Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Dístico do seguro colado na moto

Compartilhe
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Dístico do seguro colado na moto

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 17 Fev 2014, 19:56

"... nos veículos de duas ou três rodas, ser aposto sobre uma das faces situadas no plano formado pela forqueta da frente dos referidos veículos."

Nunca vi nem ouvi falar de uma moto que tivesse o selo do seguro lá colado. Algum de vocês fez isto? Esta frase vem em baixo do meu seguro que acabou de chegar.

=================================================================================================================

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8300
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: Dístico do seguro colado na moto

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 17 Fev 2014, 20:03

Nunca fiz e nunca tive problema com isso.
Penso que seja obrigatório (não tenho a certeza) mas por norma impera o bom senso.O dístico numa moto está mais susceptível a ficar degradado devido à chuva e pode facilmente ser retirado por alguém com más intenções...

Já tenho uma quantidade quase record de operações stop, inclusivé a chegar a Faro onde tudo servia para ser multado e nunca me colocaram essa questão...

Um abraço e boas transalpadas

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
drt
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 272
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
Kms: 15000

Mensagem  drt em Seg 17 Fev 2014, 20:24

adelinoaraujo escreveu:"... nos veículos de duas ou três rodas, ser aposto sobre uma das faces situadas no plano formado pela forqueta da frente dos referidos veículos."

Nunca vi nem ouvi falar de uma moto que tivesse o selo do seguro lá colado. Algum de vocês fez isto? Esta frase vem em baixo do meu seguro que acabou de chegar.

Encontrei isto na net com data de publicação de 2013:

Depois de terem surgido algumas dúvidas, quanto à obrigatoriedade da afixação, em local visível, do dístico do seguro obrigatório nas motas. Transcrevo em baixo, o Nº 1, do Art. 30º, do Dec/Lei nº 291/2007, de 21 de Agosto, que é, felizmente, bastante explícito

Artigo 30.º
Dístico
1 — Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao
seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com
excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos
e máquinas industriais deve ser aposto um dístico,
em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente,
a empresa de seguros, o número da apólice, a
matrícula do veículo e a validade do seguro.

http://www.isp.pt/NR/exeres/B2325177-701B-457F-8F93-68D75447B8CA.htm

Com a fome de multas/€€€ que o governo Portugues anda, não perdoa nada a ninguem, excepto a familia e amigos (deles)...
Digo-o com conhecimento de causa, depois de ter recebido uma multa, passados 5 anos, por ter pago o imposto unico de circulação fora de prazo.
Até ai tudo bem. A questão é que, fora de prazo, só se paga nas repartições de finanças, e essas indicam que é impossivel para eles deixarem pagar o imposto sem pagar a multa ao mesmo tempo, que foi o que fiz na altura.
Mas passados 5 anos, quem é que guarda essas coisas...
Foi: pagas agora e não reclamas, ou ainda aumenta mais a quantia...
Defesa ou recurso? Isso não existe.
Irem verificar a quantia paga na altura (que deu entrada no sistema informatico) e verem lá a multa já paga?
Para quê, as pessoas depois que se desenvencilhem...

Duarte
drt
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  drt em Seg 17 Fev 2014, 20:30

Já agora, se alguma "autoridade" quiser usar o meu post anterior para me tentar meter em tribunal, como fizeram aquele outro senhor, que foi despedido por coisas que escreveu num grupo fechado do Facebook, digo o mesmo que o Sr Marinho Pinto disse á uns anos:
Só estou a dizer o que está explicito nos meios de comunicação social, se querem provas ou informação, falem com eles!!

Só que neste pais investigarem corrupção? Era bom era...

Duarte
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 17 Fev 2014, 20:40

Ok, perfeito, mas a Lei podia ter mudado ontem à noite e eu não me tinha apercebido, porque o gato foi-me levar a passear lá fora para eu fazer xixi... e eu raramente vejo os telejornais nacionais.

Estranho é o papel do seguro dizer isto claramente, mas estamos esclarecidos: não é preciso colar na moto, mas sim no interior da viseira do capacete, no canto inferior direito. Ao centro, para os que têm dois olhos.

Mais serviço público do forum. É aquela máquina!

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
drt
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  drt em Seg 17 Fev 2014, 20:45

Olha que pode ter mudado á muito pouco tempo é eu ter postado informação desactualizada, lol.

Duarte
cmca
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 664
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
Kms: 40.000

Mensagem  cmca em Seg 17 Fev 2014, 23:01

drt escreveu:
Com a fome de multas/€€€ que o governo Portugues anda, não perdoa nada a ninguem, excepto a familia e amigos (deles)...
Digo-o com conhecimento de causa, depois de ter recebido uma multa, passados 5 anos, por ter pago o imposto unico de circulação fora de prazo.
Até ai tudo bem. A questão é que, fora de prazo, só se paga nas repartições de finanças, e essas indicam que é impossivel para eles deixarem pagar o imposto sem pagar a multa ao mesmo tempo, que foi o que fiz na altura.
Mas passados 5 anos, quem é que guarda essas coisas...
Foi: pagas agora e não reclamas, ou ainda aumenta mais a quantia...
Defesa ou recurso? Isso não existe.
Irem verificar a quantia paga na altura (que deu entrada no sistema informatico) e verem lá a multa já paga?
Para quê, as pessoas depois que se desenvencilhem...

drt

Aconteceu-me o mesmo!!

O lema é "Paga e não bufa"!

http://www.forumtransalp.com/t3441-galiza-2011
cmca
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 664
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
Kms: 40.000

Mensagem  cmca em Seg 17 Fev 2014, 23:03

adelinoaraujo escreveu:Ok, perfeito, mas a Lei podia ter mudado ontem à noite e eu não me tinha apercebido, porque o gato foi-me levar a passear lá fora para eu fazer xixi... e eu raramente vejo os telejornais nacionais.

Estranho é o papel do seguro dizer isto claramente, mas estamos esclarecidos: não é preciso colar na moto, mas sim no interior da viseira do capacete, no canto inferior direito. Ao centro, para os que têm dois olhos.

Adelino

Ainda há a opção, para os cegos, de colar no farol da motoreta, assim quando se acende os médios ou de preferência os máximos, o dito ficará bem visivel!

http://www.forumtransalp.com/t3441-galiza-2011
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 17 Fev 2014, 23:42

cmca escreveu:
adelinoaraujo escreveu:Ok, perfeito, mas a Lei podia ter mudado ontem à noite e eu não me tinha apercebido, porque o gato foi-me levar a passear lá fora para eu fazer xixi... e eu raramente vejo os telejornais nacionais.

Adelino

Ainda há a opção, para os cegos, de colar no farol da motoreta, assim quando se acende os médios ou de preferência os máximos, o dito ficará bem visivel!

Cegos... foi boa essa... faz-me pensar...

"mas sr. agente... o dístico está colado aqui..."
"onde? não vejo nada... a multa são 250 euros... mais abuso de confiança, mais..."
"mas o sr agente... é... cego???????"
"cego é a tua mãe ó burro... mais 500 euros por discriminar um agente cego de nascença..."
"foda-se... não vê o dístico porque é cego... ai o car...."
"ora mais 125 euros por proferir asneiras em frente duma autoridade que é cego, mas não é surdo."
"mas ... oh fo.... nada, não digo mais nada!"
"depois pode ir pagar isto às finanças ou pagar já, mas eu não vejo as notas, é melhor ir pagar às finanças depois. bom dia."
"sr agente! oh cuidado por aí é para a ponte sem protecção..."
"quê? querer mais multas?"
"nada! nada! é seguir em frente... bom aterro... dia! bom dia!"

Milton
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 43
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 V TRANSALP
Kms:

Mensagem  Milton em Dom 02 Mar 2014, 12:21

O meu avô cumpre a lei. Tem o selo do seguro na forqueta da sua casal 4. Smile
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Dom 02 Mar 2014, 15:30

Eu tenho colado no vidro. Shocked 

"O caminho faz-se caminhando"
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Qua 05 Mar 2014, 09:55

Já agora, quem tem isso colado no vidro, podia dizer como é que o colou e se resiste à chuva à homem. É que eu ando todo ano e só recebo um papel do seguro e não posso correr o risco de o molhar.

Fotos também seria porreiro. Até lá, vou procurar invólucros para colocar isso também.

krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Qua 05 Mar 2014, 10:31

Chuva à homem - Ah granda valente!   

O meu está por dentro do vidro e dentro do saco autocolante que os tipos dos seguros oferecem mas, se colares com papel autocolante deve aguentar um tempinho

Mas nas motos, como já foi dito, não é obrigatório estar colado à vista.

"O caminho faz-se caminhando"

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 17 Ago 2018, 19:10