Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 2438059070

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte?

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Mensagem  carlitos em Qui 30 Jan 2014, 15:38

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Mensagem  Jardel em Qui 30 Jan 2014, 15:46

trabalho esforço e dedicação...  cheers cheers 

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Mensagem  adelinoaraujo em Qui 30 Jan 2014, 20:21

jfvf87 escreveu:Para quem não sabe é esta fase que garante que certas peças indispensáveis no motor não se baralhem e batam umas nas outras.

Ora é evidente que eu sabia disso, porque ando numa Transalp todos os dias, logo já possuo a certificação "TA certified engineering technologist". Mas fizeste bem em recordar isso... cof cof.

De resto, wow! Gostei de ver isso tudo do motor, a corrente e outras coisas que estão ali e uns buracos e outras coisas que eu sei perfeitamente o que são, e portanto, foi uma reportagem muito interessante. Gostaria também de continuar a ver o resto em detalhe, até a Transalp estar mesmo pronta.

Como já disseram, 5 stars.


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Mensagem  Transouto em Sex 31 Jan 2014, 00:27

Muy bien.... Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 18384 

V


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Mensagem  jfvf87 em Sex 07 Fev 2014, 11:15

Viva

Aqui vão mais novidades

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Por muitos motores de TA que monte é raro aquele que encaixa à primeira (excepto quando o quadro está completamente desarmado)

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1890991_356519037820799_1224853701_n

Já lá mora...

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1621771_356519031154133_1925223050_n

Passado pouco tempo apareceu o controlo de qualidade a colocar defeitos em todo o lado  Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 733521 
O objectivo era ver o motor a trabalhar, liguei apenas o necessário para rodar a chave e carregar no botão, coloquei óleo e quando estou a acabar de atestar os radiadores aparece outra fuga  Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 733521  nesta ligação:

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1891263_356521771153859_1975255613_n

Para uma mota que pelo menos veio de Algarve para o centro sem liquido de radiador não era por uma fuga que não a metia a trabalhar uns segundos.
Ligou rapidamente com um som excelente até surpreendente para o sofrimento a que esteve sujeito e para a intervenção que sofreu.

Tinha a mota toda montada quando me lembrei que faltava adaptar o termo interruptor da ventoinha. Este interruptor apesar de ser o original desta mota não aparafusava nos novos radiadores...

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1796490_356513241154712_384248185_n

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1604599_356513247821378_1562150494_n

Como só tinha uma tentativa decidi passar uma broca de cada vez mas logo por azar a bucha do berbequim não aceitava a última broca, a de 14mm.
Ora... só havia uma coisa a fazer, trabalhar o radiador fora da mota...

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1908182_356513244488045_2084292039_n

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 484860_356513287821374_612116009_n

Quase pronto  Very Happy 

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1898261_356513321154704_1134292956_n

Passagem do primeiro e segundo macho 16mm com passo de 1.5

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 1184807_356513341154702_1799315130_n

Depois foi só montar outra vez  Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 463778
Ainda se fizeram mais umas coisas mas ainda não deu para o test drive.

Cumprimentos
Faustino


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Mensagem  miguel almeida em Sex 07 Fev 2014, 11:30

Vai ser uma honra montar essa gaja !
Ate ja !
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Mensagem  krieg em Sex 07 Fev 2014, 13:48

Grande Faustino.
Continua a deliciar-nos com estas magnificas reportagens de reparação/ restauro das máquinas.


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Mensagem  pedrovazcouto em Dom 09 Fev 2014, 19:08

Olá a todos.

Infelizmente acho que vou ter de vender a mota. Apesar de todo o esforço do Dr. Faustino, após montar o motor e de ver se está tudo ok, a mota voltou a apresentar pequenas manchas de água no óleo. O pior é que ainda não sabemos onde está a fuga.

Muito sinceramente não tenho mais paciência nem dinheiro para continuar a reparação da mota.

Tenho muita pena porque, como o Dr. Faustino diz, a mota é uma excelente base para quem a quiser recuperar e ficar com uma mota impecável.

Vou pôr a mota à venda por 2.000,00€ se bem que o valor é para baixar um bocadinho. Mas não vou dar a mota! Já bem basta o que vou perder ao vender por este valor. E como sabem, aparece sempre pessoal a querer que lhes paguemos para nos ficarem com as motas.

Como já viram pela reportagem do Dr. Faustino, a mota levou radiadores novos, juntas, válvulas afinadas, motor pintado... sei lá o que mais.

Se souberem de alguém que possa estar interessado, por favor avisem-me. A mota continua na sala de operações do Dr. Faustino.

Obrigado a todos. Espero que daqui a uns tempos possa voltar a comprar uma Transalp, mas por agora vou mesmo ter de vender a minha Sad

Abraços!
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Mensagem  miguel almeida em Dom 09 Fev 2014, 20:27

Ca ganda galo ......
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Mensagem  krieg em Seg 10 Fev 2014, 09:47

É deveras aborrecido.

Ir comprar outra moto usada ? Será que vem à confiança ? ou vem como essa ou com outra mazela qualquer ? É uma questão de procurar e analisar bem mas, também há que ter o factor sorte.

Mas agora que começaste, porque não terminar de vez a reparação, ficando com a garantia que ficou tudo a 100% ?

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Mensagem  Nuno_Dias em Seg 10 Fev 2014, 10:02

Acho que devias ter calma...muita!
Já gastante muito dinheiro, mas....alguma coisa já foi feita. E se calhar resolvem o problema com calma. Poderá não ser nada de mais...
Venderes a mota, vais perder todo o dinheiro que já investiste, já para não falar que dificilmente alguem te a vai comprar como ela está.

Vai com calma...sei bem a frustração pela qual deves estar a passar. Mas mais vale deixar a mota parada como está durante uns tempos e juntas o dinheiro e vais reparando..com calma, com tempo, sem data definida.

Venderes como está quem te vai dar o dinheiro que achas que ela vale? Para ser honesto contigo 2.000€? Com o motor assim ninguém vai dar.

Tem calma...vai reparando consoante as tuas possibilidades e não definas uma data para a teres de volta.
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Mensagem  miguel almeida em Seg 10 Fev 2014, 16:51

Decisão sensata.
Eu tentava arranjar um motor no ebay por 500 euros e resolvias as coisas no tempo.....
Ate ja !
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Mensagem  jfvf87 em Seg 10 Fev 2014, 19:55

miguel almeida escreveu:Decisão sensata.
Eu tentava arranjar um motor no ebay por 500 euros e resolvias as coisas no tempo.....
Ate ja !

Do ebay até por menos de 400 já com portes. Vou alterar o titulo do tópico para "Dono, Transalp 650 ou mecânico ou os três com pouca sorte?"
São estas situações não me deixam que me intitule mais do que aprendiz de mecânico mas tem de haver qualquer coisa a aprender com isto.

1 A mota chegou a trabalhar sem agua mas com o óleo apenas queimado (sem vestígios de água)
2 Repara-se o circuito de refrigeração
3 O motor mistura água e tem fuga de compressão do cilindro traseiro(100% certeza em relação à fuga. Deduz-se que a mistura da água com óleo esteja apenas relacionada com esta fuga)
4 É aberto o motor e é localizado o problema (cilindro empenado) é substituído, é faceada a cabeça e leva uma junta nova
5 A fuga do ponto 3 é resolvida (com 100% certeza) mas o problema de misturar água com óleo mantém-se.

Opiniões?
Por onde é que pode ser provocada tal mistura? a junta do outro cilindro? O cilindro da frente ou alguma das cabeças estaladas? micro fissuras?

De qualquer forma já cozinhei as despesas a favor do Pedro de forma a que esta Transalp tenha uma segunda chance.

Abraço
Faustino


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Mensagem  TrAnsAlper em Seg 10 Fev 2014, 20:00

Dono ou Transalp 650 ou os dois com pouca sorte? - Página 2 94282 

Isto é quase inédito!...Azar e também sacanice de quem vendeu a mota ao Pedro. Evil or Very Mad 

Acho que o melhor é mesmo "perder o amor" a 400 euros e meter motor novo que estares a vender a moto por menos de 2000€. Com a moto a funcionar a 100% poderás depois vendê-la sempre perto dos 3000...digo eu.

Não te precipites na venda...


Um abraço e boas transalpadas


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Mensagem  miguel almeida em Seg 10 Fev 2014, 21:56

Eu aposto no outro cilindro. O esquentamento pode ter sido tanto que tambem o afectou. Vou-te contar uma pequena historia. O meu mecanico teve la na oficina por mais de um ano um mercedes c220 com cx automatica. Nao se sabe porque mas aparecia agua na caixa. Vai para a mercedes, vem da mercedes, mete vedantes caixa novos e mais umas merdas,experimenta, nada, mete caixa nova, mete oleo, experimenta, nada sempre a aparecer agua na caixa. Cada vez que metia valvulina na caixa eram mais 200 euros pro lixo....conclusão, a Mercedes garantia a reparação se la fosse feita.....como?....... facil, motor e caixa novos e tava resolvido, de outra forma nem eles descobriam.....
Aqui acredito que resolveras a situação, faz o teste compressao ao cilindro, analisa tudo a volta e chegaras de certo a uma conclusão. E fud....teres de desmontar tudo de novo mas como dizes e bem. a vida é uma constante aprendizagem....ate os melhores se enganam....ou nao se apercebem de tudo a primeira! Portanto força ai que queremos ver essa burrinha a andar ! Ate ja !
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Mensagem  DRAKER em Ter 11 Fev 2014, 00:11

Faustino,
Vou deixar aqui a minha opinião para refeletires:

pode ser micro fissura e com o aquecimento a fissura abre. E a olho não consegues ver.

o empeno poderia estar  não só nas faces superior e inferior do cilindro ( pelo que sei mandaste as reteficar ) mas sim na face do bloco do motor , onde acenta a cabeça do motor.
Nesse caso  tens de reteficar as duas faces. Ou antes disso,  bater as cabeças de forma a ver o ajuste ( planeza ) das duas faces uma com a outra.

eu tirava novamente os cilindros e via o empeno nas faces do bloco.
Estando tudo ok, trocava o cilindro da frente ou ate mesmo os dois.
isso é estaladela que anda ai e tu dificilmente podes conseguir ver.

Abraço
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Mensagem  jfvf87 em Ter 11 Fev 2014, 14:02

DRAKER escreveu:Faustino,
Vou deixar aqui a minha opinião para refeletires:

pode ser micro fissura e com o aquecimento a fissura abre. E a olho não consegues ver.

o empeno poderia estar  não só nas faces superior e inferior do cilindro ( pelo que sei mandaste as reteficar ) mas sim na face do bloco do motor , onde acenta a cabeça do motor.
Nesse caso  tens de reteficar as duas faces. Ou antes disso,  bater as cabeças de forma a ver o ajuste ( planeza ) das duas faces uma com a outra.

eu tirava novamente os cilindros e via o empeno nas faces do bloco.
Estando tudo ok, trocava o cilindro da frente ou ate mesmo os dois.
isso é estaladela que anda ai e tu dificilmente podes conseguir ver.

Abraço

Vitor se reparares na minha anterior resposta também ponderei a micro fissura sobre o qual não tenho experiência e pelo que tenho ouvido falar são cerca de 50 euros de teste por cada peça pale

Há qualquer coisa que não bate certo ou está me a escapar nesta tua frase "o empeno poderia estar  não só nas faces superior e inferior do cilindro ( pelo que sei mandaste as reteficar ) mas sim na face do bloco do motor , onde acenta a cabeça do motor."

Parece-me que isto pode responder ao que querias: Os cilindros da TA não têm passagens de água nas bases, têm apenas no topo e laterais. O que foi rectificado foi o topo do novo cilindro e a base da cabeça de origem. Ai o problema ficou resolvido com 100 de certeza porque antes o circuito de refrigeração ganhava instantaneamente pressão assim que ligava o motor e agora só ganha pressão com o aquecimento normal do motor.
Só vejo duas hipóteses para a mistura de água e óleo. Ou a junta da outra cabeça como refere o Miguel ou a micro fissura.
Já antes da primeira intervenção tinha sugerido um motor usado do ebay porque não sentia confiança nas peças deste motor mas optou-se por reparar a fuga que era o sintoma provável da mistura da água com óleo.
Como o Pedro continua a não sentir-se à vontade com a ideia de um usado do ebay e como parece não existir algum a um preço convidativo tive de arranjar uma forma de resolver isto.
Vou montar um motor com dois motores com a garantia que se houver algum problema de motor será da minha responsabilidade e isto a preço de um motor usado Rolling Eyes

Abraço
Faustino






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Mensagem  miguel almeida em Ter 11 Fev 2014, 19:46

Bora la coma obra !
Ate ja !
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Mensagem  DRAKER em Ter 11 Fev 2014, 23:59

Faustino,
Referia me a face onde tens uma foto que diz a primeira junta.
não estará empenada ?

Quanto ao teste de fuga, é relativamente fácil de fazer isso, tamponando cada um dos circuitos em momentos diferentes e injectar ar a uma pressão de 3 bar
depois mergulhas a peça numa tina de água e vez se faz borbulhas.
A teoria é como detectar um furo numa câmara de ar.

Eu tenho experiência em testes de estanqueidade nas peças que desenvolvo para a indústria automóvel. .. o princípio é o mesmo.

Vou tentar depois descrever melhor como deverdde o fazer.
Vou tentar te enviar umas fotos durante a semana a explicar.


Abraço.
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Mensagem  LFTransAlp em Qua 12 Fev 2014, 10:01

Quero aqui expressar a minha admiração pela força de vontade demonstrada na recuperação e resolução deste problema.

Faustino um valente como sempre, e também sou claramente da ideia que as contrariedade são para se vencer.

Desde já também fica sob este tópico um sério alerta, para a forma de comprar uma mota no sentido dos cuidados que devemos considerar, tanto ao nível de testes a fazer à mota antes de a comprar, como aos pequenos mas importantes sinais que o nosso instinto nos alerte, acerca da postura do vendedor e da sua conversa, pois de facto de conversa fiada está o mundo infelizmente cheio.

Mais uma vez, PARABÉNS pela coragem em insistir em trazer a este tópico, um final feliz.

Eu fico a torcer para que tudo finalmente corra de feição.

Abraço! cheers


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Mensagem  silvestre em Qua 12 Fev 2014, 11:09

Boas,se permitem a opinião de um leigo na matéria pelo menos no que diz respeito ás motos,porque a nivel de mecânica automovel dou uns toques ,mas tambem já apanhei assim uns pinceis !!!
Amigo Faustino na minha opinião que pouco interessa se o problema fosse uma fuga de agua por qualquer motivo (um tubo roto,uma fuga num radiador etc..) e o quecimento fosse uma coisa instantania...E se fosse alguem com consciência de parar e verificar os danos!
Mas a mim parece-me que não foi o caso,até porque pela simples inexistência do termostato.só isso significa que quem andava com essa moto sabia que o que lhe tinha feito e insistia em circular com com ela tirando-lhe o termostato porque assim permitia que ela ainda conseguisse fazer alguns km até aquecer.
O problema é depois do mál feito e com o circuito com pressão excessiva e permanentes fugas de agua,quanto tempo ainda é que ela andou assim,ou melhor quantos aquecimentos valentes é que ela levou !!

Portanto amigo esta lenga lenga toda só para dizer que na minha opinião não é só a junta do cilindro traseiro que morreu para a vida,embora eu sei que  é o cilindro que aquece mais porque está escondido leva com pouco ar e ainda tem que levar com o calor do primeiro (mas em situações normais,com liquido de refrigeração),porque sem liquido acho que aquecem os dois.
O cilindro da frente com certeza tambem ficou afetado.
Mesmo com a compressão medida as vezes é dificil de detectar ,porque é a frio e é a quente que o material dilata.
Desculpem a seca,mas eu acho que que o amigo Faustino se der um tratamento no cilindro da frente iguál ao que deu no cilindro traseiro  ai sim esse motor fica ai para as curvas.

E já agora um dia destes tenho que ir ai com a minha TA  para ver se o amigo me resolve os problemas intestinais dela,anda a largar (uns peidinhos),isto deve ser falta de afinação.....
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Mensagem  TrAnsAlper em Qua 12 Fev 2014, 17:37

...e agora só para descomprimir e quiçá até resolver o problema...

Isso não será um problema ao nível da anilha sincronizadora??? scratch 

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Mensagem  jfvf87 em Qui 13 Fev 2014, 19:24

silvestre escreveu:Boas,se permitem a opinião de um leigo na matéria pelo menos no que diz respeito ás motos,porque a nivel de mecânica automovel dou uns toques ,mas tambem já apanhei assim uns pinceis !!!
Amigo Faustino na minha opinião que pouco interessa se o problema fosse uma fuga de agua por qualquer motivo (um tubo roto,uma fuga num radiador etc..) e o quecimento fosse uma coisa instantania...E se fosse alguem com consciência de parar e verificar os danos!
Mas a mim parece-me que não foi o caso,até porque pela simples inexistência do termostato.só isso significa que quem andava com essa moto sabia que o que lhe tinha feito e insistia em circular com com ela tirando-lhe o termostato porque assim permitia que ela ainda conseguisse fazer alguns km até aquecer.
O problema é depois do mál feito e com o circuito com pressão excessiva e permanentes fugas de agua,quanto tempo ainda é que ela andou assim,ou melhor quantos aquecimentos valentes é que ela levou !!

Portanto amigo esta lenga lenga toda só para dizer que na minha opinião não é só a junta do cilindro traseiro que morreu para a vida,embora eu sei que  é o cilindro que aquece mais porque está escondido leva com pouco ar e ainda tem que levar com o calor do primeiro (mas em situações normais,com liquido de refrigeração),porque sem liquido acho que aquecem os dois.
O cilindro da frente com certeza tambem ficou afetado.
Mesmo com a compressão medida as vezes é dificil de detectar ,porque é a frio e é a quente que o material dilata.
Desculpem a seca,mas eu acho que que o amigo Faustino se der um tratamento no cilindro da frente iguál ao que deu no cilindro traseiro  ai sim esse motor fica ai para as curvas.

E já agora um dia destes tenho que ir ai com a minha TA  para ver se o amigo me resolve os problemas intestinais dela,anda a largar (uns peidinhos),isto deve ser falta de afinação.....

termostado...depois também reparei que uma das saídas da bomba de agua já estava soldada. Não me pareceram histórias de um passado recente.

Cumprimentos
Faustino


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Mensagem  sb_pt em Dom 30 Mar 2014, 15:15

aproveitando este topico.

os radiadores de origem são em que material ?

é normal ficarem podres ?

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Mensagem  miguel almeida em Dom 30 Mar 2014, 19:00

Nao e normal mas se a moto viver a beira mar pode ser !

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