Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Travagem Roda de tras TA650 - pastilhas secas?

Compartilhe
PedroPinheiro
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 8
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650
Kms: 65000

Travagem Roda de tras TA650 - pastilhas secas?

Mensagem  PedroPinheiro em Sex 28 Mar 2014, 11:48

Boas Pessoal,

Tenho me deparado com um grande discrepancia ao nivel da travagem da minha TA 650. À frente trava lindamente bem, atras ta mt fraquinha. Certo que atras nao é suposto travar da mesma maneira, mas ja tenho testado varias vezes já com discos quentes travar só com o de tras, epa, é preciso fazer muita pressão para travar algo!

É feitio, ou será que tenho as pastilhas secas ou algo mais...

abraco!

krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Re: Travagem Roda de tras TA650 - pastilhas secas?

Mensagem  krieg em Sex 28 Mar 2014, 11:49

Não é normal. Verifica o sistema pastilhas, óleo e bomba.  Rolling Eyes

=================================================================================================================

"O caminho faz-se caminhando"
kuhn
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 115
Masculino

Mensagem  kuhn em Sex 28 Mar 2014, 12:17

PedroPinheiro escreveu:Boas Pessoal,

Tenho me deparado com um grande discrepancia ao nivel da travagem da minha TA 650. À frente trava lindamente bem, atras ta mt fraquinha. Certo que atras nao é suposto travar da mesma maneira, mas ja tenho testado varias vezes já com discos quentes travar só com o de tras, epa, é preciso fazer muita pressão para travar algo!

abraco!

Limpas a mota com WD40? se sim verifica se não atingiu o disco, ou qualquer outro tipo de gordura.

Uma vez ao limpar a minha CBR salpiquei os discos com WD40 e nem com muita agua aquela porcaria saiu.
Depois de os lavar bem ainda tive que passar com um papel molhado em éter à volta dos discos para desengordurar, de seguida levou novamente com agua e
ficou 5*

Pode não ser o teu caso mas parece-me que algo contaminou os teus discos e pastinhas   Suspect
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  krieg em Sex 28 Mar 2014, 13:10

kuhn escreveu:
PedroPinheiro escreveu:Boas Pessoal,

abraco!

Limpas a mota com WD40? se sim verifica se não atingiu o disco, ou qualquer outro tipo de gordura.

Uma vez ao limpar a minha CBR salpiquei os discos com WD40 e nem com muita agua aquela porcaria saiu.
Depois de os lavar bem ainda tive que passar com um papel molhado em éter à volta dos discos para desengordurar, de seguida levou novamente com agua e
ficou 5*

Pode não ser o teu caso mas parece-me que algo contaminou os teus discos e pastinhas   Suspect

Se fôr gordura há sprays desengordurantes próprios para travões.

=================================================================================================================

kuhn
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 115
Masculino

Mensagem  kuhn em Sex 28 Mar 2014, 13:14

Krieg já ouvi falar desses sprays. Sabes onde posso comprar isso? dá sempre jeito  
macgs99
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 96
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
Kms: 60000

Mensagem  macgs99 em Sex 28 Mar 2014, 20:00

kuhn escreveu:Krieg já ouvi falar desses sprays. Sabes onde posso comprar isso? dá sempre jeito  
Quem vende disso é por exemplo a Wurth, chama-se limpeza de travões.
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Sex 28 Mar 2014, 20:03

Meu amigo, acho que estas a ir pelo caminho errado. O que tu queres saber eu explico. A ta a frente trava muito bem e atras ( comparativamente ) trava muito mal ! Ela trava mas, pareçe que nao, as vezes....eu e muitos outros achamos o mesmo, portanto o teu problema deve ser ...nenhum..... faz como nós habitua te !
Ate ja !
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sex 28 Mar 2014, 20:16

Eh pah o Miguel disse quase tudo, só não disse que a Transalp não foi feita para travar mas sim rolar.....

Transalp é Transalp e mai nada..
a.martins
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 42
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: xl650/2000
Kms: 16400

Mensagem  a.martins em Sex 28 Mar 2014, 21:24

miguel almeida escreveu:Meu amigo, acho que estas a ir pelo caminho errado. O que tu queres saber eu explico. A ta a frente trava muito bem e atras ( comparativamente ) trava muito mal ! Ela trava mas, pareçe que nao, as vezes....eu e muitos outros achamos o mesmo, portanto o teu problema deve ser ...nenhum..... faz como nós habitua te !
Ate ja !
afinal o meu mecanico tem razao!!...é que me disse o mesmo "habitua-te"!!!....é que nao trava mesmo nada!!
Ainda me pergunto para que serve aquele material todo?!?...bem a 20km/h ainda serve!!
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Sex 28 Mar 2014, 21:26

Exactamente a.martins serve apenas para compensar o da frente e equilibrar a travagem !
Deixa rolar !
DRAKER
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1245
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 2000
Kms: 24000

Mensagem  DRAKER em Sex 28 Mar 2014, 22:40

A Martins

o Miguel ja disse tudo....
mas so tenho a acrescentar o seguinte:
Esquece os sprays !
Podem os calços serem duros e estar vidrados. Nada como os tirar fora e lixar com lixa grossa 80 por exemplo. Limpas o disco com diluente celuloso e tá a andar. 
Por último podes sempre fazer um upgraed ...  colocar uma mangueira do travão em malha de aço.  Vai ajudar mas nao resolver.

Habitua te! !!
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 28 Mar 2014, 22:43

O Miguel explicou bem. De que serve um travão de trás a derrapar? É preferível travar bem mal, porque a moto trava é com o da frente e o de trás, é tipo... está lá para assistir.

Faz-me lembrar o meu Datsun 1200... à frente travava muito mal. Acho que atrás, nem travões tinha, só mesmo travando com a caixa. Tinha lá umas cintas ou lá que era... era apenas um add-on visual.

De volta à Transalp, eu estou satisfeito com o poder de travagem da minha. À frente trava o suficiente para a velocidade que ela atinge. A baixa velocidade, trava demasiado até. Só tenho pena de ter o TC e o ABS avariados. É pena.

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Sex 28 Mar 2014, 22:45

Já agora confirmar se não foi óleo para os calços quando lubrificaste a corrente. Na Transalp nunca me aconteceu mas na BTT às vezes lá vai óleo para o disco e ando umas semanas a travar com o pé na roda.

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Sex 28 Mar 2014, 23:17

Boas,

Pois, acho que isso é feitio e não defeito, eu na TA raramente uso o travão de trás, só quando quero que a magana se atravesse uns centímetros  Twisted Evil ou então quando vou com a pendura, de resto é muito peso à frente e o travão de trás não serve de muito...

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  krieg em Sab 29 Mar 2014, 08:55

Eu não acho que a TA trave bem. Nem à frente, nem atrás. Mas, como é lógico, o sistema de travagem/abrandamento  Very Happy  deve andar sempre verificado e em condições.

Ainda na semana passada mudei o óleo de ambos os sistemas que, pela côr, devia ser bem velhote.

Quanto aos tubos revestidos a malha de aço sim, melhora ligeiramente a travagem e nota-se mais quando o sistema é submetido a esforço prolongado , pois a tubagem não dilata. Só tem um problema, comprar já feito especificamente para o modelo é carote. A alternativa é comprar tubo a metro e construir -mos nós próprios.

Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Sab 29 Mar 2014, 17:57

Boas
Eu estou a usar as pastilhas EBC Double-H e ate a data foi as que mais gostei pois quanto mais aquecem mais travam e não tenho queixa atrás mal toco no travão o pneu vai logo a riscar...
Mas claro como trava bem também se nota o desgaste nos discos, mas antes quero segurança que os discos.
No verão quanto mais aquecem mais travam isso e muito bom pois cheguei a ter uns que com o calor vidravam e não travavam affraid 

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada

moselo
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 13
Masculino

Mensagem  moselo em Qui 14 Ago 2014, 15:41

cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  cheers 
miguel almeida escreveu:Meu amigo, acho que estas a ir pelo caminho errado. O que tu queres saber eu explico. A ta a frente trava muito bem e atras ( comparativamente  ) trava muito mal ! Ela trava mas, pareçe que nao, as vezes....eu e muitos outros achamos o mesmo, portanto o teu problema deve ser ...nenhum..... faz como nós habitua te !
Ate ja !
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Sex 15 Ago 2014, 10:10

Boas

Eu continuo a dizer as pastilhas fazem a diferença...
Já testei vários tipos e notasse bem a diferença...
Com estas mesmo nas escapadinha em dias de calor como a escapadinha do geres onde estava um brasa e muitos colegas ficaram sem travão de tras eu não tive problemas era só um toque.
Melhor teste que este passeio não existe tinha descidas 12%
http://www.forumtransalp.com/t2748-offroad-geres-dia-7-agosto
Ainda agora se chegar a uma oficina eles metem pastilha normal não tem EBC double-H

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 20 Nov 2017, 11:35