supelente que tenho nunca funcionou... pois foi uma cópia mal feita...

Abraço e mais uma vez obrigado.

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1233
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 11 Jan 2013, 09:03

fated escreveu:Quero agradecer a todos pela ajuda. Realmente confirma-se, nunca me passou pela cabeça uma bateria exactamente igual em medidas à que lá estava poder ter os polos trocados, mas é isso mesmo. Agora já não a posso devolver pois levei algum tempo a montar e passou o praso para devolver. Hoje montei a bateria ao contrário e a moto liga, é pena os cabos não terem comprimento suficiente para se poderem trocar, vou ter que arranjar umas pequenas extensões, mas já fica poreira.

Faustino, se eu soubesse, tinha-te comprado a ti. :/

Pior é o problema da minha moto do dia a dia... que parti a chave no canhão de ignição, já tentei todas as tecnicas mas o bocado que ficou no canhão não sai, o próximo passo é desmontar as carenagens e retirar o canhão... depois de tirar vai ser outro filme porque a unica chave supelente que tenho nunca funcionou... pois foi uma cópia mal feita...

Abraço e mais uma vez obrigado.

Depois de tirares a parte partida compra numa casa de ferragens lima folha de oliveira e acerta a chave suplente.

Cumprimentos
Faustino

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1894
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 2003
Kms: 43000

Mensagem  miguel almeida em Sex 11 Jan 2013, 09:58

Amigo
Em ultimo caso tira o canhao e leva a uma casa de chaves que eles custumam ter mais jeitinho para tirar o que esta la preso, ora nao sejam eles peritos em arrombar fechaduras.......

Data/hora atual: Qui 31 Jul 2014, 02:18