Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Relação do Kit de Transmissão TA 650

Compartilhe
avatar
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 02 Maio 2014, 20:26

krieg escreveu:Sim, esse TW 48 não presta. O 47 ainda pior. Bons são os 41 e 42.

Tenho que concordar no geral, mas no particular, não posso deixar de comentar mais.

http://www.bridgestone-mc.de/index.php/trail-wing-tw47-tw48.html

O TW47 e TW48 não são maus. São é diferentes e para este tipo de utilização, não são grande coisa. Mas eu acredito que seja um pneu bom para fazer muitos kms em terrenos muito maus. Os meus provarem durar a sério! Duros comó cara**** e se andarem com calma, são aceitáveis. Se fosse para um local com um exagero de pedra, desde que não muito molhada, esses são duros suficiente para fazer isso.

Mas são perigosos na estrada, principalmente com água. Lá está, eu já tinha ouvido muitos comentários a criticar o 47 e 48 mas são um pneu específico. Comparar estes com os Anakee III ou E-07 e outros que normalmente a malta mete na Transalp, por não fazer muito offroad e ser quase sempre estrada... é injusto.

Este pneus chegaram a vir em Transalp de origem. Não podem ser horríveis. É preciso é calma Rogério...


=================================================================================================================

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
avatar
kuhn
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 115
Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 17/03/2014

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  kuhn em Sab 03 Maio 2014, 10:04

Estive a falar com o Faustino e não vale a pena alterar a transmissão usada! quando for para trocar mete-se tudo novo 15/47 com pneu 130/80 R17

Por agora vou meter o Mitas E08

 cheers 
avatar
luis.m.antonio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 106
Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 13/08/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
Kms:

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  luis.m.antonio em Qui 10 Jul 2014, 16:20

Olá,

Mitas E08 130 = Boa escolha!   

Quanto ao kit de transmissão, sou firme a defender o pinhão de 16 em vez do de origem (15), e a cremalheira de origem.

Ab
avatar
Nuno Rosário
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 120
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 31/03/2013

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  Nuno Rosário em Qui 10 Jul 2014, 17:35

O Kit de transmissão da minha não sei qual é, mas os pneus encomendei hoje e foram o Mitas E-08. Pra semana estão ca.. bounce bounce 
avatar
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 09/09/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  PedroR em Dom 13 Jul 2014, 10:53

Atenção à relação de transmissão pinhão/cremalheira, pois uma má escolha afecta drasticamente a lubrificação e consequente desgaste homogéneo da mesma.

Ainda não consegui encontrar o video que sustenta o que afirmo, mas lembro-me de o ver.

Encontrei um doc sobre transmissão por corrente para quem quiser aprender mais um pouco.
http://www.fatecsorocaba.edu.br/principal/pesquisas/naap/pdf/apostila/APOSTILA%20DE%20TRANSMISS%C3%83O%20POR%20CORRENTES%20DE%20ROLOS.pdf


=================================================================================================================

avatar
luis.m.antonio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 106
Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 13/08/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
Kms:

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  luis.m.antonio em Dom 13 Jul 2014, 22:55

Olá PedroR,

já sabemos que não conseguiste encontrar o video para fundamentar a tua afirmação, mas decerto deves ter alguma ideia naquilo que se apoia ou qual a ideia.

Tenta lá por aqui uma pequena explicação mesmo que rudimentar para se perceber porque dizes:
"Atenção à relação de transmissão pinhão/cremalheira, pois uma má escolha afecta drasticamente a lubrificação e consequente desgaste homogéneo da mesma."

Abraço.
avatar
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 09/09/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  PedroR em Seg 14 Jul 2014, 02:03

luis.m.antonio escreveu:Olá PedroR,

já sabemos que não conseguiste encontrar o video para fundamentar a tua afirmação, mas decerto deves ter alguma ideia naquilo que se apoia ou qual a ideia.

Tenta lá por aqui uma pequena explicação mesmo que rudimentar para se perceber porque dizes:
"Atenção à relação de transmissão pinhão/cremalheira, pois uma má escolha afecta drasticamente a lubrificação e consequente desgaste homogéneo da mesma."

Abraço.

No docunto explica, mas cá vai.

De uma forma grosseira é mais ou menos isto:

A transmissão da motricidade dá-se pelo conjunto pinhão -» corrente -» cremalheira. Para um desgaste e lubrificação homogéneo do conjunto o ideal será cada dente passar por todos os "passos" da corrente uma vez antes de repetir cada ciclo. Só com combinações "correctas" de pinhão/cremalheira se consegue tal.
Ao optar-se por uma combinação incorreta, estaremos a provocar um desgaste anormal ao conjunto e consequente diminuição do tempo de vida útil.

Pelo que percebi do que li no documento, relações com ambos números pares são más combinações. Ideal será uma das rodas dentadas ser impar. Se for um número Primo, ainda melhor.

Isto é o que os engenheiros mecânico dizem e estudam, mas eles lá saberão....

Abraço de quem não pesca nada de mecânica.


=================================================================================================================

avatar
Jardel
3ª engrenada
3ª engrenada

Número de Mensagens : 360
Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 08/03/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: TA700/2009
Kms: 43000

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  Jardel em Seg 14 Jul 2014, 11:33

Aqui fica o vídeo para entenderem melhor... Mas é o que o Pedro disse.

avatar
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 09/09/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  PedroR em Seg 14 Jul 2014, 13:00

Jardel escreveu:Aqui fica o vídeo para entenderem melhor... Mas é o que o Pedro disse.


É mesmo isso Jardel! Obrigado! Wink


=================================================================================================================

avatar
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 09/09/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  PedroR em Seg 14 Jul 2014, 14:19

Será que cabe um pinhão de 17 nas 700?


=================================================================================================================

avatar
luis.m.antonio
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 106
Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 13/08/2010

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
Kms:

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  luis.m.antonio em Ter 15 Jul 2014, 08:27

Olá PedroR,

depois da tua pequena explicação, já tinha compreendido aquilo que querias dizer. E concordo em parte. (Se o mundo fosse prefeito.  Very Happy  )
O video é optimo para que não tivesse assimilado a tua ideia.
No entanto temos que pensar que o nº de elos da corrente tambem têm igual importancia, ao nº de dentes do pinhão e cremalheira.
( no meu caso a cremalheira até têm nº de dentes que é um primo.  Very Happy  )
Mas se o utilizador nºao tiver cuidado na manutenção/lubrificação do kit de transmissao, de nada serve o nº de dentes ideal.
Como tal nunca irei escolher o nº de dentes ou elos a escolher, baseado somente em questões teoricas.

Quanto a pergunta usares 17dentes, eu pergunto. Existe algum pinhão de 17 dentes para a TA???

No meu caso (XL600V), depois de ver o espaço que existe na zona do mesmo, e visto este não ser mto, não montaria um de 17 dentes, ficaria pelo de 16 que lá coloquei.

ab
avatar
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 25/09/2007

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  Cou em Dom 04 Jan 2015, 20:12

Boas
Mais video para tirar duvidas


=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
avatar
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 534
Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 20/05/2011

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
Kms: 22.000

Boa!

Mensagem  asa em Sex 19 Jun 2015, 01:05

--maravilhoso..
Grato
asa

Conteúdo patrocinado

Re: Relação do Kit de Transmissão TA 650

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 17:45