Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Arranjo do indicador dos piscas da gs 500 com o Gigikoln

Compartilhe
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 29
Masculino

A Mota
Marca Mota: Suzuki
Modelo Mota/ano: GS 500E / 97
Kms: 33000

Arranjo do indicador dos piscas da gs 500 com o Gigikoln

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 08:01

Boas pessoal!

Não é nenhuma transalp mas uma gs 500 e é a menina dos meus olhos (não digam à minha namorada que disse isto senão ainda fica com mais ciúmes).

Vou começar por explicar o que se passou e todo o processo de arranjo graças ao Ricardo (Gigikoln) que se dispôs imediatamente para dar uma ajudinha, que muita falta fez! Basicamente quando comprei a mota, o dono anterior tinha colocado uns piscas de leds, trocou o relé também para um de leds, o problema é que ao ligar os piscas, como a ligação entre o circuito dos piscas do lado esquerdo e do lado direito é feita através da lâmpada indicadora dos piscas, ligava os quatro piscas invés do que devia fazer... Consegui ter o que alguns de vocês queriam (colocar 4 piscas) sem os querer Razz...já a tenho à mais de um ano e nunca coloquei a funcionar, mas como gosto de ir fazendo umas coisinhas na mota sempre que tenho tempo, decidi que era altura de resolver isto. Pesquisei um bom bocado, falei com os colegas e com o Gigikoln e lá vai desta...vamos tentar...Fui comprar uns díodos e um pouco de manga termoretráctil, encontrei-me com o Gigikoln e decidimos arriscar...Surpresa das surpresas...FUNCIONOU À PRIMEIRA!!! Já tenho o indicador dos piscas.

Agora para o processo...basicamente o que foi feito foi colocar dois díodos à entrada da lâmpada e ligar a saída à massa, como ambos os cabos (do circuito da esquerda e da direita, não o que liga à massa) tinham díodos, a corrente só flui num sentido e assim nunca entra de um lado para o outro.

Esquema (não foi eu que fiz está aqui: http://www.zumaforums.net/phpBB3/viewtopic.php?f=57&t=19625 , assim que tiver tempo tento fazer um):

E algumas fotos do processo:

E pronto é tudo...espero que tenham gostado e Ricardo mais uma vez OBRIGADO!

Última edição por Xiko_dsg em Seg 13 Maio 2013, 09:34, editado 2 vez(es)
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Re: Arranjo do indicador dos piscas da gs 500 com o Gigikoln

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 08:03

AH e tentei convencer o Gigikoln a ir à caldeirada!! Já está lá quase...ele sabe que quer!!!

Abraço
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Dom 12 Maio 2013, 08:11

muito bom tópico!

Agora só tens de pedir ao Ricardo para fazer o mesmo à tua futura TA Twisted Evil

Abraço
Faustino

=================================================================================================================

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Dom 12 Maio 2013, 09:21

ARRANJASTES UM AJUDAN TE DE PRIMEIRA!
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 09:28

E não é tudo...agora em princípio esta semana estou a ver se coloco uma tomada de isqueiro na mota para as voltinhas maiores, já tive a discutir aí com o Ricardo (Gigikoln) que também há me deu umas dicas para a ligação e para o local bem engraçadas, a da ligação nunca me iria lembrar mas fica muito fixe mesmo...assim que tiver feito digo mais qualquer coisa Very Happy .

Abraço
Gigikoln3
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1153
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888

Mensagem  Gigikoln3 em Dom 12 Maio 2013, 14:13

Francisco agradeço que tenhas confiado em mim a tua menina...
Muito obrigado pelas tuas palavras, tento ajudar e desenrascar quem precisa, um dia quem sabe posso vir a precisar também .

Agora como o Dr. Faustino diz só te falta uma Transalp .

=================================================================================================================

Já agora....

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 17:55

Looool...isto tem de ser uma coisa de cada vez...mas não ponho de lado a ideia de arranjar uma Razz ...o problema é que não é só querer Sad
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 18:18

Já agora aproveito também o tópico para mostrar o que estive a fazer hoje (como podem ver foi um fim-de-semana dedicado à mota) quero que esteja impecável para a voltinha até peniche!! Very Happy

Já tinha falado com o Sr.Dr.Faustino (o que me vale é que ele tem uma paciência de santo para aturar as minhas dúvidas todas e está sempre disponivel para ajudar Very Happy ) de um problema que estava a ter na mota, de vez em quando ao deixar a mota estacionada caíam umas gotinhas de óleo. Decidi por as mãos à obra e pesquisar um bocadinho mais para resolver isto, claro que era exactamente o que o Faustino tinha dito, óleo da corrente acumulado que com o calor derretia e caíam as tais gotinhas, decidi portanto abrir a tampa lateral (coisa que nunca tinha feito) e até me assustei! uma camada enorme de óleo acumulado:

Meter as mão à obra e acho que até ficou bastante bom...

Pelo que sei ficou resolvido, agora é dar umas voltinhas para ter o veredicto...

Abraço
Gigikoln3
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1153
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888

Mensagem  Gigikoln3 em Dom 12 Maio 2013, 20:30

Francisco... mesmo que uma pessoa não perceba nada, mas se tiver vontade, faz tudo e fica a perceber um bocadinho das nossas meninas... e conhecer cada curva.... lol!

Já agora....

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
Xiko_dsg
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Xiko_dsg em Dom 12 Maio 2013, 20:50

Gigikoln3 escreveu:Francisco... mesmo que uma pessoa não perceba nada, mas se tiver vontade, faz tudo e fica a perceber um bocadinho das nossas meninas... e conhecer cada curva.... lol!

Claro que sim...é a errar que se aprende! felizmente desta vez não foi preciso Very Happy ...e assim já é da maneira que estou mais atento a isso para uma próxima...gosto de ter noção do que se passa e em que condições está a minha menina e de saber que pelo menos para as cenas mais simples consigo resolver...E ainda te vou cravar umas aulinhas de electrónica! Razz ...já sabes se quiseres ajuda com as lampadas para a transalp podes contar comigo...e com o almoço na caldeirada looool...
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 17 Maio 2013, 17:55

Sempre a aprender por aqui! Wink

Obrigado por mais esta valiosa partilha.

Um abraço e boas transalpadas

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 20 Maio 2013, 18:19

Excelente trabalho....

V

Transalp é Transalp e mai nada..

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 04:33