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XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

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o5car
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XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Sex 22 Fev 2013, 18:47

Boas,


Acho que a suspensão da minha XL poderia ser mais "suave" no seu trabalhar e uma vez que é de 2001 e como é óbvio, nunca deve ter feito qualquer mudança de óleo das forquilhas/suspensões, pretendia/pensei fazer tal revisão.

É possível fazer só a substiuição do óleo sem ter que retirar/desmontar as mesmas da mesa? Isto porque os retentores e guarda-pós estão bons e ao meu ver não é necessário substiuir, seria apenas o óleo devido aos 13 anos que lá está.

- Qual é óleo aconselhado pela Honda?
- Viscosidade de origem?
- Qual a quantidade?

Obsv.: Tem neste momento ~26000km, será necessário tal revisão ou deixo-me estar sossegado?? Smile


Desde já os meus agradecimentos.
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PedroR
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  PedroR em Sex 22 Fev 2013, 20:59

Eu se fosse a ti... não mexia nela! Montas-te na burra, partes em direcção à "mouraria" e aprecias a viagem! Páras no Faustino para beber umas frescas e quando dás por ti, estás de volta a Beja com o óleo trocado... cheers

Abraço!
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  jfvf87 em Sex 22 Fev 2013, 21:45

PedroR escreveu:Eu se fosse a ti... não mexia nela! Montas-te na burra, partes em direcção à "mouraria" e aprecias a viagem! Páras no Faustino para beber umas frescas e quando dás por ti, estás de volta a Beja com o óleo trocado... cheers

Abraço!

lol! lol! lol! lol!

Pode ser! Acabei de mudar agora a uma Hornet de 2001 com 30 mil km e já estava bastante escuro. Levou um kit de retentores/guarda pós e levou óleo 10W da Denicol...fui dar uma volta e parece uma tábua... minha rica transalp lol!

Oscar 1 litro chega. Não tenho certeza mas deve ser 10w de origem, menos que isso acho pouco. Talvez 5W para sair de estrada num terreno um pouco acidentado... não sei.
Um litro ronda os 15 euros dependendo da marca. Se é necessário tirar tudo fora não sei. Tem algum parafuso de purga? acho que a 600 não tem...

Abraço
Faustino




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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  DRAKER em Sex 22 Fev 2013, 22:20

Boas,

A minha é de 92, esta a chegar aos 90 000 e julgo que ainda tem o oleo de origem

So ainda nao troquei o oleo por preguiça em ter que desmontar as bainhas, pois foi um totó que ainda a pouco troquei os foles e nao me lembrei em trocar o oleo das bainhas

Mas no caso das 600 é so aliviar as tampas no topo das bainhas, antes de desapertar os parafusos da mesa, de seguida sacas as bainhas tiras a tampas das mesmas e vertes o oleo fora . Durante esse processo fazes movimentos como se a bainha estivesse a amortecer, para com o funcionamento tipo vacu , o oleo ir saído.
De seguida é so verter o oleo novo para dentro das bainhas e colocar no sítio!

P.s.
Tudo isto, estando os vedastes e retentores em bom estado!

Abraço ,
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  miguel almeida em Sex 22 Fev 2013, 22:36

Amigo ja sabes se precisares de ajuda estamos cá!
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  abrpinto em Sab 23 Fev 2013, 00:12

Isto aqui no Norte também se sabe


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Abraço,Pedro Pinto
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Sab 23 Fev 2013, 11:20

PedroR escreveu:Eu se fosse a ti... não mexia nela! Montas-te na burra, partes em direcção à "mouraria" e aprecias a viagem! Páras no Faustino para beber umas frescas e quando dás por ti, estás de volta a Beja com o óleo trocado...
Smile Obrigado PedroR pela sugestão, mas lamento, isso comigo não me é possível. Tenho um problema q só em caso extremo, mesmo extremo é q recorro a mecânicos... Desde a simples mudança de óleo até reconstruir uma caixa de velocidades de um Discovery sem qualquer experiência. É claro que as vezes acabo por gastar mais dinheiro com correcções, mas pronto, é um risco que sei que corro. Wink

Faço isto não pode não confiar e/ou não ter respeito pelos profissionais, mas simplesmente porque sou curioso e sedento de conhecimento mecânico. É uma das minhas paixões, além de morenas... Mas isto é para outro fórum. Razz

Fora isto, é com muito prazer que poderei dar ai uma voltinha à "Mouraria" Wink


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jfvf87 escreveu:
Oscar 1 litro chega. Não tenho certeza mas deve ser 10w de origem, menos que isso acho pouco. Talvez 5W para sair de estrada num terreno um pouco acidentado... não sei.
Um litro ronda os 15 euros dependendo da marca. Se é necessário tirar tudo fora não sei. Tem algum parafuso de purga? acho que a 600 não tem...
Faustino
Obrigado Faustino pela atenção, confesso que aguardava atentamente a tua participação aqui no tópico. Wink

Não é que tenha qualquer problema em retirar as bainhas fora, mas é só uma questão de ser ou não mesmo necessário.

Vou verificar se tem o parafuso da purga cá em baixo, se tiver será por ai que sairá o óleo, depois de afroxar no topo das baixas, certo??

Caso contrário será como o DRAKER referiu, certo??

Uma outra coisa, sobre as medidas/quantidades de óleo que cada bainha leva, li que convém ser uma medição rigorosa para não haver diferênças de funcionamento. Quais essas quantidades??


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DRAKER escreveu:Boas,

A minha é de 92, esta a chegar aos 90 000 e julgo que ainda tem o oleo de origem

So ainda nao troquei o oleo por preguiça em ter que desmontar as bainhas, pois foi um totó que ainda a pouco troquei os foles e nao me lembrei em trocar o oleo das bainhas.

Mas no caso das 600 é so aliviar as tampas no topo das bainhas, antes de desapertar os parafusos da mesa, de seguida sacas as bainhas tiras a tampas das mesmas e vertes o oleo fora . Durante esse processo fazes movimentos como se a bainha estivesse a amortecer, para com o funcionamento tipo vacu , o oleo ir saído. De seguida é so verter o oleo novo para dentro das bainhas e colocar no sítio!

P.s.
Tudo isto, estando os vedastes e retentores em bom estado!
Obrigado DRAKER pelas dicas. Como referi acima, vou então proceder à verificaçção da existência do parafuso de purga, mas tenho a impressão de que como acontece na XL600 não tem.

A minha, como tinha mencionado, tem ~26000km, não é que eu note algum problema/barulho no seu funcionamento, mas acho que, (penso eu, uma vez q já meti na cabeça que o óleo tem tantos anos e pode e não deve estar com as caracteristicas/propriedades a 100%, logo não estar a ser eficaz no funcionamento), poderiam ser mais macias e suaves. Até pode ser do frio e como não tenho feito assim grandes voltas....
Tentei procurar qual o óleo que vem de origem, mas não encontro nada, no manual não refere nada. Talvez optasse pelo 5W, para ver se consigo essa mesma suavidade que eu "imagino". drunken

É por isto que decidi abrir este tópico, para além de se aprender um pouco, ter a opinião específica de utilizadores dos mesmos "mecanismos" e consequentemente mais experiencia na sua utilização.

Resumindo: Se me sugerirem/aconselharem estar masé quietinho e que não invente, eu fico. Very Happy

De resto obrigado a todos pela atenção e dedicação para com as minhas dúvidas e questões.






Edit:
Parece que não tem qualquer parafuso de purga...
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  TrAnsAlper em Sab 23 Fev 2013, 11:39

Oscar, na minha opinião e com 26 mil eu não mexia.Se fosse para mudar as molas ainda era naquela...A minha TA foi com 63.000 e levou óleo de origem e a suspensão respondeu sempre bem...

Um abraço e boas transalpadas


Última edição por TrAnsAlper em Sab 23 Fev 2013, 21:05, editado 1 vez(es)


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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  DRAKER em Sab 23 Fev 2013, 16:50

Oscar,

Eu tambem acho muito cedo, para fazer essa manutenção.... Mas contudo logo vou a garagem dar uma vista de olhos no manual e depois digo o que a honda recomenda , ao nível do oleo / km / viscosidade .


Abraço
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  Cou em Sab 23 Fev 2013, 18:42

Boas
A minha também e de 2001 já vai nos 95xxx e ainda esta tudo de origem...
O óleo de origem das TA e 5w


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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Sab 23 Fev 2013, 20:18

Ok... Então com estes últimos pareceres, já me convenceram a ficar sossegado. Wink

Agradeco a todos as dicas, ajudas e respectivas sugestões.

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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  TrAnsAlper em Sab 23 Fev 2013, 21:14

Acho que fazes bem.Por acaso também tive a mesma ideia em tempos mas a razão falou mais alto e acabei por não avançar.
Existe aqui um tópico dum companheiro que fez uma alteração do género mas colocou umas molas progressivas, pois ele fazia imenso off-road.Por falar nisso esse camarada já não vem cá há imenso tempo.Uma operação home made...
http://www.forumtransalp.com/t1593-reparacao-da-suspencao-da-ta
Pena que já não estão as fotos...ou pelo menos eu não consigo visualizar.Neutral

Boas transalpadas


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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  DRAKER em Sab 23 Fev 2013, 22:24

Boas amigos,

Então é assim:

Conforme referi, estive a dar uma breve study no manual da honda , onde na verdade nao refere de quantos em quantos km's devemos mudar o oleo ( pelo menos nao encontrei) assim como a viscosidade do mesmo .

A quantidade que lá diz é 549 CC . Very Happy medida exacta para as duas jarras!
Tem tambem uma chamada de atenção, onde diz que para os modelos 600 e 650 , hesiste um parafuso de purga. Parafuso esse no lado opostos as quatro fêmeas de fixação do eixo da roda da frente. ( confirmo que a minha TA , tem os ditos parafusos ) ou seja!
Basta aliviar os dois parafusos M8 ou M10 , da mesa de cima, que apertam as bainhas ... De seguida desapertar as tampas superiores das bainhas .
Depois é so retirar os parafusos de purga!

No site da Motul, faz referencia ao seguinte:

...."
O elemento mais importante num amortecedor é o óleo, que determina o comportamento da moto na estrada. Como este óleo está sujeito a altas pressões e temperaturas, deve ser substituído periodicamente atendendo à sua qualidade. Mudar o óleo não é uma operação fácil. Requer o uso de uma grande quantidade de ferramentas, especialmente para levantar a moto, e conhecimentos de mecânica. Jogue pelo seguro, confiando esta operação a um especialista.
Por outro lado, pode escolher o grau de viscosidade (de 2,5W/5W a 10W/20W) que melhor se adapte à sua moto e ao seu estilo de condução. Um amortecedor pouco suave ou demasiado duro pode vir a adaptar-se à medida das suas necessidades. A Motul conta com uma variada gama de produtos para garfos telescópicos e garfos de eixo avançado.
Antes de mudar o óleo, inspecione o estado do tubo e da junta: se detetar a mais pequena fuga, repare-a antes da mudança do óleo.
O óleo da suspensão deve ser substituído cada 10.000 a 15.000 kilómetros.
....."



Resta me so averiguar, qual o oleo mais aconselhado , para tambem trocar !



P.s.
Faustino,
Tu que és o doutorado cá do sítio , que oleo aconselhas ?

Abraço





Última edição por DRAKER em Sab 23 Fev 2013, 22:32, editado 1 vez(es)
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Sab 23 Fev 2013, 22:32

Muito obrigado DRAKER pelo excelente contributo ao tópico. Wink

Cá está, como é normal e óbvio, qualquer que seja o óleo, acaba por perder propriedades com o passar do tempo e utilização. É claro que um óleo de motor, será mais propício à deterioração por motivos óbvios do que o óleo de uma suspensão.


Agora, se essa substituição vai trazer alguma diferênça do funcionamento das suspensões que um comum mortal note... Pois era ai que eu pretendia chegar e parece que já lá cheguei, conforme os comentários acima dos vários users. Smile
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  DRAKER em Sab 23 Fev 2013, 22:36

... Mas tambem é graças a este teu tópico, que a minha menina vai levar sangue novo nas bainhas! Pois nao tinha reparado nos parafusos de purga e nao me estava a apetecer tirar as bainhas novamente scratch

Como vou mudar oleo e filtro no próximo mês , aproveito e mudo tambem o oleo das bainhas

Abraço
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  drt em Sab 23 Fev 2013, 23:53

Boas,

Se quiseres dar uma olhada ao "Shop Manual" da XL650VY, vê este link:
Honda Shop Manual XL650VY

A qualidade não é ideal, mas sempre tem mais resolução que as versões pdf que andam por ai.


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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  jfvf87 em Dom 24 Fev 2013, 01:21

Em relação à medida ser rigorosa deve-se basicamente ao seguinte. O amortecedor não vai conseguir chegar ao fim do curso com óleo a mais porque o óleo não é compressível e óleo a menos o amortecedor vai deixar de actuar próximo do curso máximo porque deixa de haver óleo nas passagens. Mais ou menos uns milímetros que o fabricante aconselha não vai haver problema...

Em relação aos testes de resistência que a malta vai fazendo aqui vai a minha posta de pescada lol!
Posso nunca mudar o óleo dos travões e vai sempre funcionar deste que não apareçam fugas, o mesmo com o óleo do motor, de certeza que não vai gripar o motor se em vez de mudar aos 6 mil km mudar aos 12 mil km... velas a mesma coisa...
Não sei com quantos mil é que se deve trocar o óleo da suspensão mas isto faz me recordar um manual da Haynes de uma maquina recente em que o fabricante não especificava necessidade da substituição do líquido do radiador. O manual Haynes reconhecia o facto do fabricante não exigir as trocas do liquido mas afirmava ser boa prática mudar de 2 em 2 anos.
Também tenho certeza que enquanto houver liquido no circuito de refrigeração o radiado vai conseguir arrefecer a máquina tenha 10 mi km, 4 anos, 100mil km ou 20 anos .
Uma mota que ande no mato e utilize muito o curso da suspensão naturalmente que castiga mais o óleo, já uma mota que faça muita autoestrada quase não utiliza o amortecedor. A dúvida de trocar a quantos quilometros permanece.

Nem o Autodata Motorcycle 2003 responde à viscosidade... Já responderam que é 5W e quando mudar à minha é esse que tenho intenção de usar, espero que a suspensão fique macia e rápida fora de estrada.

O preço generalizado da troca do óleo das suspensões é 30 euros, óleo incluído. Nos concessionários não deve se muito mais.

Abraço
Faustino




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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Dom 24 Fev 2013, 16:02

Ora nem mais...

E eu como faço habitualmente offroad... Quando tiver pachorra e não tiver nada pra fazer, logo me jogo a elas. Wink

Mais uma vez, obrigado a todos pelas rspostas.
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  o5car em Seg 25 Fev 2013, 16:21

Só para confirmar de q a XL650V não tem parafuso de purga. Apenas o parafuso no fundo da bainha que fixa o interior da suspensão. Portanto só mesmo com elas fora para verter o óleo...
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Re: XL650V - Mudar óleo das forquilhas?

Mensagem  jfvf87 em Seg 25 Fev 2013, 16:43

o5car escreveu:Só para confirmar de q a XL650V não tem parafuso de purga. Apenas o parafuso no fundo da bainha que fixa o interior da suspensão. Portanto só mesmo com elas fora para verter o óleo...

bem me parcia... Oscar a dica do Draker sobre aliviar as tampas com as bainhas fixas à mesa superior são muito importantes especialmente se não tiveres nenhum torno para te ajudar. De resto tenta não exagerar nos apertos nas peças de alumínio porque já ouvi falar de situações em que partiram.

Abraço
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Bela dica...

Mensagem  asa em Qua 24 Jul 2013, 20:27


No site da Motul, faz referencia ao seguinte:

...."
O elemento mais importante num amortecedor é o óleo, que determina o comportamento da moto na estrada. Como este óleo está sujeito a altas pressões e temperaturas, deve ser substituído periodicamente atendendo à sua qualidade. Mudar o óleo não é uma operação fácil. Requer o uso de uma grande quantidade de ferramentas, especialmente para levantar a moto, e conhecimentos de mecânica. Jogue pelo seguro, confiando esta operação a um especialista.
Por outro lado, pode escolher o grau de viscosidade (de 2,5W/5W a 10W/20W) que melhor se adapte à sua moto e ao seu estilo de condução. Um amortecedor pouco suave ou demasiado duro pode vir a adaptar-se à medida das suas necessidades. A Motul conta com uma variada gama de produtos para garfos telescópicos e garfos de eixo avançado.
Antes de mudar o óleo, inspecione o estado do tubo e da junta: se detetar a mais pequena fuga, repare-a antes da mudança do óleo.
O óleo da suspensão deve ser substituído cada 10.000 a 15.000 kilómetros.
....."



Bela dica. parece-me bem. Laughing 
Grato
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quem assim fala...

Mensagem  asa em Qua 24 Jul 2013, 20:30

[quote="jfvf87"]Em relação à medida ser rigorosa deve-se basicamente ao seguinte. O amortecedor não vai conseguir chegar ao fim do curso com óleo a mais porque o óleo não é compressível e óleo a menos o amortecedor vai deixar de actuar próximo do curso máximo porque deixa de haver óleo nas passagens. Mais ou menos uns milímetros que o fabricante aconselha não vai haver problema...  

Em relação aos testes de resistência que a malta vai fazendo aqui vai a minha posta de pescada  lol!
Posso nunca mudar o óleo dos travões e vai sempre funcionar deste que não apareçam fugas, o mesmo com o óleo do motor, de certeza que não vai gripar o motor se em vez de mudar aos 6 mil km mudar aos 12 mil km... velas a mesma coisa...
Não sei com quantos mil é que se deve trocar o óleo da suspensão mas isto faz me recordar um manual da Haynes de uma maquina recente em que o fabricante não especificava necessidade da substituição do líquido do radiador. O manual Haynes reconhecia o facto do fabricante não exigir as trocas do liquido mas afirmava ser boa prática mudar de 2 em 2 anos.
Também tenho certeza que enquanto houver liquido no circuito de refrigeração o radiado vai conseguir arrefecer a máquina tenha 10 mi km, 4 anos, 100mil km ou 20 anos .
Uma mota que ande no mato e utilize muito o curso da suspensão naturalmente que castiga mais o óleo, já uma mota que faça muita autoestrada quase não utiliza o amortecedor. A dúvida de trocar a quantos quilometros permanece.

Nem o Autodata Motorcycle 2003 responde à viscosidade... Já responderam que é 5W e quando mudar à minha é esse que tenho intenção de usar, espero que a suspensão fique macia e rápida fora de estrada.  

O preço generalizado da troca do óleo das suspensões é 30 euros, óleo incluído. Nos concessionários não deve se muito mais.

Abraço
Faustino

 

[/quote]
...MELHOR PENSA!!!
Bem haja:bounce: 
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