Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

Compartilhe
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

Mensagem  Cou em Seg 30 Mar 2015, 19:41

Boas
O ser bom não faz milagres a tua mão e que conta What a Face
Se gotas de arranques uma condução mais sport logo vai ter mais desgaste...
Não esquecer de lubrificar bem com óleo de preferência já tive colegas a passar por mim escutava o barulho das correntes secas, corrente sempre afinada enfim vários factores que influencia o resultado final

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Seg 30 Mar 2015, 20:13

Cou escreveu:Boas
O ser bom não faz milagres a tua mão e que conta :face:
Se gotas de arranques uma condução mais sport logo vai ter mais desgaste...
Não esquecer de lubrificar bem com óleo de preferência já tive colegas a passar por mim escutava o barulho das correntes secas, corrente sempre afinada enfim vários factores que influencia o resultado final

Normalmente é de 500 em 500 kms e tem sido sempre assim. Entretanto já encomendei uma corrente 15/48 e portanto vou manter o racio original da Transalp porque eu ainda acho que quem fez a Transalp, é mais inteligente que eu. Se o objectivo fosse mais força para fora de estrada ainda era capaz de meter um 14/46 ou parecido. Mas assim, não. Como é uma situação em que mexe com o rendimento da Transalp e esforça mais ou menos a caixa, depois do que andei a ler, decidi deixar ficar o que está a funcionar muito bem.

Amanhã de tarde já vai receber muito TLC na Mototrofa e espero só trocar o próximo kit daqui a 30 mil kms.

=================================================================================================================

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
JCTransalp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 223
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: 700 XVA 2010
Kms: Uns a seguir ao outros

Mensagem  JCTransalp em Ter 31 Mar 2015, 09:40

Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta affraid em andamento.
No arranque ainda não me dediquei a OBS.
Mas também não entendo puto dessas cenas...

TA e ... na maior
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 31 Mar 2015, 10:37

JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
Confiei no pessoal da Mototrofa e foi colocado um Kit de 143 € plus mão de obra deu 154€...
Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.

Perceber até é fácil, o que eu não tenho é um estudo que me prove que qualquer alteração não me vai estragar a caixa ou outra coisa ao longo dos anos. A Transalp tem determinadas especificações e as margens de segurança e bom funcionamento, são largas e o material é de excelente qualidade, portanto ela aguentará esta alteração e tantas outras sem problemas. É como ter a Transalp sempre carregada com malas por exemplo ou ter um burro que come muitas bolotas, em vez de salada.

Bom mesmo, é ter a tua opinião e de outros, para poder perceber o comportamente perante tal modificação. E já agora, 16/47 é um grande ganho em menos consumo nas vias rápidas, já que tens uns 4% mais de ganho de velocidade ou menos rotação para a velocidade normal. Se não fores para fora de estrada muitas vezes, tudo bem, senão é a embraiagem que vai sofrer.

Abraço!!!!!!!!!! afro

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
JCTransalp
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  JCTransalp em Ter 31 Mar 2015, 11:40

adelinoaraujo escreveu:
JCTransalp escreveu:Acabei de fazer essa operação na minha carroça... ao fim de 31000 e qualquer coisa Km´s.
Alterei relação de 15/47 para 16/47 e ao que me pareceu nos primeiro Km´s ela ficou mais biolenta  affraid  em andamento.

Perceber até é fácil, o que eu não tenho é um estudo que me prove que qualquer alteração não me vai estragar a caixa ou outra coisa ao longo dos anos. A Transalp tem determinadas especificações e as margens de segurança e bom funcionamento, são largas e o material é de excelente qualidade, portanto ela aguentará esta alteração e tantas outras sem problemas. É como ter a Transalp sempre carregada com malas por exemplo ou ter um burro que come muitas bolotas, em vez de salada.

Bom mesmo, é ter a tua opinião e de outros, para poder perceber o comportamente perante tal modificação. E já agora, 16/47 é um grande ganho em menos consumo nas vias rápidas, já que tens uns 4% mais de ganho de velocidade ou menos rotação para a velocidade normal. Se não fores para fora de estrada muitas vezes, tudo bem, senão é a embraiagem que vai sofrer.

Abraço!!!!!!!!!! afro

Não entendi a triologia Burro/Bolotas/Salada ...  scratch
A meu ver:
Burro - Palha
Bolota - Porco
Salada - ???

Eu sou mais de Cerveja/Vinho/Salpicão

Fora o aparte, a minha intenção era mesmo baixar o regime de rotações do motor e diminuir o consumo.
O acrescimo de velocidade de ponta é mais um extra bem vindo, embora não pense em dar-lhe muito uso.
Relativamento ao aumento de esforço por parte do motor e caixa.... Ela deve aguentar. Ela aguenta tudo.
A mota anda maioritariamente e muito maioritariamente em alcatrão.

cmps

TA e ... na maior
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 31 Mar 2015, 16:13

JCTransalp escreveu:

Não entendi a triologia Burro/Bolotas/Salada ...  :scratch:
A meu ver:
Burro - Palha
Bolota - Porco
Salada - ???

cmps

Pois, é exactamente isso: um burro que como que nem um porco, em vez de andar a salada. E não sou eu, atenção! É o tipo que anda com a minha Transalp.

Pois.

Bem, falando agora de coisas com interesse, lá foram 215 euros. Só 130 foram para as cremalheiras e corrente. O resto foi óleo e filtro de óleo e restante manutenção normal.

Não levou velas porque eu estava com pouco tempo e implicava tirar o depósito. Portanto para a próxima dos 36k será: filtro de ar, velas e calços à frente.

Ouvi por aí que há um filtro K&N lavável também para a Transalp e estou a pensar meter, porque cada 12k leva um filtro de 70 euros. E a 'bida' num tá prá isto assim. Fonix!

Bem, agora está linda! Corrente a brilhar e revisão feita, agora com óleo novo, já canta d'outra forma. Afinada e lavada. Até brilha!

adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Masculino

A Mota

Mensagem  adelinoaraujo em Ter 31 Mar 2015, 16:22

Já agora, chegou lá uma Crosstourer... ***! Sem mais comentários.

Outra coisa que o mecânico disse foi que a malta das NC7x00x costuma ir lá aos 6000 e não aos 12k como a Honda indica. Os das scooters estão a fazer cada 4000 e não 8k como a Honda indica. Isto parece-me acertado porque o desgaste em 12k é pesado. Portanto, já não reclamo da minha ir lá cada 6k porque eu vejo a cor chateada com que o óleo sai.

E digo-te(vos) mais: a Transalp é uma P**A dum maquinão à homem mesmo. É mesmo para dar a volta ao mundo como o outro fez 250.000 em 8 anos com a mesma menina https://www.youtube.com/watch?v=YsxyeBdQmVI e só teve 1 acidente.

kuhn
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 115
Masculino

Mensagem  kuhn em Ter 31 Mar 2015, 16:53

A já conta com 40 000km ainda n dá sinais de desgaste da transmissão Wink
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Mensagem  PedroR em Sab 04 Abr 2015, 16:02

Boas, já tens algum feedback dos consumos?? Andas sempre sozinho, ou também andas com ela bem carregada (malas e pendura)??

Estou na iminência de trocar o kit e já ponderei e (des)ponderei alterar a relação. O uso que faço da minha mota é dia/dia e viagens carregadinho até aos dentes... Smile

JCTransalp
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota

Mensagem  JCTransalp em Sab 04 Abr 2015, 17:48

PedroR escreveu:

Boas, já tens algum feedback dos consumos?? Andas sempre sozinho, ou também andas com ela bem carregada (malas e pendura)??

Estou na iminência de trocar o kit e já ponderei e (des)ponderei alterar a relação. O uso que faço da minha mota é dia/dia e viagens carregadinho até aos dentes... Smile

Viva,

A minha area não é muito a mecanica

Parece, mas só parece que baixou ligeiramente a rotação do motor.
Mais um cadinho de velocidade
Ando sempre só, apenas com top+ case.

De resto vamos vendo

TA e ... na maior
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 534
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
Kms: 22.000

OLa

Mensagem  asa em Qua 24 Jun 2015, 11:20

kuhn escreveu:Aproveita e mete a relação 15/47 com pneu 130 e tira esse pneu de bicicleta Wink

---Bom dia
Li o seu post e fikei a pensar que estou no ponto de:
Ter de meter o Kit transmissão esta semana,e conjuntamente trocar o Mitas E07 traseiro. Sempre usei o de origem 120/90-17 mas dps do que li, fico na duvida. scratch
Mesma relação e mesmo pneu, ou.............???? Que lhe parece?
Grato se puder responder rapido, pois tenho de meter a moto no mecanico.
asa

Celso Latorre
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 2
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLV 700A Transalp
Kms: 50.000

Mensagem  Celso Latorre em Qua 24 Jun 2015, 21:12

Minha mota está com um pinhão (sprocket) de 17 dentes à frente e mantive a coroa original.
Toda a transmissão (original exceto o pinhão que troquei logo no início com apenas 1.000 Km rodados com a mota) está com 50.100 Km.
Creio que chegará a 70.000Km, ou mais.
Lubrifico a cada 500 Km com óleo SAE90 e graxa branca.
Lavo a corrente a cada 3.000 Km com querosene.

Desempenho atual em terreno nivelado, 1/2 carga, sem vento significativo: 117 km/h, 4.500 rpm, 22,5 km/l.

Se necessitar mais força em subidas, reduzo uma marcha e pronto.

Todas Honda (quase)
CB400 prata 82'
XL 250R vermelha 82'
CG 125 preta 88'
XLX 350R vermelha 88'
CBX 250 Twister vermelha 05'
CBR 600RR preta 08'
CB 600F Hornet vinho 08'
XLV 700A Transalp 11' vinho (atual)
Harley Davidson XL 883N Iron preta 12' (atual)
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Qua 24 Jun 2015, 21:18

Asa a transmissao podes por 15/47 a vontade. Eu tinha na minha Transalp igual a tua, melhorava em autoestrada mas perdia um pouco na força, ve la porque andas sempre no meio do monte !!! Agora o pneu mete o 120 0 130 da direito a multa e o 120 do mitas ja é igual em tamanho ao 130 das outras marcas ( fininho ).
Abraço

Bianchi 50cc / YamahaDt50Lc /Yamaha Dtr 125 / Yamaha Xj 600 / Yamaha Xv 535 Virago / Yamaha Dragstar 650 / Yamaha Royal Star 1300 / Suzuki Bandit 400 / Honda Cbr 900  / Yamaha R1 / Yamaha Yzf 600 / Yamaha Yzf 1000 / Honda Transalp 650 / Actualmente Honda Varadero 1000
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 534
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
Kms: 22.000

Boas dicas!

Mensagem  asa em Qua 24 Jun 2015, 21:55

Abraço
[/quote]
----
Quem assim fala..melhor pensa!?
Grato
PS: tamos a compilar as melhores fotos e videos do evento. E já a pensar no proximo.... HUM bounce

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 17:46