Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Compartilhe
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Qui 21 Nov 2013, 13:33

Olá a todos

Para quem ainda não conhece a minha TA aqui fica um resumo.

Comprada em 2010 com 37 mil km por 500 euros com o motor gripado por falta de óleo



Com algum conhecimento mecânico ainda que quase exclusivamente teórico decidi arranjar o motor. Depois de muitas horas perdidas, de varias reparações ao motor, de momentos sem saber o que fazer e muito dinheiro gasto fiquei com a minha mota como meio de transporte diário e passeios fora de estrada.


 
Hoje com 73 mil km em que desses 3000 km foram feitos numa viagem a Marrocos tenho o motor novamente gripado mas desta vez por excesso de óleo. Com outra TA a iniciar o restauro não havia melhor altura de meter mãos à obra na minha Very Happy .


Seguindo para o projecto…
Como de aspecto já tenho uma TA diferente de qualquer outra vou fazer o mesmo ao motor. A intenção é dar mais uns cavalos à TA e poder continuar a utilizar as gasolinas normais. Não há um objectivo na quantidade de cavalos.

O dador de peças é um motor da Honda NTV650 com 26 mil km.



À partida passa dos 600cc para os 650cc e as bielas são mais fortes bem como as cavilhas dos pistons.
A taxa de compressão de origem é 9,2:1 e o objectivo é alcançar a casa dos 11:1.  
A ignição também será avançada 5º.
E para realçar o som do motor em V vitaminado vai ser montado um LeoVince
Deve ser o suficiente para continuar a ter fiabilidade e o desejado aumento de potência.

Do quadro e restantes peças os cinzentos devem desaparecer, o mesmo ao dourado das jantes para dar lugar a preto metalizado. Parafusos serão aproveitados ao máximo e sofrerão apenas zincagem e o motor terá uma cor próxima da cor do motor da Yamaha XT660X de 2013

Estado actual:



Mais novidades assim que existam

Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Qui 21 Nov 2013, 13:48

   Bora lá!!

Vou seguir este tópico assiduamente  
avatar
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 25/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  Cou em Qui 21 Nov 2013, 20:18

Boas
hehehe já sabem se ficarem para trás só falta o turbo  


=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
avatar
Gigikoln3
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1153
Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 09/04/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  Gigikoln3 em Qui 21 Nov 2013, 22:07

scratch  Não sei bem o que dizer...

Metam o Faustino a bulir... será que ele levou isto á letra ???

lol! 

Dá-lhe gás FAUSTINO !!!!  


=================================================================================================================

Já agora....

METAM O SR. DR. FAUSTINO A BULIR !!!!
avatar
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/08/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  miguel almeida em Qui 21 Nov 2013, 22:44

Fodssss esta ele nao a despiu partiu-a toda! Da-lhe Faustino!
Queremos ver-la a bulir...de gas a tabua......
Ate ja !
avatar
Jardel
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 360
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 08/03/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TA700/2009
Kms: 43000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  Jardel em Qui 21 Nov 2013, 23:14

vou acompanhar os dois projectos...

Bom trabalho Faustino
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Sex 22 Nov 2013, 13:50

Pronto para a decapagem



=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Qua 27 Nov 2013, 11:41

Viva

Depois de uma segunda visita ao torneiro as cabeças estão como bom aspecto.



Não sei quanto material foi retirado mas vou tentar medir o volume da câmara de combustão para calcular a taxa de compressão. De aspecto acho que foram retirados mais de 0.5mm.



Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 02/02/2013

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  krieg em Qua 27 Nov 2013, 18:18

 

Sem duvida este é um tópico a acompanhar com atenção e entusiasmo.

Vai-nos mantendo actualizados.

 


=================================================================================================================


"O caminho faz-se caminhando"
avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Qui 28 Nov 2013, 13:30

jfvf87 escreveu:Viva


Não sei quanto material foi retirado mas vou tentar medir o volume da câmara de combustão para calcular a taxa de compressão. De aspecto acho que foram retirados mais de 0.5mm.

Faustino
Faustino,
0.5mm já é muito, para uma face retificada dessa dimensão.... é sinal que tinha um bom empeno! Crying or Very sad 
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Qui 28 Nov 2013, 14:29

DRAKER escreveu:
jfvf87 escreveu:Viva


Não sei quanto material foi retirado mas vou tentar medir o volume da câmara de combustão para calcular a taxa de compressão. De aspecto acho que foram retirados mais de 0.5mm.

Faustino
Faustino,
0.5mm já é muito, para uma face retificada dessa dimensão.... é sinal que tinha um bom empeno! Crying or Very sad 
Very Happy Realmente o empeno já era (nem cheguei a saber se existia) mas Vitor o objectivo é o aumento da relação de compressão ou por outras palavras diminuir o volume da câmara de compressão. Alguns especialistas dizem que para motores aspirados de "rua" pode-se aumentar a relação de compressão até 11:1 e para o mesmo motor para competição até 15:1 com gasolinas superiores. Se não estou em erro a 600 de origem tem 9:1 e a 650 tem 9.2:1.
Como está quase que o piston toca na válvula de escape.

Abraço
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Qui 28 Nov 2013, 14:53

Faustino,

a nível de preparação de carros de rallye, agora esta na moda o seguinte:

* Alterar o angulo de funcionamento das válvulas (intervenção complicada, pois requer soldar alumínio e remaquinar os furos e cedes)

*Alterar geometria na face do topo piston (criar alivio, para a válvula não bater na válvula de escape)

Esta ultima parece-me mas simples! pois é retirar material ao piston  
avatar
cmca
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 664
Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/06/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
Kms: 40.000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  cmca em Qui 05 Dez 2013, 22:45

Já há mais novidades...?? study study 


=================================================================================================================

http://www.forumtransalp.com/t3441-galiza-2011
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Sex 27 Dez 2013, 15:58

cmca escreveu:Já há mais novidades...?? study study 

Cá vai Smile



Tenho certeza que este menino foi um guerreiro e uma escola para mim. Foi usado e abusado, sofreu semanas a andar com meio litro de óleo, levou de quase todo o tipo de óleos sem mudar o filtro. De revisões foi praticamente atestar de óleo e só não o experimentei com óleo de fritar batatas. Foi montado por um aprendiz de mecânico com peças usadas e nunca acreditei que aguentasse tanto e com tão maus tratos. Mesmo nos últimos dias ainda produzia movimento apesar da pouca potência, muito gasto de gasolina e dos ruídos, não tenho dúvidas que numa situação de emergência chegava a qualquer lado, por isso, para a malta da Sibéria ou quem pense em lá ir comprem uma TA Very Happy .  



O plano para o novo motor é aproveitar apenas a caixa de velocidades deste. E vai ser aproveitada porque está em muito bom estado  
Desde inicio que tenho tido muita curiosidade nos danos deste motor e agora ao desarmar encontrei estes flocos que conheço tão bem. Tinha o motor gripado numa biela e nem fazia ideia Evil or Very Mad a origem dos últimos ruídos metálicos no motor que me fizeram encostar a mota para a troca do coração  Exclamation 



Num teste de compressão cheguei ao grave resultado de 6 bars no cilindro da frente quando um motor saudável anda na casa dos 9. No cilindro traseiro a pressão produzida era semelhante à que utilizamos para encher balões... Na foto a cabeça traseira  pale que sofrimento



Qual o modelo desta vela NGK?  Evil or Very Mad 





  Peças  Peças   Peças  



Aqui é que a coisa começa a melhorar. Início da preparação da primeira cabeça da NTV650 Twisted Evil 



Válvulas polidas



Assim dá gosto





Se não estou em erro o volume é de 3.1 cm3, mais tarde confirmo.

Entretanto ensaiei a montagem do motor nuns carteres usados mas impecáveis PD06 da 600. Depressa descobri que os novos cilindros não encaixam e é necessário modificar os carteres   Tinham me dito que era só encaixar mas não é verdade. Desta ultima intervenção não vão faltar fotos   

Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
abrpinto
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 539
Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 31/10/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
Kms: Passa dos 50000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  abrpinto em Sex 27 Dez 2013, 16:33

Porra, isso ainda andava???  Shocked 


=================================================================================================================

Abraço,Pedro Pinto
V.N.Gaia
avatar
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/08/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  miguel almeida em Sex 27 Dez 2013, 22:06

Pedro é para veres como sao boas !
Elas andam ate de empurrao......
avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Dom 29 Dez 2013, 00:39

... a descer também andam, e não bebem  lol! 
Grande máquina!
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Ter 31 Dez 2013, 12:19

Olá a todos

Aqui ficam as últimas novidades de 2013 da minha máquina



Como disse no post anterior descobri que os cilindros da NTV650 não encaixam no carter da TA 600 e é necessário desbastar algumas partes. Reparem que a bomba de óleo é também a da NTV650 com cerca de 26 mil km encaixa perfeitamente. A bomba de óleo da 600 nova custa cerca de 150 euros e o mais grave é que novas já não existem, por isso, esta novidade é bem vinda.



Em algumas pareces a desbastar existem furos e para que não fiquem à vista o desbaste tem de ser apenas o suficiente para os cilindros encaixarem sem qualquer prisão.



Qualquer falha na tinta indicava que era necessário desbastar essa zona, como neste exemplo.



Não me lembro do nome correcto destas ponteiras mas estas vieram num kit do Bricomarche por quase 8 euros. Utilizei a com os dentes menos abrasivos mas mesmo assim o acabamento é o que se vê.
Ontem passei no Leroy para comprar um daqueles kits baratos de jacto de areia e acabei por serpentear os corredores à procura de coisas baratas que a oficina pode-se estar a precisar e encontrei um kit das tais ponteiras por menos de 2 euros e muito menos abrasivas que teriam feito um acabamento impecável  



Deve-me estar a dar uma branca que não me lembro do nome técnico destas peças. Estas peças são responsáveis pela lubrificação por esguicho da parte inferior dos pistons e paredes dos cilindros.
Acredito que mesmo a da 600 (à direita) cumpra a função mas ao inspeccionar com mais atenção reparei que o orifício é diferente em diâmetro.



Ao vivo nota-se melhor



Cambota e bielas



Peso da biela de origem sem as capas



Retiradas 10 gramas 

O kit de jacto de areia é para decapar/limpar este motor para o pintar porque no estado que algumas peças estão não me safo de outra forma.

Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Ter 31 Dez 2013, 13:03

Qual é esse kit de jato de areia ???? Pode ser queme interesse. ..

Olha que esses bicos de lubrificação, vão debitar mais óleo na lubrificação.

Na zona que passaste a freza de desbaste, passa no fim lixa enrolada num perno enfiado na maquina de furar ( como se fosse um cotonete) para dar um acabamento mais macio.
Abraço
avatar
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/08/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  miguel almeida em Ter 31 Dez 2013, 13:24

Sempre a bulir, pulir e outras coisas assim!
Muito bom !
Ate ja !
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Ter 31 Dez 2013, 13:58

DRAKER escreveu:Qual é esse kit de jato de areia ???? Pode ser queme interesse. ..

Olha que esses bicos de lubrificação, vão debitar mais óleo na lubrificação.

Na zona que passaste a freza de desbaste,  passa no fim lixa enrolada num perno enfiado na maquina de furar ( como se fosse um cotonete) para dar um acabamento mais macio.
Abraço

O kit é deste genero

Vês algum problema em debitar mais óleo?

Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
Gonçalo Poço
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 304
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 19/06/2013

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650
Kms: 16000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  Gonçalo Poço em Ter 21 Jan 2014, 23:23

Este pessoal é impressionante... Vou estar atento... E eu a dizer que chega por agora, passado 2 min tou a perguntar ao Draker uma coisa qualquer.... Faustino vai lá organizando a garagem para o minha super revisão.
avatar
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 29/07/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  jfvf87 em Qua 22 Jan 2014, 11:39

Gonçalo Poço escreveu:Este pessoal é impressionante... Vou estar atento... E eu a dizer que chega por agora, passado 2 min tou a perguntar ao Draker uma coisa qualquer.... Faustino vai lá organizando a garagem para o minha super revisão.

e o Draker pergunta-me a mim  Razz Suspeito que o último upgrade que a azulinha dele vai sofrer sejam tubos dos travões em malha de aço. Simplesmente um investimento espectacular custo/benefício.

A oficina está num completo caos neste momento. Num lado da bancada tenho o meu motor todo esventrado à espera que chegue uma nova balança de precisão porque a outra avariou a meio de um trabalho. Do outro lado da bancada tenho o motor da TA 650 do Pedro que está à espera que a cabeça fique pintada. A mota do Jardel que está completamente desmanchada no chão está à espera que a minha (também) no chão seja pintada... Para ajudar à festa iniciei uns upgrades urgentes à oficina que naturalmente estão a demorar mais tempo do que o previsto.
Quase a terminar está um carril no tecto com um carrinho para prender o cadernal que vai desde a estufa de pintura até ao portão da entrada. Colocar os motores na bancada, mota, chão, estufa ou na bagageira do carro vão deixar de ser um sacrifício para as minhas costas.
Também a entrada da oficina está a receber uns novos portões. Vai ficar mais segura e também importante, vai me proporcionar melhores condições de trabalho porque vou poder ligar um aquecedor  bounce , podem pensar que são preciosismos mas as mãos num instante arrefecem ao mexer em varias ferramentas frias ao ponto de limitarem a sensibilidade.
Se já passo imenso tempo na oficina agora é que me mudo para lá   .

Gonçalo em relação à super revisão acredita que só depende de ti porque não me falta vontade que te mostrar a tua TA impecável e ver a tua reação. Como me pediste para a experimentar sei a diferença abismal que tem até ficar impecável lol! fica com a estética e deixa a mecânica e manutenção para mim  Twisted Evil 

Cumprimentos
Faustino


=================================================================================================================


CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

avatar
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 25/08/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  miguel almeida em Qua 22 Jan 2014, 13:46

Eu moro longe mas garanto um dua destes ai vou eu ! Faustino podes escrever !
avatar
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 04/09/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  DRAKER em Qua 22 Jan 2014, 13:54

jfvf87 escreveu:

e o Draker pergunta-me a mim  Razz Suspeito que o último upgrade que a azulinha dele vai sofrer sejam tubos dos travões em malha de aço. Simplesmente um investimento espectacular custo/benefício.

Cumprimentos
Faustino

Faustino,

eu já comentei com o Gonçalo, que a mota dele é a gémea da minha  Very Happy 

Sabes que eu e o Gonçalo estamos sempre a trocar ideias.... Eu já lhe disse que isto é viciante e ele ainda vai ficar mais doente do que eu. ele não se acredita que isto é viciante lol! 

Conteúdo patrocinado

Re: Projecto recuperação quadro e motor XL600V JF2Rodas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:33