Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Quebras em Altas Rotações

Compartilhe
quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 28
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: xl 600v
Kms: 50000

Quebras em Altas Rotações

Mensagem  quest4broa em Qui 03 Abr 2014, 08:30

A minha Transalp por vezes quando se encontra em altas rotações, independentemente da mudança que está engatada, tem quebras que parecem semelhantes ao momento em que está a acabar o combustível. Acontece no entanto mais vezes em 5a.

É apenas por um momento visto que logo depois começa a desenvolver outra vez mas aquele momento se for a "esticar" a 5a por exemplo é quase como se tivesse travado e já foi motivo para alguns sustos.

Não sei se serão os carburadores se será apenas um problema relacionado com o ar (filtros, etc.) ou até do acelerador.´

Já alguém teve um problema parecido e sabe por onde devo começar?

Obrigado.
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Re: Quebras em Altas Rotações

Mensagem  PedroR em Qui 03 Abr 2014, 10:02

Entretanto a Brigada já vem aí em teu auxilio! Wink 

Ohhh Faustinooooo!!!!!   

=================================================================================================================

RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Qui 03 Abr 2014, 10:10

estranho mesmo...

isso acontece sempre ou só algumas vezes aleatoriamente ?

=================================================================================================================

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Qui 03 Abr 2014, 12:52

Olá,

acontece aleatoriamente. é como se abafasse por 1 ou 2 segundos e logo a seguir "dispara" outra vez. é o suficiente para te mandares para uma ultrapassagem com veículos a vir na tua direção de frente e apanhares um susto quando ela quebra de repente.

acontece apenas por vezes e mesmo a quente.
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Qui 03 Abr 2014, 14:16

Boas,

eu não percebo nada de mecânica, mas mesmo nada, mas... não será carburador ? cachimbos das velas ? filtro de ar ?

Eu na minha ventoinha, que é de uma marca foleira com uma hélice, tive um problema parecido em tempos, que era a mota simplesmente ia abaixo, aconteceu-me 5 ou 6 vezes, uma delas a meio de uma rotunda que me fez quase enlamear a cueca,  até que a levei ao mecânico que me detectou microfissuras nos cabos dos cachimbos, trocámos os cabos e nunca mais me voltou  a acontecer.

Mas nada melhor falar com quem percebe da poda...

Última edição por RainMaker em Sex 04 Abr 2014, 10:25, editado 1 vez(es)

Voltinha por Portugal Setembro 2010

Italy Calling 2009

http://italycalling.blogspot.com/
Aerotransalp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 250
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms:

Mensagem  Aerotransalp em Qui 03 Abr 2014, 21:11

quest4broa escreveu:A minha Transalp por vezes quando se encontra em altas rotações, independentemente da mudança que está engatada, tem quebras que parecem semelhantes ao momento em que está a acabar o combustível. Acontece no entanto mais vezes em 5a.

É apenas por um momento visto que logo depois começa a desenvolver outra vez mas aquele momento se for a "esticar" a 5a por exemplo é quase como se tivesse travado e já foi motivo para alguns sustos.

Não sei se serão os carburadores se será apenas um problema relacionado com o ar (filtros, etc.) ou até do acelerador.´

Já alguém teve um problema parecido e sabe por onde devo começar?

Obrigado.

Boas
Isso para mim parece a ser inicio de caspa nos cdi´s...

A tua TA 600 é de que ano? Tem dois cdi`s? Ainda são os de origem e em qual posição estão os cdi`s?
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Qui 03 Abr 2014, 21:30

Amigo estas a falar de uma Ta ou da 535 que esta na foto? ja tive uma e nunca me aconteceu. Mas na Ta já e era falta de gota devido a um tubo estrangulado......
Nao esquecer que se estamos a falar da 535 ela tem um acrescimo de deposito de gasolina debaixo do assento do condutor, Toda a gota vai do deposito principal para esse que por sua vez e bombeado para o motor atraves de uma bomba se nao me falha a memoria. Pode ser ai que resida o problema.....
tgomes
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 233
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL700/09
Kms:

Mensagem  tgomes em Sex 04 Abr 2014, 09:54

Podem ser problemas de origens diferentes, mas a minha TA 700 só precisei de trocar os cachimbos das velas.

Mas não se tratava de ser só em altas rotações, mas da maneira como respondia de baixas para altas.

Podes até fazer o teste que eu vi o meu mecânico fazer.

Meteu a burra a trabalhar no relantim e borrifou água para o casquilho. Foi-se logo a baixo...

Como te disse, podem até ser problemas de origens diferentes. Embora a tua seja a TA 650 e tenha 2 velas por cilindro, pode ser algo relacionado...

Mas nada como teres a opinião de quem realmente entende disto!

DR. Faustinooooo  
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sex 04 Abr 2014, 11:20

CDI's Question Question Exclamation Exclamation 

Transalp é Transalp e mai nada..
Aerotransalp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 250
Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Aerotransalp em Sex 04 Abr 2014, 15:20

Transouto escreveu:CDI's Question Question Exclamation Exclamation 

Sim, porque foi esse o sintoma da minha TA600 quando os cdi´s começaram a dar os primeiros sinais de avaria.
Estava andar muito bem e quando dava uma "gazada" (nem sempre) durante uns pequenos momentos parecia que lhe faltava combustível, devia de ser no momento de maiores vibrações e aquecimento.
Em viagens cortas de casa-trabalho etc, passava meses e não fazia nada.
Em Abril do ano passado a caminho de Castelo Branco, já a chegar perto de lá começou a fazer o mesmo e dai cada vez a ficar pior.
Depois de reparar os cdi´s, nunca mais aconteceu.
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1350
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sab 05 Abr 2014, 03:02

ehehe cada vez mexo mais em motas, cada vez acho que percebo menos disto. Não sei porque me chamam mas dá vontade de  Laughing  

Ao tópico... primeiro parabéns pela boa descrição do problema.
Existem três coisas essenciais nos motores a combustão interna: Mistura, Compressão e Ignição.
Problemas de compressão excluídos, porque a mota deixa de ter força apenas por momentos.
Dentro da mistura podemos excluir a admissão de ar mas pode estar relacionado com a admissão de gasolina.
Ignição também pode estar em causa ainda para mais com o problema cronico dos CDI's, no entanto a ignição não tem tendência a "escolher" falhar pelo regime do motor mas sim por maus contactos relacionados por condições exteriores ou pela temperatura do natural funcionamento do sistema.
Por pouco mais do que já referi e se não existir experiência mecânica ao mesmo tempo que deixava agravar, tentava obter respostas. Pelo que é descrito e porque é natural andar mais tempo em altos regimes com a última mudança fico inclinado para falta momentânea de combustível numa ou nas duas cubas dos carburadores.
Para testar ou ficar mais confuso pode-se experimentar deixar a mota aquecer e em auto estrada andar uns minutos largos entre 80 a 120 sem variações e sem interrupções na mudança que obrigue a ter o motor no mais alto regime, sempre atento a qualquer sinal e controlando a temperatura do motor. Caso o sintoma da falha ocorra e se todas as condições o permitirem insiste-se em manter a mota a alto regime. Se se confirmarem novas falhas mantém-se a mesma mudança, reduz-se significativamente o regime durante uns segundos e volta-se ao mesmo regime anterior. Se as falhas não ocorrerem nos primeiros segundos podemos excluir temporariamente a ignição e focar problemas relacionados com a admissão de gasolina, por exemplo sistema restrito ou nível das bóias incorrecto.

Cumprimentos
Faustino

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8269
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 07 Abr 2014, 17:07

Vinha dizer que poderia ser da anilha sincronizadora...mas depois do post do Faustino, limito-me a escrever:Amén!  

Um abraço e boas transalpadas

Última edição por TrAnsAlper em Ter 15 Abr 2014, 09:28, editado 1 vez(es)

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Dom 13 Abr 2014, 10:11

jfvf87 escreveu:ehehe cada vez mexo mais em motas, cada vez acho que percebo menos disto. Não sei porque me chamam mas dá vontade de  Laughing  

Ao tópico... primeiro parabéns pela boa descrição do problema.
Existem três coisas essenciais nos motores a combustão interna: Mistura, Compressão e Ignição.
Problemas de compressão excluídos, porque a mota deixa de ter força apenas por momentos.
Dentro da mistura podemos excluir a admissão de ar mas pode estar relacionado com a admissão de gasolina.
Ignição também pode estar em causa ainda para mais com o problema cronico dos CDI's, no entanto a ignição não tem tendência a "escolher" falhar pelo regime do motor mas sim por maus contactos relacionados por condições exteriores ou pela temperatura do natural funcionamento do sistema.
Por pouco mais do que já referi e se não existir experiência mecânica ao mesmo tempo que deixava agravar, tentava obter respostas. Pelo que é descrito e porque é natural andar mais tempo em altos regimes com a última mudança fico inclinado para falta momentânea de combustível numa ou nas duas cubas dos carburadores.
Para testar ou ficar mais confuso pode-se experimentar deixar a mota aquecer e em auto estrada andar uns minutos largos entre 80 a 120 sem variações e sem interrupções na mudança que obrigue a ter o motor no mais alto regime, sempre atento a qualquer sinal e controlando a temperatura do motor. Caso o sintoma da falha ocorra e se todas as condições o permitirem insiste-se em manter a mota a alto regime. Se se confirmarem novas falhas mantém-se a mesma mudança, reduz-se significativamente o regime durante uns segundos e volta-se ao mesmo regime anterior. Se as falhas não ocorrerem nos primeiros segundos podemos excluir temporariamente a ignição e focar problemas relacionados com a admissão de gasolina, por exemplo sistema restrito ou nível das bóias incorrecto.

Cumprimentos
Faustino

Desde já muito obrigado pela ajuda. De facto ainda não tive tempo para levar a minha Tansalp ao mecânico mas em breve terei e depois também vos direi o que é ou o que foi possível apurar.

Tal como referiste, esquecendo todos os problemas que sabemos que podem estar ligados a um problema deste tipo, nomeadamente carburadores desalinhados nas altas, cdi´s, etc. o problema aparenta ser relacionado com a admissão de gasolina, tendo em conta que o sintoma que noto é verdadeiramente e exatamente igual ao de quando temos o combustível a acabar.

Para tentar perceber melhor o problema tenho andado a acrescentar em todos os depósitos a quantidade recomendada de Marvel Mystery Oil, no sentido de "limpar" e lubrificar as tubagens do combustível, tendo em conta que a mota não tem filtro de gasolina (penso que a TA não tem pelo menos a minha que é de 98). Ultimamente não tenho andado em autoestrada e por isso não consigo dizer se o problema está igual, melhor ou pior visto que este problema apenas é detetado em altas rotações (alta velocidade ou grandes acelerações).

Sendo problema na admissão de combustível, então pela tua experiência achas que serão as tubagens que não levam o combustível na proporção correta para os carburadores? Qual será a melhor solução para este problema?

Obrigado mais uma vez.
quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Dom 13 Abr 2014, 10:23

Não sei se ajuda a despistar o problema, tendo em conta que pela descrição do Faustino o problema dos CDI´s se pode verificar principalmente pelas vibrações e trepidação.

Não é usual levar a mota para o monte, mas levei-a à duas semanas e foi para alguns trilhos moderados que exigiram bastante da mota. Apesar de descidas inclinadíssimas e subidas quase tipo "trial" a problema não se manifestou uma única vez a não ser quando estava já a caminho de casa em 5a na autoestrada a 140 e a acelerar para mais.

Apesar de tudo isto e tendo em conta que o problema naturalmente que também poderá ser nos cdi´s, alguém sabe aqui para o Norte onde posso repará-los?

Obrigado a todos pela ajuda que têm dado.
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Dom 13 Abr 2014, 19:10

quest4broa escreveu:Não sei se ajuda a despistar o problema, tendo em conta que pela descrição do Faustino o problema dos CDI´s se pode verificar principalmente pelas vibrações e trepidação.

Não é usual levar a mota para o monte, mas levei-a à duas semanas e foi para alguns trilhos moderados que exigiram bastante da mota. Apesar de descidas inclinadíssimas e subidas quase tipo "trial" a problema não se manifestou uma única vez a não ser quando estava já a caminho de casa em 5a na autoestrada a 140 e a acelerar para mais.

Apesar de tudo isto e tendo em conta que o problema naturalmente que também poderá ser nos cdi´s, alguém sabe aqui para o Norte onde posso repará-los?

Obrigado a todos pela ajuda que têm dado.

O Ricardo repara e tem acordos com os CTT e outras transportadoras. Acho que envia para qualquer ponta do mundo  Razz 

Cumprimentos
Faustino

CDI p/600 75€, Kit Rolamentos da direcção 35€, pastilhas frente TA650 9€(1 jogo), Filtro de ar papel TA650 26€

quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Sex 23 Maio 2014, 04:25

ola,

entao fui a Moto Veiga, representante da Honda em Braga e dizem k o
problema é o TPS k pelo k percebo é um sensor dos carburadores k do
existe nos modelos apos 96. ora o problema é k a Honda só vende em
conjunto com os carburadores e estão com dificuldades em arranjar usado.
Alguêm me pode ajudar a perceber o k é, o preço e onde posso tentar arranjar?

Obrigado.
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 23 Maio 2014, 09:29

quest4broa escreveu:ola,

Obrigado.

Viva

TPS ou Throttle Position Sensor
humm  Neutral  eles assumem a despesa se não estiverem certos?
Antes de o comprares desliga-o e testa a mota, é o melhor conselho que te podem dar neste momento.

Cumprimentos
Faustino

quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Sab 24 Maio 2014, 06:12

jfvf87 escreveu:

Obrigado.

Viva

Antes de o comprares desliga-o e testa a mota, é o melhor conselho que te podem dar neste momento.

Cumprimentos
Faustino

ola Faustino,

obrigado pela ajuda, no entanto sendo eu um leigo em mecanica, podes me dizer o que posso esperar desse
teste, ou do que vou sentir o que podera indicar ser mesmo do tps ou o que poders indicar nao ser?

estou tambem com dificuldades em arranjar a peça mesmo no ebay sem os carburadores, o que leva a brincadeira logo
com os portes para os 100 paus. alguem tem ideia de onde poderei arranjar?

obrigado e abraço a todos

ps --> Faustino, é pena nao seres do Norte eheh
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sab 24 Maio 2014, 09:27

quest4broa escreveu:
jfvf87 escreveu:

Obrigado.

Viva

Cumprimentos
Faustino

ola Faustino,

obrigado pela ajuda, no entanto sendo eu um leigo em mecanica, podes me dizer o que posso esperar desse
teste, ou do que vou sentir o que podera indicar ser mesmo do tps ou o que poders indicar nao ser?

estou tambem com dificuldades em arranjar a peça mesmo no ebay sem os carburadores, o que leva a brincadeira logo
com os portes para os 100 paus. alguem tem ideia de onde poderei arranjar?

obrigado e abraço a todos

ps --> Faustino, é pena nao seres do Norte eheh

Com um multímetro podes testar esse sensor. Com ele fechado tem que dar x (julgo que +/- 0.7V) voltagem e abrindo gradualmente as borboletas a voltagem vai aumentando (julgo que até +/- 5V), pelo menos noutras motas é semelhante (nunca tive qualquer problema nesse sensor nas TA's). Se houver saltos de valores de voltagem então confirma-se que é o sensor.
Se não estou em erro e pela lógica esse sensor só deve ter impacto na curva de aceleração em termos de ignição.
Ou seja, não é um sensor indispensável porque deve apenas fazer melhoramentos na curva de aceleração de ignição standard do CDI. Logo se são esses melhoramentos que estão a causar problemas, estes devem desaparecer se o sensor estiver desligado.
Se passares lá pela Honda pede-lhes uma explicação de como chegaram a essa conclusão. Muito honestamente cheira-me a posta de pescada já que essa mota não tem ficha de diagnostico e irem ai direitos é porque alguma coisa aqui não foi bem descrita ou faltou descrever.
Dás o benefício da dúvida e com a mota desligada desligas o sensor, tem uma patilha para o retirar. Depois é só ir passear e estar atento às falhas.

Cumprimentos
Faustino

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sab 24 Maio 2014, 09:29

Motas a injecção pela minha experiência são mais melindrosas com esse sensor, na 600 nem se deve notar diferença.

Cumprimentos
Faustino

jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Ter 27 Maio 2014, 14:20

quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Ter 27 Maio 2014, 15:37

quest4broa
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  quest4broa em Qui 29 Maio 2014, 16:32

vou atualizar a informação:

estive na Honda onde falei com o mecânico que intervencionou a minha TA
e ele garantiu-me que fez vários testes (nao deu pormenores) e que tem a certeza
que o problema é do TPS. Disse me que tinha conseguido no entanto melhorar o problema em altas rotaçoes
mas que para isso prejudicou ligeiramente as baixas.

ja testei a mota e em altas ja nao tem qualquer quebra (ufa) mas em baixas engasga ligeiramente, ou seja qualquer abertura do punho mais repentina e a mota faz o que fazia em altas, ou seja morre.

Faustino, posso com estes novos dados ter a certeza que é o TPS?

Outra questao, eles dizem que se eu arranjar o TPS é necessario ir la coloca lo pois aquilo tem uma afinaçao dificil. é verdade
ou possi simplesmente tirar um e meter outro?

por fim qual é que acham ser o preço justo de um tps usado?

obrigado a todos
jfvf87
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  jfvf87 em Sex 30 Maio 2014, 07:41

quest4broa escreveu:vou atualizar a informação:

estive na Honda onde falei com o mecânico que intervencionou a minha TA
e ele garantiu-me que fez vários testes (nao deu pormenores) e que tem a certeza
que o problema é do TPS. Disse me que tinha conseguido no entanto melhorar o problema em altas rotaçoes
mas que para isso prejudicou ligeiramente as baixas.

ja testei a mota e em altas ja nao tem qualquer quebra (ufa) mas em baixas engasga ligeiramente, ou seja qualquer abertura do punho mais repentina e a mota faz o que fazia em altas, ou seja morre.

Faustino, posso com estes novos dados ter a certeza que é o TPS?

Outra questao, eles dizem que se eu arranjar o TPS é necessário ir la coloca lo pois aquilo tem uma afinaçao dificil. é verdade
ou possi simplesmente tirar um e meter outro?

por fim qual é que acham ser o preço justo de um tps usado?

obrigado a todos

Se o mecânico tem certeza que é o sensor então é porque é Smile.
Numa pesquisa na net encontrei:
" Re: Help Required for Possible TPS on 2005 Transalp

Hmm, interested to know more info.
   Is the bike broken down/running badly???

Mine ran fine with it unplugged when I 'experimented' a couple of years ago....."
As TA650 neste aspeto são muito idênticas às 600. Como já tinha referido esse sensor não é indispensável, por isso, desliga-o antes de decidires substitui-lo. É um teste muito simples e muito inteligente...Se o fizeres partilha o resultado para aprendermos mais alguma coisa.

Em relação à instalação é como te disseram. Colocar lá é fácil, afinar é mais complicado (neste modelo utiliza-se um multímetro para obter a posição correcta) .
Desta família de motas se não estou em erro só existe esse sensor novo e vendido à parte pela Honda para a Africa Twin. Sabendo que para a 600 o sensor novo só é encontrado em conjunto com os carburadores novos (que são uma fortuna) o preço dessa peça vale o que o comprador estiver disposto a pagar.
Por coincidência no fim de semana passado estive com o Rui Guerra (do link http://www.forumtransalp.com/t5242-vendo-throttle-position-sensor-tps-para-ta-600-pd10 ) e falamos desse sensor. Acho que ele não tem pressa em vender mas que também não quer lucrar com a peça.

Cumprimentos
Faustino

krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Sex 30 Maio 2014, 10:02

Epá, o Rui Guerra sou eu  lol! lol! 

"O caminho faz-se caminhando"

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 04:26