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Fechar ou não o ar no arranque a frio??

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jfvf87
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Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  jfvf87 em Qui 11 Jul 2013, 12:04

Viva

Várias vezes colocam-me a questão da melhor forma de arrancar/ligar um motor frio.
É um tema de extrema importância para alongar a qualidade e a vida útil de um motor e para tentar sensibilizar os mais e os menos cuidadosos imaginem que é habitual encontrar folgas superiores a 0.20mm em motores a frio que ao atingir a temperatura normal de funcionamento (cerca de 90º) e devido à dilatação natural dos materiais se transformam em folgas de 0.03mm.
Podem parecer valores insignificantes mas em termos mecânicos são diferenças abismais. É nestas folgas menores que o óleo consegue garantir a sua máxima protecção evitando o contacto directo das peças através de um finíssimo filme de óleo.
O que é que isto tem a ver com o fechar ou não o ar para ligar a mota??? Tem tudo a ver porque este sistema auxiliar de arranque a frio existe pela simples particularidade das paredes dos cilindros não estarem suficientemente quentes para vaporizar a gasolina no seu contacto e consequentemente preencherem a câmara de vapor de gasolina facilitando o acesso à faísca da vela.
Por esta razão em alguns motores e outras variáveis é necessário activar este sistema para através do aumento da quantidade de combustível na câmara de combustão (grande parte em estado liquido) aumente a probabilidade deste se encontrar com a ignição.

Tendo visto e falado com malta que por diversas razões deixa a mota no mesmo local a trabalhar com o ar fechado enquanto o motor aquece decidi abrir este tópico pelas dúvidas que me colocam e por ter tropeçado pela informação "falhas de combustão - Excesso de combustível" do seguinte link http://www.ms-motor-service.com.br/ximages/ks_50003735-07_web.pdf que vem reforçar o que tenho aconselhado.

Se for possível evitem a utilização deste sistema ou assim que possível desliguem o, pois a única grande vantagem é mesmo quando existe teimosia em ligar o motor, o resto são desvantagens em que a principal é a diluição do óleo das paredes dos cilindros pela gasolina levando ao contacto directo entre a camisa e os segmentos (um conjunto tão importante no motor).
Não vejo grande inconveniente em deixar a mota a trabalhar uns segundos sem esforço apenas para que o óleo chegue à cabeça e depois arranques muito suaves até o motor aquecer.
Já agora para não se ajudar de um lado e causar problemas do outros evitem deixar o relantin a baixo do recomendado.

Cumprimentos
Faustino


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Re: Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  Cou em Qui 11 Jul 2013, 13:16

Boas
Muito bem explicado e concordo plenamente.
Só falta dizer que quando se liga a mota não se deve acelerar só o necessário para se aguentar pois a mota esta fria e falta de óleo.
Mas já vi muito pessoal e alguns mecânicos ao ligar a mota acelerar a mota  eu ao ver um mecânico a fazer isto nunca meto la a minha TA (ele pode ser burro ou ao mesmo tempo inteligente pois assim a mota estraga mais depressa e lucro garantido).
A minha já vai com 97xxx e ainda hoje foi só ligar sem fechar o ar e parece um relógio suíço claro isto e o resultado do cuidado que tenho em mudar óleo ao motor, ver sempre o nivel e fazer o que o nosso colega Faustino disse.
De resto e andar de TA e gozar a vida lol! 


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Re: Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 11 Jul 2013, 13:38

Isso não deve ser assim nos Smarts, porque tem um gajo que trabalha aqui na farmácia em frente e ele mal liga o Smart, acelera aquela mer** ao máximo aí durante uns 2 minutos. Os Smart se calhar são mais smart que as Transalp, não sei. E ele tem umas bufadeiras duplas atrás, que deve ter comprado das Harley-Davidson, porque são bastante barulhentas. Os Pegeout 206 também devem ser diferentes porque um vizinho também puxa aquela coisa mal o liga e o carro a frio fica logo a ferver.

Quanto à minha menina, eu no verão não preciso de puxar o cabo do ar, mas normalmente puxo um pouco e ligo a mota. Ela mal liga, baixo tudo no verão e no inverno, é só sair da garagem já com o ar praticamente fechado mas depois mal anda na rua, vai logo tudo pra dentro.
Portanto mesmo no inverno, apesar de ligar a mota com o ar puxado, vai logo pra dentro e acho que nunca me foi abaixo. É um hábito que já trago do meu Datsun 1200 que também tinha botão do ar.

Que saudades daquela máquina... bem, o que não costumo fazer é ficar parado à espera que aqueça. Ligo, logo depois botão do ar pra dentro e siga com calma nos primeiros kms.

Está bem ou tá mal seu dotor? É que se tá mali, eu mudi.


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Re: Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  Cou em Qui 11 Jul 2013, 18:49

Boas
Eu também tenho um vizinho que acelerou o carro ao máximo logo de manha e partiu o motor foi de reboque para oficina resultado pistões colados...


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Re: Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  De Sousa em Sex 12 Jul 2013, 09:40

adelinoaraujo escreveu:Isso não deve ser assim nos Smarts, porque tem um gajo que trabalha aqui na farmácia em frente e ele mal liga o Smart, acelera aquela mer** ao máximo aí durante uns 2 minutos. Os Smart se calhar são mais smart que as Transalp, não sei. E ele tem umas bufadeiras duplas atrás, que deve ter comprado das Harley-Davidson, porque são bastante barulhentas. Os Pegeout 206 também devem ser diferentes porque um vizinho também puxa aquela coisa mal o liga e o carro a frio fica logo a ferver.


Adelino, podes fechar o ar ou abrir o ar, mas mais urgente que isso é mudares de casa...moras numa zona muito barulhenta!!!



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Re: Fechar ou não o ar no arranque a frio??

Mensagem  Henrique Freitas em Dom 21 Jul 2013, 11:45

Aqui na minha "aldeia" o pessoal nem tem tempo para aquecer...anda tudo com pressa para ir trabalhar. Mal pega...vira que já se faz tarde. Portanto, em relação ao barulho estou maravilha. Só há um que sai fora das normas...EU. Gosto de aquecer um pouco antes de arrancar embora com o ar durante mais ou menos 30 segundos. Além disso, não há melhor ao acordar que barulho de uma TA a trabalhar. Até rima. Se repararem, o dia até corre melhor.
Obrigado a todos pelas dicas. Uma dica de um profissional (Faustino)é sempre muito bem vinda.


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