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Disparar da ventoinha

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Disparar da ventoinha

Mensagem  fresco em Qui 05 Jun 2008, 22:53

Hoje fiz uma tarefa de rotina que faço em todos os meus veículos: Deixar o motor aquecer até disparar a ventoinha (verificar se o termoestato está a funcionar bem).

Em condução o ponteiro da temperatura anda sempre no 1º quarto do mostrador.

A ventoinha só disparou depois do ponteiro passar o o meio do indicador.

Em offroad ela aquece mais e já pensei instalar uma ventoinha do lado esquerdo do radiador com switch manual.

Questões:

1. Onde anda o ponteiro da temperatura ao disparar da ventoinha nas vossas?

2. Já alguém instalou uma ventoinha extra com comando manual (offroad / trânsito)?

Nota: a ideia é sempre preservar o óleo e com isso a saúde da máquina (quem sabe fazer mais 1000 kmzitos entre cada revisão...)

confused


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FALP
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  FALP em Qui 05 Jun 2008, 23:19

A minha ventoinha raramente entra a funcionar então inventar uma extra ainda menos faz sentido... Twisted Evil

Por isso o termostato sabe melhor a temperatura ideal de funcionamento dos fluídos do motor que eu... Twisted Evil
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Transouto
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Transouto em Sex 06 Jun 2008, 16:40

Pois, a minha também só disparo a partir do meio do indicador, em dias de calor no meio do trânsito, ou então quando a meto no monte e fico enrascado geek lol! ..

V


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Jay
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Jay em Qua 11 Jun 2008, 12:43

Quanto tempo deixaste-a a trabalhar ate aquecer assim tanto? Ai a minha gasolina.. lol
Sendo uma TA, nao preciso de certificar que funciona.. Eu sei que funciona..lol
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Coquetinho em Qua 11 Jun 2008, 15:37

Ora aqui está um tópico que para quem tem uma TA700 dev corresponder a um dos primeiros sustos!!!!!!!!
Pois é a nova TA aquece muito facilmente e se apanha um pouco de fila intransponível lá está ela a disparar (acima dos 102º).
A 1ª vez que me aconteceu pensei que algo de errado se passava, ainda hoje não me parece normal, e tratei de esclarecer aqui no forum com os outros proprietários da nova versão se tb lhes acontecia e fiquei mais descançado, parece que não é defeito é feitio lol! lol!
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  FALP em Qua 11 Jun 2008, 16:00

É mais fechada à volta do motor ou o próprio sistema é feito para aquecer mais rápido?
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  fresco em Qua 11 Jun 2008, 23:49

Ó Coquetinho,

Depois dessa experiência, não te parece que com uma ventoinha suplementar manual dávamos mais saúde ao óleo e por conseguinte ao motor no longo prazo?


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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Coquetinho em Qui 12 Jun 2008, 07:41

As razões desconheço e a Honda garante que não há razões para me preocupar.
Este fim de semana também já descobri a formula mágica para que ela não aqueça..............nunca baixar dos 140km/h lol! lol!
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Jay em Qui 12 Jun 2008, 12:49

lol.. isso é remédio santo. Os motores das TA sao mais refrigerados a ar do que a liquido... Razz

Só não percebi atras pq que diziam q ao meter uma ventoinha extra, dava mais vida ao oleo. Se bem me lembro, acho que a TA não tem radiador de oleo, mas sim de liquido de refrigeração.

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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Philleas em Qui 12 Jun 2008, 14:33

Ventoinha....Qual Ventoinha?!?!?!? Se calhar já caíu da minha à alguns kms a trás e eu não dei conta Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  FALP em Qui 12 Jun 2008, 14:36

Comprem uma BMW Boxer sem ventoínhas nem correntes... Twisted Evil

Mas com muitas outras tralhas... Twisted Evil
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  fresco em Qui 12 Jun 2008, 22:51

Olá Jay,

Se o motor não aquecer tantas vezes ao limite da ventoinha que lá está começar a funcionar é porque o óleo também não aqueceu tanto, logo terá mais saúde e cumprirá melhor o seu papel...

Já andaste na nova? O óleo passa dos 100 graus... Com a tal ventoinha extra, nunca lá chegava. Em Offroad durante um bom par de Km, deve fazer a diferença!!!!!


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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  antonio.q em Sex 13 Jun 2008, 20:04

Olá,

Nunca me preocupei muito com esse pormenor da ventoinha disparar ou nao. Quando o motor aquece mais um bocado ela está lá para desempenhar a sua funçao, arrefecer a água de refrigeraçao.
Nestas últimas semanas nao tem conta o número de vezes que a ventoinha entrava a funcionar. Subidas de quilómetros feitas em primeira e segunda e até nem estava muito calor.
Mas que algumas vezes pensei nessa coisa de ter uma suplementar, pensei.
O motor e o sistema de refrigeraçao terao sido estudados para aguentar picos de temperatura.
Penso que só num lugar muito quente ou para quem faz muito trânsito em pára arranca em cidade se justificaria.

Um abraço,
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Tarz em Seg 16 Jun 2008, 15:17

Qual a temperatura ideal de funcionamento do motor?
R: 90ºC, é para essas temperaturas que os motores estão projectados, ie, aquece=dilata, logo as folgas foram calculadas para os 90ºC.

É possível baixar a temperatura do motor usando um óleo "melhor", um bom óleo, "faz" menos atritos, logo menos aquecimento e melhor transferência de temperatura entre a câmara de combustão e a zona de refrigeração de óleo.
Quando a mistura está pobre, o motor tambem aquece mais, logo enrriquecer um pouco a mistura, tem maior impacto na temperatura do sistema.

Pela minha experiência com a TA, quando o motor está a aquecer muito, é porque o sistema não está bem.... mistura pobre, folgas mas válvulas, dessincronizada, algo por ai....

Fresco, Podes forçar a tua ventoínha manualmente, basta colocar um interruptor em paralelo com o sensor de temperatura da agua. Mas isso vai alterar a temperatura que o motor vai estar a trabalhar. não sugiro. Recomendo antes fazer a troca do líquido de refrigeração. A honda recomenda a troca de 10000Km em 10000 (se não me falha a memória).

ab,
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Transouto em Seg 16 Jun 2008, 18:54

Muito bem Tarz, temos Engenheiro geek lol! Obrigado pelas explicações....


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Aquecimento a 3/4

Mensagem  Tray em Ter 15 Jul 2008, 22:33

Boas,

hoje quando vinha para casa ao fim da tarde, o ponteiro do aqucimento passou dos 3/4. Estava bastante calor sunny e ainda apanhei um bocado de trânsito Sleep . Com o barulho do motor não me apercebi se a ventoinha disparou ou não. Quando cheguei a casa e antes de colocar a mota na garagem verteu-me água pale por um tubo aberto (por baixo do depósito) e fiquei um bocado assustado Shocked . É normal que a temperatura chegue aos 3/4, sem a ventouinha disparar? Question Se saíu água, pelo que eu penso que seja um tubo qualquer de descompressão (tipo se a temperatura subir muito no depósito) a temperatura não estava demasiado elevada Question ? Ou tinha demasiado líquido de refrigeração. Estive a ver o liquido de refrigeração, quando a mota arrefeceu, e estava entre o minímo e máximo. Estava a pensar deixá-la trabalhar até o termostato arrancar com a ventoinha, mas tenho medo que o sistema esteja com algum problema e que arranje algum stress ao motor.

Alguma dica?

Tks
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  Transouto em Ter 15 Jul 2008, 22:37

Pois, eu cá acho que não é normal a ventoinha não disparar e sobretudo a mota aquecer até aos 3/4 scratch Vê bem todo o sistema a ver se está tudo em ordem, eu não sou expert e nesses casoso vou à oficina ver o que se passa...Agora é contigo, mas de certo a maçta irá dar uma preciosa ajuda..

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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  lowrider em Qua 16 Jul 2008, 00:13

Viva

A ventoinha devia ter disparado. A minha já disparou por menos. A temperatura de hoje, aliada ao transito citadino(que causa um maior aquecimento em motores) poderia causar uma subida da temperatura do motor.

However...

Isto pode ser disparatado mas mesmo assim cá vai:

1- Por acaso conseguiste ver a temperatura da água? Pergunto isto porque se a água estivesse a arrefecer o motor, provavelmente teria de estar quente.

2- Se o termostato está bem(por premissa), e se a água estiver fria , pode não estar a haver refrigeração do motor. Podes experimentar deixa-la ligada a ver o que acontece:
- Se ao chegar PERTO da temperatura máxima, for activado o radiador, optimo. Senão alguma coisa está realmente mal
- Quando o motor estiver PERTO da temperatura máxima, vê a temperatura da água. Se estiver fria, já sabes. pode não estar a fazer a refrigeração a liquido.

3- Poderá dar-se o caso de o radiador por alguma razão eléctrica/mecânica não ligar. E aí deves ir ver o que se passa.


Caso optes por deixa-la ligada uma serie de tempo, fica sempre do olho para poderes monitorizar tudo bem.

cumps
hugo


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Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
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Re: Disparar da ventoinha

Mensagem  fresco em Qua 16 Jul 2008, 00:40

Continuo na minha de que uma ventoinha extra manual era mais um recurso muito bom...


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Re: Disparar da ventoinha

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