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O mito do H.I.D. Xenon

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kuhn
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O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Seg 24 Mar 2014, 16:59

A pedido de muitos venho aqui desfazer o mito de que o xenon faz com que a bateria tenha uma vida útil precoce.

Equipamento usado no teste:
Kit HID 35W temperatura de cor 6000K
Aparelho de medida FLUKE 112 (A marca de equipamentos de medida mais conceituada do mundo)
Fonte de alimentação SONY 13,4V 7A

Test



Conclusão:
Como podem ver no vídeo o pico de corrente não ultrapassa os 4.6A (o equivalente a uma lâmpada de halogénio de 55W) e quando estabiliza fica nos 3.4A o equivalente a 35W portanto mito desfeito Wink


Agora as vantagens:

Menor Consumo em relação as lâmpadas convencionais (poupa a bateria)
3X mais iluminação (mais segurança na estrada)
Tempo de vida útil (normalmente dura 3x mais que uma lâmpada de halogénio)


Desvantagens:

preço Razz



PS o xenon é um sistema balastro/lâmpada de fabrico complexo por este motivo não aconselho a compre deste fora das lojas autorizadas. quero com isto dizer que ao montarem "xenon low cost" nas vossas meninas podem se dar mal Evil or Very Mad . se comprarem um bom kit HID este acompanha a vida útil da mota e ficam longe de problemas Smile
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 24 Mar 2014, 17:25

Principalmente andar de noite e o Xenon dar o pei... portanto, o mito ir cú caral... portanto, fud.... fundir-se todo! Já vi isso... na escuridão e de repente puf! Sem luz.

Isso sim deve ser assustador! Não foi comigo mas está documentado na net.

Se realmente isso é melhor, quiça um dia dia compro um, porque eu ando muito de noite.

Obrigado por mais um verdadeiro serviço público no forum.


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//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
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kuhn
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Seg 24 Mar 2014, 18:03

adelinoaraujo escreveu:Principalmente andar de noite e o Xenon dar o pei... portanto, o mito ir cú caral... portanto, fud.... fundir-se todo! Já vi isso... na escuridão e de repente puf! Sem luz.

Isso sim deve ser assustador! Não foi comigo mas está documentado na net.

Se realmente isso é melhor, quiça um dia dia compro um, porque eu ando muito de noite.

Obrigado por mais um verdadeiro serviço público no forum.

Tanto pode acontecer com o xenon ou lâmpada normal  lol! 

no meu caso não alterei a parte elétrica da mota é tudo "plugin"

Caso o xenon dê o peido mestre é só comprar uma lâmpada normal no supermercado mais próximo  What a Face 
isto enquanto não reparar o xenon claro

È mais provável dar o peido uma lâmpada de halogénio do que uma xénon  king 

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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  Aerotransalp em Seg 24 Mar 2014, 21:26

Bem... vou falar da minha experiência....

Montei um kit xenon na minha TA...
A caminho de casa perto das 23h00,numa noite escura e muito nublado com aqueles pingos "molha tolos" e bummm o tal dito peido mestre!!!
Quase 10km pela mata de Leiria em estrada de alcatrão e nem um único um candeeiro, só mesmo a luz do mínimo que era em LED... affraid  affraid  affraid .

Lá cheguei bem a casa, mas no dia seguinte desmontei aquilo tudo, e lixo... never again!!!!
Conclusão da historia... borrei me todo...

Com a Nightbreaker H4 se os médios queimar, sempre tenho os máximos, lâmpadas de 2 filamentos... cyclops  cyclops 

Agora que os Xenon´s consomem menos, lá isso é verdade... mas tenho a certeza que o Eng.Japonês lá da Honda que ganham mais num mês que eu em 10 anos, sabem o que andam a fazer! Very Happy

Mas isto só sou eu a Opinar!!! Embarassed 

Abraços e boas curvas
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  drt em Seg 24 Mar 2014, 21:38

Aerotransalp escreveu:Bem... vou falar da minha experiência....

Montei um kit xenon na minha TA...
A caminho de casa perto das 23h00,numa noite escura e muito nublado com aqueles pingos "molha tolos" e bummm o tal dito peido mestre!!!
Quase 10km pela mata de Leiria em estrada de alcatrão e nem um único um candeeiro, só mesmo a luz do mínimo que era em LED... affraid  affraid  affraid .

Lá cheguei bem a casa, mas no dia seguinte desmontei aquilo tudo, e lixo... never again!!!!
Conclusão da historia... borrei me todo...

Com a Nightbreaker H4 se os médios queimar, sempre tenho os máximos, lâmpadas de 2 filamentos... cyclops  cyclops 

Agora que os Xenon´s consomem menos, lá isso é verdade... mas tenho a certeza que o Eng.Japonês lá da Honda que ganham mais num mês que eu em 10 anos, sabem o que andam a fazer! Very Happy

Mas isto só sou eu a Opinar!!! Embarassed 

Abraços e boas curvas

Mas sabes quem ganha muito mais que o engenheiro da honda?
O contabilista!
E esse diz que o Xenon sai 10 vezes mais caro que a lampada incandescente convencional e que portanto vão para a opção mais barata...

É verdade que o xenon tem o inconveniente de que quando queima, ficares sem iluminação, mas enquanto funciona (e aguenta muito mais tempo que a lampada incandescente), funciona muito melhor!


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Duarte
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  miguel almeida em Seg 24 Mar 2014, 23:29

Pois, basta terem um farois adicioinais e em caso de tripe resolvem o problema!
Bibó Xenon ! Eu gosto !
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  Frederico Santos em Seg 24 Mar 2014, 23:47

e eu so porque sou do contra a minha mal chegou levou logo com um kit xenon, e uns faróis de nevoeiro, claro que o azar podia bater a porta mas para isso tinha a lâmpada dos máximos ( a minha gastava 2 H11) claro que se essa fundi-se também tinha os faróis de nevoeiro e se por azar esses tambem fundissem tinha os mínimos dos mesmos e se nada mais desse, amarrava um pau a frente e chegava-lhe o fogo.
Em resumo tudo pode fundir eu tive a minha 4 anos sempre com xenon e nunca tive problemas, já os faróis de nevoeiro de vez em quando lembravam-se (resolvi o problema com uns em xenon led ou la como lhe chamão)


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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Ter 25 Mar 2014, 00:23

Aerotransalp Para não ficares descalço sempre tens este tipo de lâmpada H4 (xénon para médios e halogénio para máximos)

Wink

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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  redfox em Ter 25 Mar 2014, 01:25

Tk pelo topico... e em relação ao xenon 55w tens alguma referencia? Abraços
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Ter 25 Mar 2014, 02:19

redfox escreveu:Tk pelo topico... e em relação ao xenon 55w tens alguma referencia? Abraços

não aconselho balastros de 55w nas motas

os de 35W è mais que suficiente

Vou te dar os seguintes conselhos para um bom funcionamento do xenon

1º Nunca ligues o xenon sem teres a mota a trabalhar (quem não tem comando dos médios è favor por um botão de corte)

2º instala o balastro longe do painel de instrumentos e parte elétrica da mota

3º Não compres kits xenon na loja dos chineses

o meu balastro instalei na carenagem frontal esquerda



aproveitei o parafuso do pisca para fixar o balastro, mas também usei cola de contacto e espuma para colar este à carenagem por causa das vibrações  affraid 

PS as lâmpadas LED da Osram tem 900L cada uma, portanto fiquei com 1800L de máximos  pirat
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  RainMaker em Ter 25 Mar 2014, 09:00

Boas,

eu instalei um kit de xenon tb passado pouco tempo de ter a minha TA, em 2008, até hoje estou à espera que se f....undam todos, mas.... ainda não fundiu Smile

Na altura não comprei nos chineses... o que não quer dizer que não tenha sido feito na China Smile mas o certo é que ainda cá andam Smile o meu mecânico deixou lá o balastro normal para, caso o xenon se fundisse, pudesse meter uma H4 a continuar a andar Smile


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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  redfox em Ter 25 Mar 2014, 10:31

kuhn escreveu:

não aconselho balastros de 55w nas motas

os de 35W è mais que suficiente

Vou te dar os seguintes conselhos para um bom funcionamento do xenon

1º Nunca ligues o xenon sem teres a mota a trabalhar (quem não tem comando dos médios è favor por um botão de corte)

2º instala o balastro longe do painel de instrumentos e parte elétrica da mota

3º Não compres kits xenon na loja dos chineses

o meu balastro instalei na carenagem frontal esquerda



aproveitei o parafuso do pisca para fixar o balastro, mas também usei cola de contacto e espuma para colar este à carenagem por causa das vibrações  affraid 

PS as lâmpadas LED da Osram tem 900L cada uma, portanto fiquei com 1800L de máximos  pirat

Tk pelas dicas Smile
Cuidado com o balastro já houve malta aqui no forum que ficou com a carenagem (derretida) no verão...
E essas lampadas no sistema givi iluminam assim tão bem em relação ao normal? (tenho lido criticas que esses acabavam apenas para servir de luz de presença~e não para iluminar o caminho em si

E porque não recomendas os 55w puxam assim tanto? aqueçem?

Tk pelas respostas que tens dado Smile

Abraços
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  miguel almeida em Ter 25 Mar 2014, 21:36

Exactamente eu acuso-me .... ora ve aqui....

http://www.forumtransalp.com/t4465-a-minha-ta-sem-saias?highlight=a+minha+ta+sem+saias

E nunca mais ela ficou boa, o plastico enfraqueceu e nota-.se sempre o sitio e ja foi pintada 3 vezes !
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  Frederico Santos em Ter 25 Mar 2014, 23:23

so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço tmb os tem la e ate hoje nada de problemas


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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Qua 26 Mar 2014, 00:10

miguel almeida escreveu:Exactamente eu acuso-me .... ora ve aqui....

http://www.forumtransalp.com/t4465-a-minha-ta-sem-saias?highlight=a+minha+ta+sem+saias

E nunca mais ela ficou boa, o plastico enfraqueceu e nota-.se sempre o sitio e ja foi pintada 3 vezes !

Lamento muito o que aconteceu a tua mota mas o meu balastro nem chega a estar morno e também não está diretamente em contacto com a carenagem.

esse balastro era de 35w ou 55w?

isso é mesmo muito estranho  affraid 
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Qua 26 Mar 2014, 00:20

Frederico Santos escreveu:so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço  tmb os tem la e ate hoje nada de problemas

Tens tido muita sorte porque por norma um balastro cria um elevado campo magnético a sua volta podendo danificar alguns quadrantes, é claro que um balastros tem maior proteção que outros dependendo muito do fabricante. Eu gosto mais de prevenir do que remediar pirat 
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  drt em Qua 26 Mar 2014, 00:39

kuhn escreveu:
Frederico Santos escreveu:so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço  tmb os tem la e ate hoje nada de problemas

Tens tido muita sorte porque por norma um balastro cria um elevado campo magnético a sua volta podendo danificar alguns quadrantes, é claro que um balastros tem maior proteção que outros dependendo muito do fabricante. Eu gosto mais de prevenir do que remediar pirat 

O meu balastro, como todos os que tenho visto, estão dentro de uma caixa metalica além de terem uma ferrite na saida de alta voltagem o que reduz em muito os campos electromagneticos.
E o meu também está montado mesmo atrás dos instrumentos e até agora não noto nenhum problema.
Se estás preocupado com interferencias, devias prestas mais atenção ao teu telemovel e ao sistema de ignição da TA.
Mas pronto, mete-lhe também uam ferrite do lado dos 12V e não penses mais no assunto.


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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Qua 26 Mar 2014, 01:06

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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  miguel almeida em Qua 26 Mar 2014, 22:06

O meu é de 35Watts mas e dos finos logo nao aguenta tanto o calor como os mais grossos. Talvez seja por ai....
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Re: O mito do H.I.D. Xenon

Mensagem  kuhn em Qui 27 Mar 2014, 00:08

miguel almeida escreveu:O meu é de 35Watts mas e dos finos logo nao aguenta tanto o calor como os mais grossos. Talvez seja por ai....

o meu é normal, alias foi um quite H7 para carro que comprei para instalar na 929 RR e sobrou um balastro que acabei por instalar na TA.
só tive de comprar uma lâmpada H4 xenon para a transalp. De resto nunca aqueceu nada alem do motor   

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