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Honda XR650 motor partido

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jfvf87
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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Dom 03 Fev 2013, 14:46

DRAKER escreveu:
P.s:

É impressão minha ou na sétima foto, do lado esquerdo, junto ao furo de passagem do parafuso, a janela de passagem da agua, estava tapada pela junta ??

essas janelas não são da passagem da água. A água entra por baixo (na passagem oxidada) e sai na parte lateral do cilindro.

DRAKER escreveu:
jfvf87 escreveu:

pale Não sei se estás totalmente certo? Como consegues provar que a junta foi feita às três pancadas?


... Se reparares, na 6* e 7* foto do lado direito do cilindro, tem uma câmara (buraco) no topo da parede exterior tem a face de vedação onde leva a junta. Nessa zona que tem mais ou menos 5 mm de espessuras, notas que do lado de dentro o perfil da junta nao esta certinho ( esta as curvas ) .... Dá ideia que havia excessos de junta para o lado interno do motor. Excessos esses que eventualmente tambem poderiam hesistir em outros locais, que por sua vez se foram desfazendo com a agua ! Ou ate possivelmente alguns dos furos por onde circula a agua estivessem tapados, por esquecimento, ao fazerem a junta.

Logicamente isto sao tudo suposições !

A possibilidade de haver passagem de oleo para a agua, nao acredito! Mas nada como perguntar ao dono da Mota se ela fez aquele fumo e cheiro característico , de quando há mistura de oleo e agua...
O oleo tinha agua misturada ?
Por outro lado os carretos da caixa estão completamente limpos e secos!


Continuo com a minha opniao, de que tudo começou pelo aquecimento do motor...
Que foi originado pela nao circulação da agua dentro do motor , devido a obstrução da junta. ( a agua estava lá, mas nao circulava )

Ok todos sabemos que agua nao é o aconselhado, mas sempre é algo que circula e arrefece o motor e que nos piores dos casos , origina oxidações e evapora ou congela com mais facilidade.... Se a agua circulasse o motor nao aquecia!


Abraço e maus a obra!

P.s:
Vamos seguir o tópico !

Se o liquido não circulou foi por uma eventual avaria no termostato e apenas por isso. A bomba de água está boa, saiu bastante liquido (sem óleo) e não detectei qualquer anomalia significativa no circuito de refrigeração tirando a tal passagem podre. Se houve mistura de líquido com óleo foi uma coisa mínima e sem importância para o desfecho.
Quanto aos excessos de junta da parte interna do motor até a Honda os faz nas juntas de origem mas também já ouvir falar de juntas desfeitas por má qualidade (acho que deve ser raro mas...não deixa de ser possível). Acho que o óleo não estraga as juntas de papel mas se pensarmos na água com ferrugem, a pressão do circuito, a temperatura altíssima, as dilatações térmicas acho que não é difícil aceitar que foi isto que aconteceu. O parafuso da purga da bomba de água já tinha falta de um bocado que significa que a oxidação já estava a acontecer há bastante tempo ou seja, a água teve imenso tempo para amolecer a junta e uma vez instalada na junta só voltaria a sair com o novo aquecimento do motor mas como já tinha uma passagem pela guia oxidada esteve sempre a ser castigada. É assim que vejo as coisas.
Draker não te esqueças que essas janelas na base do cilindro parecem passagens de água mas não são.

O cilindro vai ser rectificado e vai levar com o piston da maior medida. Vai transformar o motor em 670cc se não estou em erro. O dono já deu luz verde para a reparação .

Abraço
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  abrpinto em Dom 03 Fev 2013, 16:09

Isso vai ficar um monstro Twisted Evil


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Abraço,Pedro Pinto
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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  DRAKER em Sab 23 Fev 2013, 23:11

Faustino,

Já fechaste o bicho!?
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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Dom 24 Fev 2013, 02:08

DRAKER escreveu:Faustino,

Já fechaste o bicho!?

Está complicado. Não foi feito nenhum orçamento e o dono optou logo à partida em recuperar este motor. As peças são muito caras...e eu devia ter insistido num motor usado...
Faltam os rolamentos e válvulas de escape. Na Honda os rolamentos necessários passam dos 300€, claro que podem ficar com eles na prateleira.

Não sei se sabes de um motor duma Fazer 600 com problemas na caixa. O dono já mandou vir um motor quase completo para peças com os carteres partidos. Depois meto cá fotos.

Abraço
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  DRAKER em Dom 24 Fev 2013, 17:15

Manda email para a motojacs (Leiria ), é Malta porreira, pode ser que eles tenham algum motor ... Ou então tenta a moto 91 ( cá no Porto )

Sao duas casas, onde certamente arranjas material aos montes!
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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Seg 08 Jul 2013, 11:38

Olá a todos

Voltámos à XR depois de estes longos meses à espera de todo o material e disponibilidade. Ainda não está pronta mas está na recta final.
Aqui ficam estas fotos:


Caixa de velocidades usada mas com muito bom aspecto. Origem EUA by Ebay.


Lavagem dos carteres


Momentos antes de mudar todos os rolamentos do motor


Cada motor com a sua particularidade. Esta cambota não encaixa no carter sem uma ferramenta própria para a puxar para o sitio certo...Caixa montada e tudo pré lubrificado.


Motor fechado para ensaio. Este ponto teve de se repetir porque no primeiro ensaio a caixa não estava a 100% e descobriu-se que era apenas um carreto da 1ª montado ao contrário. Ao 2º ensaio tudo OK.


Altura de fechar os carteres...Slicone para cima...


Cilindro encamisado a liga especial de aço.


Tudo em ordem com os segmentos


E continua...


Foi preciso ginástica para comprimir os segmentos para caberem no cilindro e os malandros têm muita força.


Lavagem da cabeça. As válvulas são todas novas....e a cabeça também foi faceada.


Vedantes novos


Medir as molas das válvulas e uma delas a lamber o limite de serviço, possivelmente a que trabalhava com o descompressor.


Aqui também o motor da XR a mostrar o seu poder. Não fosse esta ferramenta para comprimir as molas... As da TA montam-se relativamente bem à "mão"...


Uma pausa para mudar de ares que o calor aqui na oficina é mais que muito.


montagem da arvore de cames e já a ponto.


Já se parece com qualquer coisa


Os rotores usados da bomba de óleo vindos também dos EUA by Ebay. Não estão novos mas servem bem e só com meia dúzia de kiks o óleo chegou à cabeça.


Os rotores velhos...coitados.


Apertos...Ferramenta do Lidl em serviço com uma precisão e preço fantásticos


Já lá mora


Com um descuido a junta nova rasgou-se e teve se ser feita uma nova em papel próprio.

O motor já trabalha, tem um som impecável e pega extremamente bem. Acabado de montar pegou logo ao segundo kik, depois disso sempre à primeira. Por distracção minha falhei em algo na montagem do kik pois a mola de retorno não está a funcionar. Hoje ou amanhã já deve estar resolvido e o motor pronto para uma boa rodagem.

Cumprimentos
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  DRAKER em Seg 08 Jul 2013, 13:26

   
fico maravilhado ao ver estes topicos! Parabens Doctor  


p.s.
quanto aos segmentos, certamente que é de teu conhecimento... mas há umas abraçadeiras próprias para montar os pistões já com os segmentos, dentro dos cilindros. Com a abraçadeira, entra que nem manteiga!

É isto:
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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  LFTransAlp em Seg 08 Jul 2013, 14:15

Shocked Cool pois... não fico chocado não... é que o Dr. Faustino tem umas mãozinha prás meninas... é só vê-lo a trabalhar... 

Até dá gosto...

Dr. obrigado pela partilha... a propósito, a minha menina já tem a anomalias que tinhas detectado reparadas... só doeu, foi, que para além do preço que paguei ser claramente mais elevado que os preços que tu praticas aqui à malta do Fórum, é que para além de estar o trabalho bem feito, os caramelos por exemplo a arranjarem a direcção, que ficou como nova é verdade, pelo "caminho" esmocaram a pintura do tablier em dois sítios... o que de imediato me fez recordar a forma como tu não trabalhas...

Como é possível, para arranjarem alguma coisa, estragarem outra, até mete medo... lá vou eu ter que pintar novamente o tablier... olha, vou aproveitar e fazer o mesmo para a protecção de plástico do motor, assim vai ficar ainda mais "panterinha"... I love you 

 abraços motoqueiros a every people!!!! 



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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Seg 08 Jul 2013, 15:25

DRAKER escreveu:   
fico maravilhado ao ver estes topicos! Parabens Doctor  


p.s.
quanto aos segmentos, certamente que é de teu conhecimento... mas há umas abraçadeiras próprias para montar os pistões já com os segmentos, dentro dos cilindros. Com a abraçadeira, entra que nem manteiga!

É isto:

Conheço sim sr e ofereci uma cinta dessas ao meu mestre. Ainda não comprei nenhuma para mim porque não tenho precisado mas estes segmentos realmente lembraram-me a necessidade dessa ferramenta apesar do manual referir "by hand".

Filipe ainda bem que tens esses problemas corrigidos. Para mudar rolamentos da direcção na TA650 é preciso estar armado e imagino que esses estragos sejam sinonimo de muito sofrimento. Passei varias horas a fazer uma ferramenta só por causa desses rolamentos desse modelo e tenho uma segunda super versão em standby há muitos meses.
Agora com esse mimos ainda aumenta mais a ligação entre o homem e a máquina Smile

Abraço
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  PedroR em Seg 08 Jul 2013, 17:56

Impecável!!    

Quando é que te mudas para o Norte?? Very Happy:hide: 


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Sex 12 Jul 2013, 11:08

PedroR escreveu:Impecável!!    

Quando é que te mudas para o Norte?? Very Happy:hide: 

Laughing Laughing 

Hoje às 2H a fazer os primeiros 75 km da rodagem.


Os primeiros kilometros da rodagem são sempre os mais enervantes ainda para mais numa máquina destas que não tem manómetros nem luzes de aviso para se saber o que se está a passar. Tem de ser tudo com tacto.

Foram feitos os primeiros 5 kilometros muito calmos só o suficiente para todas as peças dilatarem e acomodarem-se. Mais uns kilometos até provar que estava tudo bem e foi atestada de gasolina. Aos 20 km nova paragem uns bons minutos para contracção dos materiais. Depois autoestrada para trás e para a frente com velocidade média de 90km/h. Mais para o fim e passada a fase que considero mais critica dos primeiros 50 km foram feitas duas ou três puxadelas (ainda não ao máximo) para limpar pequenas arestas.
Resumindo hoje há mais km de rodagem mas estou satisfeito com o resultado. Não se sente qualquer prisão no cilindro e está cheia de força!

Cumprimentos
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 12 Jul 2013, 11:54

Às vezes não percebo os mecânicos. Compras um tablet destes mais baratos, montas isso no guiador e metes as informações a mostrar lá. Assim podes controlar a gasolina, configurar a suspensõm, regular o assento e o acento mais grave ou agudo do escape, etecetera!
Compras um emblema da marca das três letrinhas e fica uma verdadeira GS. Igual!

Bem, tem sido um tópico interessante e está visto que a máquina tem pernas para andar e bem.


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Sex 12 Jul 2013, 16:53

adelinoaraujo escreveu:Às vezes não percebo os mecânicos. Compras um tablet destes mais baratos, montas isso no guiador e metes as informações a mostrar lá. Assim podes controlar a gasolina, configurar a suspensõm, regular o assento e o acento mais grave ou agudo do escape, etecetera!
Compras um emblema da marca das três letrinhas e fica uma verdadeira GS. Igual!

Bem, tem sido um tópico interessante e está visto que a máquina tem pernas para andar e bem.

AHAHA um tablet ainda por cima barato onde é que posso arranjar um desses?

aqui fica mais uma foto:


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 12 Jul 2013, 18:59


À dias estavam uma série deles desde 60 euros, 70, 90, 100! Eram assim por aí acima até aos valores estúpidos.
Mas atenção: bom aspecto, boa construção e já com tamanho de 10"! Espantem-se à vontade. Só não comprei porque já tenho um android mais pequeno que agora é dela, o Galaxy e o tablet que vou comprar, é com Windows 8 PRO.
Mas acredita, que aquilo é mato! Portanto uma coisa daquelas, certamente de 7" apenas, dava perfeitamente para meteres na mota e ligavas aquilo por wifi ou usb ao motor.
Seria outro nível, no meio do monte, cheio de pó... pi pi pi pi! Oh só um momento... tou xim? Ah é pra mim.. diz Alzira, o coelho fugiu foi? Que horas são? 7? Ele às 8 bolta, senão manda-me uma sms pra mota que na bolta, passo no Fernando e lebo já um sem roupa pro jantari. Té log! Vrum! Vrum!


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  jfvf87 em Ter 08 Out 2013, 16:00

Adelino ainda não encontrei desses tablets Exclamation 

Há dias ligou-me o dono da XR a dizer que o motor tinha parado Rolling Eyes
Como sabia que eu não ia ficar descansado sem saber o que se passava fui ver a paciente que apenas se queixava de falta de gasolina lol!
Ontem o dono da mota ligou-me novamente só para avisar que a mota portou-se bem num passeio fora de estrada este fim de semana Very Happy 
Esta XR regressou dos mortos Twisted EvilÉ oficial Exclamation 

Cumprimentos
Faustino


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  TrAnsAlper em Qua 09 Out 2013, 18:45

Faustino, o homem que devolve a vida às MOrTAS! Very Happy


 


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Re: Honda XR650 motor partido

Mensagem  edmundosilva em Qua 09 Out 2013, 21:58

Fautino vou te mandar o motor da minha tas para ires brincando com ela ja que eu axo que ela esta a beber um pouco de oleo

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Re: Honda XR650 motor partido

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