Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

revisões da transalp

Compartilhe
Cortez
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 648
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: V-strom DL 650
Kms:

revisões da transalp

Mensagem  Cortez em Ter 27 Maio 2008, 22:21

Boas pessoal,

gostava que me tirassem algumas dúvidas sobre as revisões da mota, visto ser eu a faze-las.

Muda-se o óleo de quanto em quanto tempo?
Cada vez que se muda o óleo é necessário mudar o filtro do óleo também?
A corrente é necessário mudá-la quando?
Há mais alguma coisa que seja necessário substituir periodicamente?

Já agora gostava de dizer ao pessoal que foi ao lés-a-lés que me roí todo de inveja Crying or Very sad ao ve-los passar junto à minha casa , mas não me foi permitido ir .Talvez vá no próximo Laughing

Um grande abraço para o pessoal cheers

Cortez
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Re: revisões da transalp

Mensagem  RainMaker em Qua 28 Maio 2008, 08:09

Boas Cortez,

do pouco que sei de mecânica, para não dizer nada, vou tentar ajudar Smile ou pelo menos opinar

Se disse aqui alguma asneira é favor corrigirem-me Smile

as revisões, acho eu, devem ter um intervalo de 6000 km's entre elas, e o filtro de óleo, se não tiveres um K&N, é recomendável mudares em cada troca de óleo, pois se não o fizeres o óleo novo, num instante se suja novamente.

Já a corrente acho que é mais relativo, pois, se não se tiver o cuidado de se ir oleando, a mesma pode-se estragar bem antes de passarem mais 6000Km's, algumas das dicas que me deram é o facto de puxares a corrente para trás junto da cramalheira (?) (roda dentada da roda de trás) e se a corrente deixar à mostra mais de metade do dente então deve ser esticada, se o esticador já tiver no máximo, está na altura de trocar, acho que muito pessoal, ou pelo menos algum, opta por trocar o pinhão de ataque (roda dentada do motor) e a corrente, pois um deles pode estragar o outro.

Em relação à corrente ainda, pode acontecer estar mais apertada numa posição e mais folgada noutra, é sinal que alguns elos já não estão a 100%, no entanto a uma velocidade de cerca de 100/120 se sentires algumas "falhas" na mota ao puxar, tipo mini solavanços, aí então é mesmo mudares antes que haja problema Smile

Penso ter ajudado, mas não percebo nada de mecÂnica, é apenas o que vou ouvindo de quem sabe, se disse alguma asneira desculpem lá Smile

Um abraço,

RainMaker
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 643
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms:

Mensagem  FALP em Qua 28 Maio 2008, 17:24

TRANSALVES
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 623
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: TransAlp
Kms: cada vez mais...

Mensagem  TRANSALVES em Qua 28 Maio 2008, 21:51

RainMaker escreveu:Boas Cortez,

do pouco que sei de mecânica, para não dizer nada, ...
...
Penso ter ajudado, mas não percebo nada de mecÂnica, ... , se disse alguma asneira desculpem lá Smile

Um abraço,

RainMaker

Cortez, tira tu as conclusões que entenderes....

Eu já vi este homem a ver um profissional que estava a esticar a corrente da sua TA e estava cá com uma atenção... (em breve posto fotos que documentam isso na crónica do LaL...)

=================================================================================================================

http://www.pinhaltotal.com/
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Qui 29 Maio 2008, 13:27

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sex 30 Maio 2008, 02:25

RainMaker escreveu:Boas Cortez,

do pouco que sei de mecânica, para não dizer nada, vou tentar ajudar Smile ou pelo menos opinar

Se disse aqui alguma asneira é favor corrigirem-me Smile

as revisões, acho eu, devem ter um intervalo de 6000 km's entre elas, e o filtro de óleo, se não tiveres um K&N, é recomendável mudares em cada troca de óleo, pois se não o fizeres o óleo novo, num instante se suja novamente.

Já a corrente acho que é mais relativo, pois, se não se tiver o cuidado de se ir oleando, a mesma pode-se estragar bem antes de passarem mais 6000Km's, algumas das dicas que me deram é o facto de puxares a corrente para trás junto da cramalheira (?) (roda dentada da roda de trás) e se a corrente deixar à mostra mais de metade do dente então deve ser esticada, se o esticador já tiver no máximo, está na altura de trocar, acho que muito pessoal, ou pelo menos algum, opta por trocar o pinhão de ataque (roda dentada do motor) e a corrente, pois um deles pode estragar o outro.

Em relação à corrente ainda, pode acontecer estar mais apertada numa posição e mais folgada noutra, é sinal que alguns elos já não estão a 100%, no entanto a uma velocidade de cerca de 100/120 se sentires algumas "falhas" na mota ao puxar, tipo mini solavanços, aí então é mesmo mudares antes que haja problema Smile

Penso ter ajudado, mas não percebo nada de mecÂnica, é apenas o que vou ouvindo de quem sabe, se disse alguma asneira desculpem lá Smile

Um abraço,

RainMaker

e depois diz que não percebe nada de mecânica geek é mesmo isso, apenas acrescento que não sendo o filtro de ar K&N deves mudar revisão sim revisão não, e eu quando mudei, mudei cremalheira,pinhão e corrente ( 30 e poucos mil km) scratch

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sex 30 Maio 2008, 15:14

Boas

Eu também faço a revisão á minha, tenho um vizinho que tem uma oficina de motas e depois de conversar com ele aconselhou-me a fazer a mudança de óleo de 10.000 em 10.000 km e mudar o filtro de óleo também, uso óleo semisintético, o filtro de ar uso um K&N e consuante a utilização assim o vou lavando.
Quanto á corrente depende do desgaste, quando houver necessidade de substituição é levar o kit de transmissão completo.

Boas curvas V
Luiz
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 501
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: 650
Kms:

Mensagem  fresco em Sex 30 Maio 2008, 20:48

Essa questão de qtos km se faz com o óleo é muito sensível.

Afinal, há diferentes tipos de óleo e cada um aguenta um nº de km diferente.

Qual é o óleo que metem "na marca"?

Que ouyras opções há?

Alguém pode aprofundar?

Surf Bodyboard Kitesurf Windsurf
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sab 31 Maio 2008, 02:00

Boas

Na Honda metem o Castrol semi-sintético

Eu meto o Penzoil semi-sintético

Qualquer óleo dá desde que respeite as seguintes especificações, SE, SF ou SG
Cada óleo está perparado para durar x Km ou 12 meses, consuante a marca e se é mineral, semi-sintético ou sintético.

Por exemplo o Repsol moto sintético 4T 10W-40 - 12.000 km / 12 meses

Vou recolher mais informação e assim que possa faço um tópico sobre o Óleo para as nossas montadas

Boas curvas V
Luiz
FALP
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  FALP em Sab 31 Maio 2008, 07:20

D'Artagnan escreveu:Boas

Eu também faço a revisão á minha, tenho um vizinho que tem uma oficina de motas e depois de conversar com ele aconselhou-me a fazer a mudança de óleo de 10.000 em 10.000 km e mudar o filtro de óleo também, uso óleo semisintético, o filtro de ar uso um K&N e consuante a utilização assim o vou lavando.
Quanto á corrente depende do desgaste, quando houver necessidade de substituição é levar o kit de transmissão completo.
O plano de revisões da tua recomenda uma periodicidade de 10000 ou 6000 km?
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Sab 31 Maio 2008, 16:41

Olá,
Já agora também quero um pequeno contributo daquilo que me lembro.
Para saber os intervalos das revisoes da moto nada melhor que ler o manual do utilizador da moto. Lá vem tudo bem explicado.
Claro que cada um faz como achar melhor e depende da utilizaçao que se dá à moto.
Eu, normalmente, só mudo o filtro do óleo em cada duas mudanças de óleo por volta dos seis/sete mil kms. Se mudar o tipo de óleo deve-se mudar o filtro. Nunca, isto é, é melhor nao usar o mesmo filtro se se muda de sintético para semi-sintético ou mineral, ou ao contrário. O óleo mineral 10-50 é muito mais barato que os sintéticos e faz o mesmo trabalho.
Mudando o óleo em casa o velho deve ser entregue para reciclar, nunca deitar no lixo!
O filtro do ar sendo lavável, a cada vinte mil kms lava-se com água e sabao e depois de bem seco lubrifica-se com óleo para filtros.
As velas também a cada 20/25 mil kms devem mudar-se.
A corrente de transmissao pode durar muitos milhares de quilómetros se bem cuidada. Tentar andar sempre com a folga aconselhada e o exemplo que deram antes de puxar por trás da cremalheira e se se vir metade dos dentes é hora de mudar. Mas também se vê pelo desgaste dos dentes da cremalheira. Eu mudo sempre o conjunto completo: pinhao, cremalheira e corrente.
Mas acima de tudo depende da utilizaçao que se dá à moto. Se por norma se anda a grandes velocidades ou por estradas com pó ou chuva.
Se me lembra de mais alguma coisa digo depois.

Um abraço,
antonio.q
fresco
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 501
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: 650
Kms:

Mensagem  fresco em Dom 01 Jun 2008, 00:53

Porque metes o Pensoil, D'Arta?

Surf Bodyboard Kitesurf Windsurf
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Dom 01 Jun 2008, 01:53

Boas

Meto o Penzoil, como podia meter outro qualquer, alem disso é o óleo que o meu vizinho gasta na oficina dele e sai-me mais barato

Boas curvas V
Luiz

whitehorse
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 1
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Mensagem  whitehorse em Sab 07 Jun 2008, 21:42

Meus caros,

Desculpem a pergunta que vou fazer,mas qual é a diferença ente um oleo 10w40 para mota e um 10w40 para carro.

Fui hoje comprar para meter na minha burra, fiz esta pergunta ao tipo da loja e não me soube dizer.

Obrigado
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sab 07 Jun 2008, 23:40

Boas

Não sei se responde á tua dúvida whitehorse, mas foi o que consegui encontrar.

Motorcycle Oil vs. Automotive Oils
in http://www.nightrider.com/biketech/oiltest1.htm

Técnica
Sangue bom

por Geraldo Tite Simões*
O óleo é considerado o sangue da sua moto:
quanto mais novo e limpo maior será a durabilidade do motor
in http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-sangue-bom.html

Boas curvas V
Luiz
fabio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: xlv 650
Kms:

Mensagem  fabio em Qui 19 Jun 2008, 18:47

boas

whitehorse a diferença entre um oleo de moto e carro é que no caso da moto o oleo lubrifica o motor e a caixa,e no carro só lobrifica o motor.
por isso não é bom por oleo de carro na moto
Barroso-VStrom
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 632
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
Kms: 18.500 kms

Mensagem  Barroso-VStrom em Sex 20 Jun 2008, 13:43

Qual a diferença entre o filtro K&N e um filtro normal?

J. Barroso
Suzuki V-Strom K8

Vou ali acelerar 160 km até Ourense e já volto!
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Sex 20 Jun 2008, 13:54

Fácil Barroso

O filtro K&N é um filtro com uma malha metálica e não só e como tal vai deixar o motor respirar melhor...repercussões que isso trás, ainda não sei, mas julgo que melhora, pois é um filtro considerado de "rendomento" logo dá mais rendimento à mota...Outra vantagem é o facto de o filtro não ser de substituir e deitar fora, é um filtro que apenas se lava e já está...alguma dúvida é mesmo passar na página da K&N.... geek http://www.knfilters.com/

V

Barroso-VStrom
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 632
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: V-Strom DL 1000
Kms: 18.500 kms

Mensagem  Barroso-VStrom em Sex 20 Jun 2008, 17:23

cheers

Vou mandar substituir o meu por um K&N para te poder acompanhar até Faro.... Cool

J. Barroso
Suzuki V-Strom K8

Vou ali acelerar 160 km até Ourense e já volto!
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Sab 21 Jun 2008, 00:19

lol! lol! então mete dois e tira peso á mota lol! lol!

V

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:24