Sistema HISS - Problemas...

Compartilhe

Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 152
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 V
    Kms:

Sistema HISS - Problemas...

Mensagem  Potransalp em Qua 10 Out 2007, 21:21

Boas Pessoal!

Como já perceberam a minha transalpina anda com problemas no HISS. O problema resume-se a isto: Quando a comprei no princípio do ano, volta-e-meia (1 vez por semana em média) quando metia a chave no canhão e ligava a ignição a luzinha verde não apagava. Desligava voltava a ligar, e, ou à segunda ou à terceira, a coisa funiconava: siga pra bingo! O problema é que a coisa começou a agravar-se. Por vezes já não era à 2a nem 3a, era à 5a ou 6a... Pensava: Ok nada neste mundo é perfeito isto é um mal contacto qualquer...
    O problema é que nesta segunda de manhã o bicho não queira sair nem por nada... Depois de cerca de 4 min a ligar e desligar lá se decidiu. Chego ao trabalho, faço uma paragem curta para tratar de um assunto, vou a ligar pra estacionar... e já não saiu do sitio... à horado almoço nada de transalpina... ao final da tarde nada de transalpina... depois de cerca de 20 minutos no liga-desliga-experimenta a outra chave-liga-coça a cabeça-desliga-bate palmas... quando já estava mesmo a desistir o motor pegou!! Ontém estava outra vez teimosa... Hoje arranquei uma 6 vezes com a mota, sempre impecável!

Bom esta história toda para perguntar: alguém teve problemas com este sistema na transalp, ou noutra mota honda (deve ser parecido ou mesmo igual)? Falta referir que o dito sistema nunca falhou com a mota já ligada... Não me apetece ir à honda, o mais provavel é substituirem logo aquilo e as duas chaves. Será problemas de auto-estima ou coisa parecida? Um psicologo poderá ajudar?

Cumprimentos!

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 91 800

Re: Sistema HISS - Problemas...

Mensagem  Transouto em Qua 10 Out 2007, 21:27

Potransalp!
    A minha máquina tem apenas um ano, e felizmente ainda não me deu problemas...No entanto já apanhei uma susto com o HISS, pois não conseguia ligar a mota, tive pra aí 2 minutos a tentar, até que verifiquei que tinha o corta corrente da mota desligado...Será que o teu tá ok ou poderá estar a interferir com o HISS?! Não sei se ajudei, mas pelo menos tentei...

V

Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Potransalp em Qua 10 Out 2007, 21:43

Olá Transouto!

A minha transalpina não tem corta corrente, pelo menos o antigo dono não disse nada, em príncipio não é por ai... A mota tem alarme, mas está desactivado. Foi o primeiro dono que montou (isso e o restante equipamento), mas vendeu a mota ao segundo já com ele desactivado (foi o que o segundo dono me disse). Se o alarme estivesse activo era normal poder haver "brigas"... Entretanto o facto de o alarme esta desligado poderia sugerir alguns problemas deste tipo, mas por outro lado, a mota nos primeiros tempos (6 meses diria) não tinha problemas no HISS. Só muito esporadicamente... Agora é que está teimosa! parece um burro! Ou uma mula! Ou uma burra!

Estas coisas da electrónica são uma chatiçe!

Cumprimentos!

Jay
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 295
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

Mensagem  Jay em Qui 11 Out 2007, 18:13

Não tem corta corrente?.. mm tem de ter (penso eu) no lado direito, um "switch" On/Off .. procura la..

A minha é de 94 e nao tem HISS mas volta e meia da-me um problema parecido:
    Se a mota estiver engatada, o "Run" não funciona, a nao ser que estejamos com a embraiagem no fundo. Sem a embraiagem só arranca em ponto morto.
    O meu problema é que volta e meia so liga mesmo no ponto morto.. engatada, nem com embraiagem nem nada.. o que é irritante pois se a mota vai abaixo numa situação mais complicada como uma subida ingreme de terra ou assim... :S .. não acontece sempre, mas volta e meia, la ela nao quer ligar engatada.. :S

Quanto ao teu problema no HISS, o melhor é mesmo ires ao concessionario e com certesa resolvem-te isso.. Só pode ser mesmo um mau contacto ou assim.

Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Potransalp em Sex 12 Out 2007, 11:10

Claro, corta corrente "Ignition On-off" claro que tem!! Pensava que estavam a falr de algum corta-corrente suplementar.

Quanto aos interruptores de mudança engatada e embraiagem parecem estar a funcionar bem. Aquilo dá ao motor de arranque, mas como não hà ignição não funcemina!

Ontém à noite estava com pancada, hoje de manhã 5 estrelas!

Cumprimentos!

RaspaPatins
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 89
    Masculino

A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Qui 18 Out 2007, 01:48

Jay escreveu:Não tem corta corrente?.. mm tem de ter (penso eu) no lado direito, um "switch" On/Off .. procura la..

Se a mota estiver engatada, o "Run" não funciona, a nao ser que estejamos com a embraiagem no fundo. Sem a embraiagem só arranca em ponto morto.
    O meu problema é que volta e meia so liga mesmo no ponto morto.. engatada, nem com embraiagem nem nada.. o que é irritante pois se a mota vai abaixo numa situação mais complicada como uma subida ingreme de terra ou assim... :S .. não acontece sempre, mas volta e meia, la ela nao quer ligar engatada.. :S

Quanto ao teu problema no HISS, o melhor é mesmo ires ao concessionario e com certesa resolvem-te isso.. Só pode ser mesmo um mau contacto ou assim.

Um pergunta: quando dizes mota engatada, a mota estava apoiada no descanso?
    Se não for esse o caso eu verificava o descando e o pino do sensor. É que com a mota engatada e o descanso a ser utilizado nem f****do a mota pega.

RaspaPatins
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 89
    Masculino

A Mota
    Marca Mota:
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  RaspaPatins em Qui 18 Out 2007, 01:55

RaspaPatins escreveu:
    Jay escreveu:Não tem corta corrente?.. mm tem de ter (penso eu) no lado direito, um "switch" On/Off .. procura la..

Um pergunta: quando dizes mota engatada, a mota estava apoiada no descanso?
    Se não for esse o caso eu verificava o descando e o pino do sensor. É que com a mota engatada e o descanso a ser utilizado nem f****do a mota pega.

O HISS tem Luas. Mas uma coisa que eu verificava era o estado da chave. Tá empenada? Das vezes que a TA se recusa a pegar eu desligo o corta-corrente, volto a ligar e dou ao motor de arranque. Efectuar uma limpeza ao canhão da chave

BlackJack
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 895
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: APEADO
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  BlackJack em Qui 18 Out 2007, 12:20

Raspapatins....
    vê lá se vais raspar os patins ás Apresentações...

De qualquer maneira bem vindo

=================================================================================================================

[i][b]Casal Fundador TT (1986), Aprilia AF1 50 (1987); Yamaha XT660R (2007); Honda CBR600F (2007); actual Suzuki DL650 V-Strom K9 (2009) (SEM MOTA DE MOMENTO)

Potransalp
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  Potransalp em Sex 19 Out 2007, 15:51

Ora bem entao e assim:

Quando ocorre este problema a mota est´´a sem descanso e desengatada. Caso n~~ao estivesse nem sequer daria ao motor de arranque. O sistema HISS n~~ao corta o motor de arranque, so corta a igniçao (das velas)! Por isso o problema nao esta nem no sensor do descanso nem de ponto-morto.

Em relaçao a chave, o problema ocorre com as duas chaves. Presumo que nao seja da chave. Acho que como disse o "raspapatins" o sistema HISS tem Luas...

O que eu faço e andar a ligar/desligar o corta corrente, umas vezes rapido, outras devagar (outras a coçar a cabeça, outras a rezar, outras a dizer asneiras...) ate que la se decide a pegar. Umas vezes ´´e rapido, outras nem por isso... Neutral Sleep Sleep Sleep

No manual da HAYNES eles dizem para fazer um teste com o multimetro para ver a saude do sistema, mas como tenho o multimetro emprestado ainda nao fiz.

Enfim... eu gosto dela na mesma!! Very Happy

Abraços!

BlackJack
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  BlackJack em Sab 20 Out 2007, 21:40

Ora aí está uma coisa boa que as Transalp´s têm...HISS.....

É que a minha tb tem...

Very Happy Very Happy Very Happy

=================================================================================================================

[i][b]Casal Fundador TT (1986), Aprilia AF1 50 (1987); Yamaha XT660R (2007); Honda CBR600F (2007); actual Suzuki DL650 V-Strom K9 (2009) (SEM MOTA DE MOMENTO)

calmeida
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 150
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: CBF1000A
    Kms:

Mensagem  calmeida em Sab 20 Out 2007, 21:48

olá pessoal....

O meu maquinão também tem esse stress... ou seja, nao pega se nao estiver em ponto morto, eu sei que nao tem HISS, ela é de 96, mas nem carregando na embraiagem ela pega. só mesmo em ponto morto.

será que é assim mesmo? ou devia pegar se carregasse na embraiagem?

abraço para todos

BlackJack
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  BlackJack em Sab 20 Out 2007, 22:34

a minha só nao pega engatada e com o descanso em baixo.....mesmo com a embraiagem apertada

Jay
    2º engrenada
    2º engrenada

Número de Mensagens: 295
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

Mensagem  Jay em Dom 21 Out 2007, 04:42

calmeida escreveu:olá pessoal....

O meu maquinão também tem esse stress... ou seja, nao pega se nao estiver em ponto morto, eu sei que nao tem HISS, ela é de 96, mas nem carregando na embraiagem ela pega. só mesmo em ponto morto.

será que é assim mesmo? ou devia pegar se carregasse na embraiagem?

abraço para todos

Aí tá.
    Ela deveria pegar se:
    - Com cavalete, apenas em ponto morto.
    - Sem cavalete em ponto morto.
    - Engatada sem cavalete mas com embraiagem no fundo.

.. a minha engatada e com embraiagem no fundo tem falhado. Esta semana por acaso tem estado a 100%.. Tem dias...

calmeida
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 150
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: CBF1000A
    Kms:

Mensagem  calmeida em Dom 21 Out 2007, 20:45

olá Jay

pois é a minha nem com cavalete (mais conhecido por descanso no continente.. Smile ) nem sem ele, nem apertando a embraiagem, só mesmo em ponto morto.

Quando for agora a revisao dos 76000 tenho de ver isso... só faltam 200 km... lol!

Continua bom tempo... estás a ir bem.... Very Happy

abraço

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4239
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 91 800

Mensagem  Transouto em Seg 22 Out 2007, 14:01

EiH!

...realmente a mota deveria pegar sem ser em ponto morto, senão como é que é se ela fôr abaixo em andamento?! tens de parar, desengatar e pôr a trabalhar?! é que realmente a mota pode ir abaixo em andamento, tipo quando tás a reduzir para para ou virar de direcção e entretanto,puuuf foi-se abaixo.... Neutral a mim chegou a acontecer, e quando foi à revisão vi que tava a precisar de velas.... silent
    ..vê vbem isso que pode ser um prblema que a mota tenha....

V

Transalp é Transalp e mai nada..

Data/hora atual: Sab 26 Maio 2012, 06:04