Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

'Bambolear' a Alta Velocidade

Compartilhe

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Dom 25 Maio 2008, 15:38

Boas

Já por duas vezes que noto a minha mota a 'bambolear' quando circulo a velocidades
em torno dos 160 kmh. É uma oscilação que parece ser originada pelo vento, mas
nao consigo ter a certeza pois parece que a direcção fica leve e parece que o
guiador oscila fazendo a mota toda mexer-se o que se torna perigoso a alta velocidade.
O sintoma só desaparece quando diminuo a velocidade para os 130-140 kmh.

Alguém nota sintomas semelhantes nas vossas TA ?

Será que necessito de calibrar as rodas ? Poderá ser disso ou é mesmo sensibilidade
ao vento ? Poderão os protectores de punho ter algo a ver com o assunto ?

É que só noto isto mesmo a altas velocidades, que poucas vezes pratico, mas que
é perigoso é ... De resto, seja em curva ou em recta, a mota porta-se lindamente.

Abraço
avatar
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  FALP em Dom 25 Maio 2008, 17:21

Top case montada? Question Idea

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Dom 25 Maio 2008, 19:19

FALP escreveu:Top case montada? Question Idea


Sim, tenho Top Case montada ... Será essa menina a culpada ?

Convidad
Convidado

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Convidad em Dom 25 Maio 2008, 21:06

Senti o que descreves apenas uma vez: é uma sensação do caraças, parece que o guiador "treme". Depois abrandas, e é como se nada se tivesse passado.
Aconteceu-me no final da CREL, e culpei o piso: algo na estrada fez a mota reagir assim.
Sei que quando parei julguei que nunca mais ia ter filhos, pois deixei mesmo os tomates lá ao fundo. :-)

Não era calibragem de certeza (tinha alinhado a direcção à pouco tempo), e ia sem top case.
Nunca mais me aconteceu, e quando passo nesse troço da CREL ando bem mais devagar.

Artur
avatar
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  FALP em Dom 25 Maio 2008, 21:34

jcsmartins escreveu:
FALP escreveu:Top case montada? Question Idea


Sim, tenho Top Case montada ... Será essa menina a culpada ?
Tira e experimenta se faz diferença... study
avatar
Jay
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 294
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 13/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Jay em Dom 25 Maio 2008, 22:18

Tenho o terrivel habito de andar sempre de acelerador a fundo, seja onde for, então agora que ando de Triumph, as coisas pioraram. O que tenho a dizer da Transalp é que é uma mota muito estavel, em que a principal limitação para grandes velocidade é o motor. Ou seja, mesmo a 160 curva-se muito bem (dentro do razoavel para o tipo de mota, claro). Mas já me aconteceu esse tipo de oscilação, e não era devido às protecções de mãos, nem à top-case (tenho uma de 45L). Geralmente deve-se às suspenções serem muito moles, o que faz com que qualquer lomba na estrada não seja apenas obsorvida, e faz efeito "mola". Desde que não se abuse é uma questão de confiança pois consegue-se prever o que vai acontecer...
Na Triumph já experimentei varias afinações de suspenção e quando meto muito mole, o efeito é exactamente esse...

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Dom 25 Maio 2008, 22:35

Jay escreveu:Tenho o terrivel habito de andar sempre de acelerador a fundo, seja onde for, então agora que ando de Triumph, as coisas pioraram. O que tenho a dizer da Transalp é que é uma mota muito estavel, em que a principal limitação para grandes velocidade é o motor. Ou seja, mesmo a 160 curva-se muito bem (dentro do razoavel para o tipo de mota, claro). Mas já me aconteceu esse tipo de oscilação, e não era devido às protecções de mãos, nem à top-case (tenho uma de 45L). Geralmente deve-se às suspenções serem muito moles, o que faz com que qualquer lomba na estrada não seja apenas obsorvida, e faz efeito "mola". Desde que não se abuse é uma questão de confiança pois consegue-se prever o que vai acontecer...
Na Triumph já experimentei varias afinações de suspenção e quando meto muito mole, o efeito é exactamente esse...


Pois ...

Além da Top Case, e agora que falas nisso, a suspensão realmente está um pouco macia à frente, mas não em exagero.
Vou tentar ver se as suspensões dianteiras dão para regular de forma a endureçe-las um pouco mais e depois
faço um novo teste.

Obrigado

Convidad
Convidado

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Convidad em Dom 25 Maio 2008, 23:55

Jay, a mim o que me aconteceu não era vibrar "para cima e para baixo" mas sim para os lados. É como se eu puxasse o volante para a esquerda e para a direita, sucessivamente, mas muito pouco (nem um centimetro).
Parece então que o volante vai para a direita, esquerda, direita, esquerda. Dificil de explicar pela escrita.
O cérebro manda fazer força no volante (parece-te que aquilo vai fugir) mas o truque é deixar de fazer força que ela estabiliza.

Fiz varias vezes Lisboa-Algarve sempre a velocidades altas e nunca me acontece isto. Pode mesmo ser o tentar amortecer uma lomba.

[
As suspensões da Transalp são muito mal tratadas, genericamente. Tu na triumph quando vês uma lomba deves ter tendencia a reduzir e a passar devagar, na Transalp poes-te de pé e aceleras. :-)
É sempre assim numa Trial, e é por isso que a malta gosta delas. Mas acabam por se resentir um dia.
Pode mesmo ser daí!
]

Artur
avatar
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  FALP em Seg 26 Maio 2008, 06:03

A suspensão dianteira da TA é molíssima e não dá para afinar.
Isso tb foi referido no comparativo da Motociclismo que muita gente aqui não concordou.Evil or Very Mad

Em estrada o maior problema é na travagem mesmo... What a Face
Eu apanhava grandes sustos até começar a usar mais o travão traseiro que o dianteiro... pirat

Em compensação a traseira já me dá cada ressalto por a afinar mais firme... What a Face :

Uma trail de suspensão convencional que adorei na frente que trabalha muito bem é a F800GS e segundo dizem a nova F650GS ainda é melhor em estrada... tongue
Então uma F1200GS com paralever que não afunda em travagem faço ideia... Basketball

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Seg 26 Maio 2008, 09:26

artur escreveu:Jay, a mim o que me aconteceu não era vibrar "para cima e para baixo" mas sim para os lados. É como se eu puxasse o volante para a esquerda e para a direita, sucessivamente, mas muito pouco (nem um centimetro).
Parece então que o volante vai para a direita, esquerda, direita, esquerda. Dificil de explicar pela escrita.
O cérebro manda fazer força no volante (parece-te que aquilo vai fugir) mas o truque é deixar de fazer força que ela estabiliza.

Fiz varias vezes Lisboa-Algarve sempre a velocidades altas e nunca me acontece isto. Pode mesmo ser o tentar amortecer uma lomba.

[
As suspensões da Transalp são muito mal tratadas, genericamente. Tu na triumph quando vês uma lomba deves ter tendencia a reduzir e a passar devagar, na Transalp poes-te de pé e aceleras. :-)
É sempre assim numa Trial, e é por isso que a malta gosta delas. Mas acabam por se resentir um dia.
Pode mesmo ser daí!
]

Artur


Sim Artur, o 'bambolear' que falo é precisamente esse de oscilar para os lados e que,
se não reduzirmos a velocidade começa muito subtil mas vai aumentado o grau de oscilação
para as laterais, fazendo a mota toda andar aos 'esses' (S) e se um gajo não se põe a pau
vai lamber o alcatrão... e a 160kmh já se lambe alcatrão com sabor amargo ...
E não vale a pena tentar compensar no volante, porque dá mau resultado ...

Eu queria mesmo era descobrir o que pode estar a causar isto.
Já tenho as pistas da Top Case, da Suspensão Dianteira e Enventual Calibragem de Rodas.

É que com rodas mal calibradas a alta velocidade pequenos 'empenos' correspondem a
maiores desvios de trajectória e instabilidade. Pode ajudar ao sintoma ...
avatar
Jay
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 294
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 13/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Jay em Seg 26 Maio 2008, 11:29

Pois, se entao é para os lados não era o que estava a pensar..
Mas provavelmente pode ser jantes empenadas, (verifica se os raios estão todos bem apertados).

Já mudei o oleo e retentores da minha suspenção da frente, deixou de faz tanta "mola" mas é normal que continuem a "afundar" pois a mota é mesmo assim. De qualquer maneira, a diferença nessa "revisão" não foi assim tanta.

Artur, disseste tudo. Na Triumph, se vejo um buraco, ja começo com um pai nosso, na TA, levanto-me e ate acelero.. lol
Mas regra geral, não acho que esteja mal tratada. Uma vez fez-me um "ovo" (dá pra ver em alguma fotos que estao por aí) na jante da frente, mas não foi o suficiente para emprenar, pelo que mesmo a altas velocidades, não tenho problemas.
avatar
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 25/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Cou em Seg 26 Maio 2008, 12:37

Boas
Que tipo de pneus tens ?
Já viste a pressão dos mesmo !
Pois eu quando baixo a pressão para andar em terra na estrada fica um pouco esquesita.


=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Seg 26 Maio 2008, 13:37

Cou escreveu:Boas
Que tipo de pneus tens ?
Já viste a pressão dos mesmo !
Pois eu quando baixo a pressão para andar em terra na estrada fica um pouco esquesita.

Tenho montados uns Bridgestone TW em ambas as rodas e ainda têm bom piso.
A pressão dos pneus está nos 2.0 bar, como vem no manual. Ainda no outro dia
verifiquei, embora ficasse com a sensação que ficavam um pouco rijos mas ...
avatar
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Transouto em Seg 26 Maio 2008, 20:36

Olá pessoal!
após ler os vossos posts tenho a dizer que sinto o mesmo várias vezes, e sobretudo quando há mais vento...penso que tal facto se deve com o tipo de mota que temo e como tal o "corpo" que a mesma possui à frente faz com que haja maior retenção de ar, logo dando sensação de instabilidade...mas tenham clama, tal como diz o Jay, é mesmo uma questão de confiança, afinal ela teme mas não cai geek

V


=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..

RaspaPatins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 89
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2007

A Mota
Marca Mota:
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  RaspaPatins em Sab 07 Jun 2008, 00:07

jcsmartins escreveu:Boas

Já por duas vezes que noto a minha mota a 'bambolear' quando circulo a velocidades
em torno dos 160 kmh. É uma oscilação que parece ser originada pelo vento, mas
nao consigo ter a certeza pois parece que a direcção fica leve e parece que o
guiador oscila fazendo a mota toda mexer-se o que se torna perigoso a alta velocidade.
O sintoma só desaparece quando diminuo a velocidade para os 130-140 kmh.

Alguém nota sintomas semelhantes nas vossas TA ?

Será que necessito de calibrar as rodas ? Poderá ser disso ou é mesmo sensibilidade
ao vento ? Poderão os protectores de punho ter algo a ver com o assunto ?

É que só noto isto mesmo a altas velocidades, que poucas vezes pratico, mas que
é perigoso é ... De resto, seja em curva ou em recta, a mota porta-se lindamente.

Abraço

Ora viva, depois de uma ausência longa aqui tou de volta! cheers

É, chegas aos 140 e começa na frente e vai para a traseira né? Um S de lambada!! Laughing

Começa por ver o estado dos pneus, principalmente atrás. De seguida, endurece a suspensão posterior. Se endurecendo não melhora, o oleo da frente pode ser um bom culpado

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Qui 19 Jun 2008, 17:43

RaspaPatins escreveu:
Ora viva, depois de uma ausência longa aqui tou de volta! cheers

É, chegas aos 140 e começa na frente e vai para a traseira né? Um S de lambada!! Laughing

Começa por ver o estado dos pneus, principalmente atrás. De seguida, endurece a suspensão posterior. Se endurecendo não melhora, o oleo da frente pode ser um bom culpado

Boas,

Obrigado pelas dicas RaspaPatins.
Retirei a Top Case para ver se fazia diferença mas nada.
Continua a fazer a oscilação na maioria das vezes que chego os 160 kmh.

Penso que a culpa deverá estar na frente da mota. O pneu dianteiro está quase
novo por isso aponto mais para a suspensão que é de facto um bocado macia,
mas ao que parece é mesmo uma caracteristica das TA.

Como posso endurecer a suspensão dianteira ?
Tem algum tipo de regulação no modelo de 93 ?
Tb usam a pressão dos pneus a 2.0 bar ?

Já começo a pensar que esta é uma caracteristica menos positiva deste modelo
pois já li várias pessoas a queixarem-se do mesmo. Não é mota para
muito altas velocidades é certo, mas gostava de sentir mais segurança quando
fosse preciso praticar velocidades mais altas.

Um abraço.
avatar
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 12/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  D'Artagnan em Qui 19 Jun 2008, 18:02

Boas

Podes endurecer a suspensão, trocando o óleo por um mais espesso, isto é uma solução
Eu também uso essa pressão
Que por acaso é uma coisa que vou fazer agora quando fizer a revisão da máquina


=================================================================================================================


Boas curvas V
Luiz
avatar
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  FALP em Sex 20 Jun 2008, 10:45

jcsmartins


que pneus tens?
avatar
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 20 Jun 2008, 11:18

jcsmartins escreveu:
Cou escreveu:Boas
Que tipo de pneus tens ?
Já viste a pressão dos mesmo !
Pois eu quando baixo a pressão para andar em terra na estrada fica um pouco esquesita.

Tenho montados uns Bridgestone TW em ambas as rodas e ainda têm bom piso.
A pressão dos pneus está nos 2.0 bar, como vem no manual. Ainda no outro dia
verifiquei, embora ficasse com a sensação que ficavam um pouco rijos mas ...

FALP,essa pergunta e respectiva resposta já foi dada...


=================================================================================================================

   Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
avatar
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 123
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 16/06/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Tarz em Sex 20 Jun 2008, 12:11

jcsmartins escreveu:
Retirei a Top Case para ver se fazia diferença mas nada.
Continua a fazer a oscilação na maioria das vezes que chego os 160 kmh.

Penso que a culpa deverá estar na frente da mota. O pneu dianteiro está quase
novo por isso aponto mais para a suspensão que é de facto um bocado macia,
mas ao que parece é mesmo uma caracteristica das TA.

Sugestão: Mete uma grade de cerveja debaixo da mota ou coloca-a no descaço central (não esqueças de por as cervejas no frigorifico, no final vais precisar delas). Ficas com o pneu da frente no ar. Agora amarras um lápis na suspensão mais ou menos como se fosse um travão de bicicleta. Rodas a jante e vais apertando o lapis cada vez mais próximo da jante até que vai começar a riscar na jante. Quanto mais próximo da borda melhor (mais junto ao pneu). Às tantas vais ver que tens a jante um pouco empenada. Para desempenar, usas a ferramenta que vem na mota (a chave de desmontar a roda de trás) e tens de apertar o raio que está no centro do espaço riscado e que vai para o cubo para o lado oposto. Eventualmente poderás ter de apertar ligeiramente os vizinhos desse raio que também vão para o lado oposto ao risco. Aperta meia volta de cada vez ou uma volta se estiver muito largo, vai rodando a jante e analizando o comportamento do lapis (olho firme na ponta do lapis). Se não te sentires a vontade para desempenar, leva a uma oficina que façam isso, mas ao menos já sabes de onde vem o problema.

A minha fazia esse tipo de vibração e retirei a topcase sem resultado até que verifiquei isto e tinha um ligeiro empeno. 3 ou 4 raios apertados, resolveu. Por vezes basta subir um passeio mais alto com um pouco mais de velocidade, que é o suficiente para criar um ligeiro empeno.

Espero ter ajudado...

Pena os emails ainda não dar para anexar uma cerveja scratch ... poiz, era aqui que ias precisar das cervejas lol!

jcsmartins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 51
Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/05/2008

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  jcsmartins em Sex 20 Jun 2008, 12:15

Obrigado Tarz.

Antes disso, ainda vou experimentar retirar as protecções de punhos ...

É que a 160 kmh o vento ja é considerável, vou ver se não são essas
meninas que estão a servir de 'leme' causando instabilidade no guiador
e consequentemente no resto da mota.

Definitivamente parece-me que a instabilidade é causada pelo vento,
pois acontece sempre por volta dos 160kmh, umas vezes mais que outras.
A questãoagora é descobrir o que é que está a fazer com que o vento pregue
partidas ...

Vou apostar nos punhos e depois conto-vos.

Se nao funcionar, vou procurar empenos na roda da frente tal como sugerido aqui.

Obrigado a todos.
avatar
Jay
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 294
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 13/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Jay em Sex 20 Jun 2008, 13:00

Eu no teu lugar nem me dava a maçada de retirar qualquer apendice aerodinamico. Não vai ser daí. Experiementa la a ideia do Tarz, realmente é bem visto que a jante pode estar ligueiramente desempenada, embora eu acho que o sintoma disso é a tremida no volante. Pode é ser a jante traseira.
avatar
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/04/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  FALP em Sex 20 Jun 2008, 13:17

Experimenta outra mota igual ou muda de pneus... Twisted Evil
avatar
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Transouto em Sex 20 Jun 2008, 13:25

Para mim continua a ser toda o desenho da mota, é normal, nãofoi feita para rolar em estradas livres a altas velocidades, foi feita para rolar em piso irregular a boas velocidades, e aí concerteza não se sente vibração....

V


=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
avatar
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 123
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 16/06/2008

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Tarz em Sex 20 Jun 2008, 14:16

O sintoma na minha era uma trepidação no volante nas altas velocidades. Volante pra esquerda, volante pra direita e não valia a pena contrariar.
Pensem na seguinte situação imaginária: Pintam toda a superfície do pneu da frente que está em contacto com o asfalto. Agora o volante não mexe nadinha e andamos com a mota a direito para a frente. Se linha que ficou pintada no asfalto tiver um desvio, indica pequeno empeno na jante, o que prova que a roda em alta velocidade vai tentar desenhar a linha de forma recta, logo, vai mexer o volante para se endireitar. A baixa velocidade não se nota muito.

Atenção que isto é só um pensamento, a aerodinâmica tb tem muito a ver.
Da mesma forma podia-se pensar que se a jante não estiver calibrada (peso distribuído uniformemente) também poderia provocar tal trepidação.

Sugiro ires eliminando hipoteses como já fizeste ao retirar a mala. Existem TAs que não fazem essa trepidação, logo a tua tb pode deixar de fazer, tens é de descobrir no teu caso o que é que está a provocar!

Não desistas Wink

Conteúdo patrocinado

Re: 'Bambolear' a Alta Velocidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 04:35