Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Pinhão TA 700

Compartilhe

Machado1
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 5
Masculino

Pinhão TA 700

Mensagem  Machado1 em Sex 30 Jan 2015, 01:29

Boas malta!

Aqui o novo membro precisa de sábias opiniões!
O que acham de um pinhão 16 na minha 700 (tem 15)? Alguém já fez esta alteração?
De facto neste campo esta mal habituado... a NC rodava mansinha a 100km/h às 3000rpm. Não é que as vibrações sejam demasiado desconfortáveis, que não são, mas a diferença de consumo entre os 100-120km/h e os 140 é abismal! Nisso também estava mal habituado (gastava 5 e pouco sempre a 160) mas já sabia para o que vinha para ter o que não tinha na NC - tudo o resto!

Digam-me de vossa justiça!

Abraço do Machado
JCTransalp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 223
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: 700 XVA 2010
Kms: Uns a seguir ao outros

Re: Pinhão TA 700

Mensagem  JCTransalp em Sex 30 Jan 2015, 11:04

Viva,
Tenho uma igual com mais de 30.000 e tenho de substituir o kit de transmissão.
Mas acho que vou optar por diminuir a cremalheira em 3 dentes ...
A pretensão é sem duvida baixar um nico as rotações.

Mas isto é a minha modesta op.

cmps e boas curvas

=================================================================================================================

TA e ... na maior
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Sex 30 Jan 2015, 11:20

A diferença de Consumo dos 120 para os 140 é assim tão grande ?

A quanto te referes ?

Caso optes por essa alteração no pinhão segundo li, essa alteração deve ser acompanhada pela substituição de novo conjunto da transmissão, ou seja, corrente e cremalheira também novos.

Eu fazia assim: experimentava quando trocasse o conjunto e, caso não funcionasse, voltava a colocar o pinhão com a medida de origem.

Quaisquer 50 km ou menos dá para fazer o teste.  

=================================================================================================================

"O caminho faz-se caminhando"
tgomes
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 233
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL700/09
Kms:

Mensagem  tgomes em Sex 30 Jan 2015, 11:24

Muita coisa pode ser dita em relação ao colocar ou não um pinhão maior.
Quem faz essa alteração, pode fazer uma de duas formas. Ou um pinhão maior (como dizes), ou uma cremalheira mais pequena.
Depende sobre tudo do teu tipo de condução e do que pretendes da mota!!!
É muito simples, seguindo a lógica das bicicletas, ao meter um pinhão maior à frente vais perder força e poder de arranque. Ganhas em (alguma) velocidade, melhoras alguns consumos em viagem e diminuis o esforço do motor.
Tenho igualmente uma 700 e meti um pinhão de 17 à frente e depois disto o que te posso dizer. Para o meu tipo de condução, para os percursos que faço e para a dinâmica que pretendo da mota, estou satisfeito com a alteração!  

Do meu ponto de vista!

Velocidade:
Ganhas alguma velocidade de ponta e evitas tantas trocas de mudanças, visto que ficam um pouco mais longas.

Consumos:
Se andas muito devagar, vais até aumentar os consumos.
Se andas muito na casa dos 100km/h para cima e tens poucos pára/arranca, aí sim, ganhas alguma coisa com isso. Eu nunca fiz as contas, mas penso que com um depósito sou capaz de fazer mais 20 a 30 km's.

Dinâmica:
Esta foi a parte que me levou a fazer a alteração!
Não te podes esquecer que tens uma mota trail, "mista" com 5 mudanças e 60 cv. Quando eu alterei na minha, que aconteceu...
Perdi aquele poder de ataque no off-road mais puxado (nada por aí além, acredita), mas o off-road que faço é mais estradões e para mim, até ficou mais fixe, pois está mais longa e não pede tantas trocas de mudança! Wink
Em estrada, principalmente em velocidades acima dos 120/130, o motor parecia que ia a "ganir". Repara, como não tens 6º, o motor vai algum tempo em esforço. Ao alongares as mudanças, diminuis esforço, ruído, consumos, aquecimento e desgaste de material.

Se fizeres a alteração que falas de 15 para 16, não sei se vais alterar grande coisa. Tenho receio que vás ter o trabalho e despesa para tão poucos resultados.
Mas alguma coisa vais notar, certamente.

Se fizeres isso, deixa aqui o resultado e qual a tua opinião!

Abraço Smile
tgomes
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  tgomes em Sex 30 Jan 2015, 11:31

krieg escreveu:

Caso optes por essa alteração no pinhão segundo li, essa alteração deve ser acompanhada pela substituição de novo conjunto da transmissão, ou seja, corrente e cremalheira também novos.

Eu fazia assim: experimentava quando trocasse o conjunto e, caso não funcionasse, voltava a colocar o pinhão com a medida de origem.

Concordo com o Krieg!
O melhor é mesmo trocar por um novo conjunto de transmissão! Isso é o ideal!

Eu só não o fiz na minha porque na altura tinha o conjunto com poucos kms. Mas como ele diz e bem, podes experimentar e depois ficas com uma ideia se gostas ou não. Wink
krieg
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 538
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo

Mensagem  krieg em Sex 30 Jan 2015, 11:45

tgomes escreveu:
krieg escreveu:

Concordo com o Krieg!
O melhor é mesmo trocar por um novo conjunto de transmissão! Isso é o ideal!

Eu só não o fiz na minha porque na altura tinha o conjunto com poucos kms. Mas como ele diz e bem, podes experimentar e depois ficas com uma ideia se gostas ou não. Wink

Sim, e rodar poucos kms caso haja troca, de modo a evitar o acamamento do conjunto.

"O caminho faz-se caminhando"

Machado1
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 5
Masculino

Mensagem  Machado1 em Sex 30 Jan 2015, 21:31

Obrigado pelas respostas!
Como ainda só tem 3000km não haverá grande problema em trocar só o pinhao. Ou estou errado?
Segundo li noutros blogs, a velocidades da ordem dos 120-140kmh o regime desce cerca de 300-500rpm o que ainda é significativo mas gostava de saber de alguém de cá que já tenha feito alteração à relação e se achou vantajoso.

Abraço!
tgomes
2º engrenada
2º engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  tgomes em Sex 30 Jan 2015, 21:42

Machado1 escreveu:Obrigado pelas respostas!
Como ainda só tem 3000km não haverá grande problema em trocar só o pinhao. Ou estou errado?
Segundo li noutros blogs, a velocidades da ordem dos 120-140kmh o regime desce cerca de 300-500rpm o que ainda é significativo mas gostava de saber de alguém de cá que já tenha feito alteração à relação e se achou vantajoso.

Abraço!

Acho que fazes bem!
Com os Km's que tens, não vais estar a danificar o conjunto de transmissão! Com a vantagem de como te disseram, se não gostares, voltas a colocar tudo de origem.

A única coisa que acho que devias pensar melhor é no número de dentes a adicionar no pinhão. Só um a mais, não vai ser uma muito notória.

Depois diz aqui o que achaste da troca! Smile

PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 467
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 30.000 > 40.000

Mensagem  PedroR em Sab 31 Jan 2015, 02:01

Este é um tema já muito debatido por cá, dá uma leitura pelos tópicos abaixo:

http://www.forumtransalp.com/t5427-kit-transmissao-ta-700

http://www.forumtransalp.com/t5119-relacao-do-kit-de-transmissao-ta-650

Quanto ao que perguntas, se valerá a pena?? O Telmo já deu uma resposta muito completa, a meu ver. Mas, deixo-te a minha experiência.

"Eu tenho uma 700, como é do conhecimento de toda a gente por aqui. Smile

Ainda não mudei o Kit de Transmissão, mas não faltará muito... Em tempos já pensei seriamente nesse assunto, pesquisas aqui e acolá, viagens para aqui e para acolá, sozinho e acompanhado com a montada toda carregada.

Depois de muito pensar sobre o que iria fazer quando tivesse de mudar o Kit, a minha escolha será manter a relação Original (15/47). Isto pk??

Inicialmente gostava que ela tivesse mais velocidade de ponta, não pela velocidade, mas pk gostava que em AE o motor fosse com uma rotação mais baixa, consumindo menos. Para isso, teria de aumentar um dente ao pinhão. Porém, perdia acelaração e FORÇA. Força essa que, sozinho numa condução citadina ou mesmo em viagem és capaz de não notar a perda.
Mas.... como também já disse, não ando só sozinho, também faço viagens com a minha senhora e com a mota carregadinha até aos dentes. E... podes crer que nesta última viagem de 4.000 km aos Pirenéus, senti que nalguns momentos dava jeito um motor 1200cc, mesmo tendo a 700cc com a relação original... Agora imagina se eu tivesse alterado a relação como tinha pensado.

Para além disto tudo, e tudo isto depende do tipo de utilização que dás à mota, temos também a problemática da correcta lubrificação do kit transmissão e por conseguinte a longevidade deste.

A relação Original 15/47 é a relação mais eficiente para o motor 700, tanto a nível de rendimento como lubrificação/longevidade. Maximiza dentro dos possíveis mecânicos do modelo a relação de todo o sistema. Uma outra relação óptima para uma boa lubrificação do sistema seria a 17/47 mas talvez as perdas de rendimento da mota seriam grandes.

Deixo-te aqui um video que melhor explica o que acabei de dizer. Wink

Espero ter ajudado de alguma forma."

miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Sab 31 Jan 2015, 18:19

Pois apesar de nao ter uma 700, como sabem tenho uma 650 e quando mudei a trasmissao fruto de ser da concorrencia alterei de 15/48 para 15/47. Pareçe insignificante mas não o é. A 120 realmente a mota baixou 250rpm, nos consumos nao notei nada mas sou suspeito. Top speed, talvez alguma coisa, talvez, mas a grande diferença e subscrevo totalmente a opiniao do PedroR, é na disponibilidade em baixas, perde-se muita força. Dou um exemplo, levantava-a bem ( cavalinho ) em segunda, depois de alterar, fodías-te......só mesmo em 1ª e depois meto 2ª e quando calha lá meto 3ª.....sempre no ar claro !!!!ehhehhe
Pensem bem pois se andarem muito com pendura não compensa !
Ate ja !

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 17:45