Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Ajuda sobre pressão de pneu

Compartilhe
Eduardo Jorge
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 27
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 2000
Kms: 48000

Ajuda sobre pressão de pneu

Mensagem  Eduardo Jorge em Seg 30 Mar 2015, 09:50

Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000 com 48000km,parece-me a mim impecável!

A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
Tenho 1,93mt e consigo estar sentado com os dois pès bem acentes no chão e ainda com as pernas um pouco flectidas...

Peço aqui a vossa ajuda para me aconselharem sobre a pressão que os pneus devem ter...

Não consigo perante a marca que me digam os valores,nem encontro nenhuma tabela....

Os pneus são:

Metzeler Tourance EXP 90/90/21 MC 54S

Metzeler Tourance EXP 120/90/17 MC 64S

Assim que puder coloco fotos da minha "menina"

O meu obrigado a todos e um bom inicio de semana!

Cumps

Eduardo
nunobit
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 102
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 2007
Kms: 36000

Re: Ajuda sobre pressão de pneu

Mensagem  nunobit em Seg 30 Mar 2015, 10:54

Eduardo Jorge escreveu:Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000  com 48000km,parece-me a mim impecável!

A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
Tenho 1,93mt e consigo estar sentado com os dois pès bem acentes no chão e ainda com as pernas um pouco flectidas...

Peço aqui a vossa ajuda para me aconselharem sobre a pressão que os pneus devem ter...

Não consigo perante a marca que me digam os valores,nem encontro nenhuma tabela....

Os pneus são:

Cumps

Eduardo

Eduardo,

eu tenho os da Bridgstone trailwing e uso 2.0bar nos dois, pois maioria das vezes ando sozinho e gosto do comportamento.

Tenho 1.80 e apenas alterei um pouco o guiador em relação ao que vinha, puxei-o para mim para os braços não ficarem esticados (quando tenho a direcção toda para um dos lados está a cerca de 1cm do deposito)

Em relação à tua altura e à do assento da mota, se achares que está baixo ou arranjas um banco mais alto ou levantas a suspensão, mas aqui eu não tenho conhecimento de causa.

Abrç
Eduardo Jorge
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Eduardo Jorge em Seg 30 Mar 2015, 11:38

nunobit escreveu:
Eduardo Jorge escreveu:Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000  com 48000km,parece-me a mim impecável!

Os pneus são:

Cumps

Eduardo

Eduardo,

eu tenho os da Bridgstone trailwing e uso 2.0bar nos dois, pois maioria das vezes ando sozinho e gosto do comportamento.

Tenho 1.80 e apenas alterei um pouco o guiador em relação ao que vinha, puxei-o para mim para os braços não ficarem esticados (quando tenho a direcção toda para um dos lados está a cerca de 1cm do deposito)

Em relação à tua altura e à do assento da mota, se achares que está baixo ou arranjas um banco mais alto ou levantas a suspensão, mas aqui eu não tenho conhecimento de causa.

Abrç

Bom dia Nunobit,desde já obrigado pela resposta,tenho andado pelas pesquisas e realmente encontrei uns valores e agora comparando com os teus parecem-me que devem andar dentro do correto...2 bar na roda da frente e 2,5 na roda de tràs...

Em relação à posição de condução vou ver essa tua ideia...

Obrigado e abraço!
nunobit
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 102
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp 650 2007
Kms: 36000

Mensagem  nunobit em Seg 30 Mar 2015, 11:57

Eduardo Jorge escreveu:
nunobit escreveu:

Os pneus são:

Cumps

Eduardo

Eduardo,

Abrç

Bom dia Nunobit,desde já obrigado pela resposta,tenho andado pelas pesquisas e realmente encontrei uns valores e agora comparando com os teus parecem-me que devem andar dentro do correto...2 bar na roda da frente e 2,5 na roda de tràs...

Em relação à posição de condução vou ver essa tua ideia...

Obrigado e abraço!

Eduardo, não sei o teu peso, mas verifica se 2.5bar não será pressão a mais.

Qq das maneiras tens que ver se gostas do comportamento da mota, nem todos gostam do mesmo.

Abrç
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Seg 30 Mar 2015, 19:59

Boas
No manual diz 2bar nos dois pneus para o condutor se levar pendura e malas ai sim deves ter 2.5bar estras

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
Eduardo Jorge
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota

Mensagem  Eduardo Jorge em Seg 30 Mar 2015, 20:03

Obrigado a todos pela ajuda!

Cumps
Eduardo

=================================================================================================================

Quando for cair, tente ficar debaixo da moto prá não estragá-la!
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2808
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Ter 31 Mar 2015, 23:16

Bem vindo !
Diverte te por ca !
Boas curvas !
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 534
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XLTransalp V_2001
Kms: 22.000

Pressão nos MITAS

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 14:19

Caros.,
Perante a minha questão das fissuras nos Mitas E07 com 6000 e apenas dois anitos que se pode ler nos posts sobre pneus em tempo de crise, acabo de ter conhecimento que elas se devem às pressoes elevadas que tenho colocado ( 1,9ft(2,0-2,1 atras) para 75 kgs e 1,80 altura. E diz quem sabe, que o amximo atras deverá ser 1,4!!!! Shocked
Vou experimentar e depois dou noticias...
Aqui fica uma copia da foto do pneuzao
---
abraço
asa
-----------------------------------------

asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

subpressão?? ou....

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 14:24

Cito: " O pneu com pressão excessiva também se deforma, o que provoca o desgaste irregular, gastando primeiro o meio do pneu, que também irá durar menos. O pneu com excesso de pressão torna-se mais duro, absorvendo menos os impactos da pista, o que afecta o conforto do veículo e aumenta o esforço da suspensão. Pressões muito altas podem levar até a uma deformação permanente ou estouro do pneu.

Então, vamos acertar essa pressão?
===========================================

mcad
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 100
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
Kms: 35250

Mensagem  mcad em Qui 14 Maio 2015, 14:30

Boas

Eu neste fds passado levei a minha máquina ao fds da HONDA e o mecânico disse que como tenho pneus mais estradistas os bridgestone batle wing 501 e 502.
E eu tinha 2.0bar a frente e 2.3bar a trás, ele pos 2.5bar a frente e 3.0bar a trás.
Á frente tenho o 90-90 21 e atrás o 130-80 17.
Até agora com ambas as pressões não notei assim nada de muito diferente.
Mas fiquei sem perceber qual a indicada afinal. scratch
Também já me disseram que o que manda é o pneu, este tem la marcado qual a pressão minima e máxima de utilização e o ideal é andar entre esses valores.
Resumindo não cheguei a conclusão nenhuma scratch

boas curvas
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Grato

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 14:34

--- pelo testemunho! cheers
Aguardemos pelos experts..
asa
boas curvas[/quote]
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

entretanto, e para o ENDURO, pensemos em voz alta...

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 14:47

....

1º - Com que pressão devo começar?
Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. 1 BAR????? affraid affraid affraid affraid
Duas 2psi acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

2º - Pode 1 psi fazer diferença?
A mudança de 1 psi de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.

A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais.
A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas ajustam em 1/4 de psi.Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi.

3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 psi e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.

7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro.
Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
Aumente a pressão.

9º - E nas motos 4 tempos?
As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos.
Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.

FONTE: Izaias Branco / Zaca
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1073
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qui 14 Maio 2015, 20:27

Boas

Eu enquanto andei com 1.8b o pneu estive bom mas ouve uma altura que andei mais com a maria e resolvi meter 2.1 e foi a partir dai que o pneu ficou com as fissuras por isso e capaz de ter logica...
Eu sempre andei com 1.8b pois para mim e a pressão que axo ideal para o meu peso 1.80 altura e 80kg, com essa pressão a mota em estradas de paralelo não se nota nada nem desliza, com 2.0b noto o pneu a fugir nas curvas ....
Mas esta e a minha experiência What a Face

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 14 Maio 2015, 20:30

Na minha é sempre 2.0 e se estiver bem disposto, 2.1 frente.

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

assim que possa...

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 20:36

[quote="Cou"]Boas

----
..vou tirar a lindinha da garageee e por 1,4, tal como me disseram.. drunken
Com calma vou tentar sentir, e dps acertar o que mais me convem, poiis por aqui tb estamos nos 180 cm e 75 Kgs sunny
Saudaçoes
asa
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

pelo sim ,pelo nao...

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 20:47

A C Ç A O!!!!
Nao perdi tempo e zas: Ebay, ja a caminho da chinas... Razz

Car Vehicle Motorcycle Bicycle Dial Tire Gauge Meter Pressure Tyre Measure F5
adelinoaraujo
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1533
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!

Mensagem  adelinoaraujo em Qui 14 Maio 2015, 21:33

Apesar da minha especialidade ser cozinheiro, nomeadamente broas d'Avintes, eu acho 1.4 muito baixo. Os meus com 1.8 ou menos já se notam "meios vazios" e isto para andar na estrada... não sei... vai com calma porque ela vai-te fugir pela traseira...

//* A minha Transalp é da colheita de 2001 * Este modelo faz kms parada e prefere andar à chuva. Feitios...
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Traseira...

Mensagem  asa em Qui 14 Maio 2015, 21:36

adelinoaraujo escreveu:Apesar da minha especialidade ser cozinheiro, nomeadamente broas d'Avintes, eu acho 1.4 muito baixo. Os meus com 1.8 ou menos já se notam "meios vazios" e isto para andar na estrada... não sei... vai com calma porque ela vai-te fugir pela traseira...
----------------

ok
grato.
vou começar por 1.8, entao... cat
asa
cmca
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 664
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
Kms: 40.000

Mensagem  cmca em Ter 02 Jun 2015, 10:29

asa

1,4 no pneu de trás?????

Eu sempre coloquei o recomendado pela Honda, 2.0 à frente e 2.0 ou 2.5 atrás (solo/pendura).

Não tenhas cuidado não....mas cada um sabe de si...!!

Abraço

http://www.forumtransalp.com/t3441-galiza-2011
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Caríssimo...

Mensagem  asa em Ter 02 Jun 2015, 11:14

cmca escreveu:asa

1,4 no pneu de trás?????  

Eu sempre coloquei o recomendado pela Honda, 2.0 à frente e 2.0 ou 2.5 atrás (solo/pendura).

Não tenhas cuidado não....mas cada um sabe de si...!!

Abraço
----
Ola
Grato pelo seu cuidado. Istp é uma longa saga, mas actualizando diria que tenho andado com os Mitas E07 e os 1,7/1,8 atrás e 1,6 à frente rolam bem, e o pneu trabalha, apesar de tar muito ressequido e com gretas...
Veja pf o post seguinte aqui do Forum e se poder trazer algum contributo, ficarei mt agradecido
saudações
asa

---- http://www.forumtransalp.com/t4416-pneus-em-tempo-de-crise-help
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

A coisa anda melhor...

Mensagem  asa em Sab 06 Jun 2015, 19:47

Ola a todos,

Mal resolvido com a prestação dos Mitas, nao me conformei e, com o manometrezinho pessoal ( devia ser obrigatório! affraid ) la fui experimentando nas situaçoes da minha utilização comum (alcatrao-paralelo-cidade/estra) e terra, com pedra ou em areia, usando os tais 1,8 bar-1,6...
As coisas melhoram bastante, a travar a curvar e até a escavar!
E estava convencido que sim. Mas ontem, ao dar uma lavadela, LEMBREI-ME Shocked  que a TA650 tem um parafusinho para afinar a dureza do amortecedor.... Shocked Shocked
Então vai de sacar fora o plastico e com toda a cerimónia verifiquei que estava na MAXIMA posiçao DURO!!! Arrow
Hum... será q isto é assim?
"Vamos fazer o contraditório: TUDO NO MAXIMO MOLE!" e rosquei, rosquei... Queria experimentar.
DE seguida montei e dei uma voltinha caseira. Deu para sentir qq coisa: a mota já nao tremelicava tanto; a mala nao fazia tanto barulho, e sentia-me bem assim. Fica assim que amanha dá uma volta e logo se vê"
Hoje, rodei mais ou menso 6o kms em todos os tipos de piso, experimentei e nao senti grandes diferenças a curvar.  A aderencia continuou boa, e os pneus apesar de fissurados, nao deram mau sinal.
Nao percebo memso nada disto! Estive a ver uns videos que ha aqui no Forum postados pelo COU, e o que parece dificil nao passa de santa ignorancia.
Bem sei que cada caso, é um caso- dependendo do peso, estado da suspensao , pneus e estilo de condução- mas amanha vou fazer umas kilometradas para assistir ao prologo do Les a Les, e vou levar a tal chave de fendas, para experimentar o MEIO-TERMO ( metade duro/metade mole).
Darei notícias.
saudaçoes
asa
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Novidades

Mensagem  asa em Ter 09 Jun 2015, 13:53

Olá

Tal como prometido aqui estou a reportar as sensações, depois da voltinha a Sabrosa para encontrar o 17LaL.
Confirmo Mitas, com 1,7 bar atrás e 1,6 frente, e o parafuso suspensoes no molinho. Sempre segura em qq piso, mesmo na IP4,que tirando a rabanada de ventos aqui ventilada, teve um comportamento irreprensível. Mesmo alinhada com as BMs (xi tantas....) ela esteve sempre à altura.
Portanto fica assim e vamos lá ver se o pneu nao rebenta affraid e se faz mais ums kms...
Aproveito para partilhar algo que vi, e para quem não conhece, tem sempre interesse.
Fica o link,
Boas voltas!
asa
-------------

http://www.motonline.com.br/noticia/ciclistica-da-moto-como-funciona/

----------------------
ALGUEM IDENTIFICA ESTE NOSSO AMIGO????? Gostava de lhe poder dar este recuerdo...
asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

Caros,

Mensagem  asa em Qua 17 Jun 2015, 09:47

Ola
Apenas para referir que os meus Mitas E-o7, apesar de gasto atrás, continua afazer ds dele. Tenho andado a preparar o Tresmarão com eles,e em alcatrao (nao ando em malukeiras acima dos 100); empedrado, Terra e Off Road (calhoada enorme e solta) tem estado a 90%!
A unica situação que eles varejam um pouco é em estradoes terra muito calcada e que tenha pedra, ou areão solto, aí sim, ha algum desconforto! Tb é preciso muita cautela quando ha agua ou mala fininha... gelatina style!!!
Mas e é isso pq estou aqui hoje, é para vos dar a saber que continuo a baixar as pressóes e a prestação é fabulosa. Ontem, a frio e antes de sair, verifikei com o meu manómetro e Frente: 1,4bar- Tras 1,5!!!! bounce
Parece absurdo mas não é. Guio com algum cuidado, peso 77 kgs e meço quase 180cm.
Deixo as fotos tiradas ontem algures no marão/fridão.
Digam coisas...
Saudaçoes
asa
---

asa
5ª engrenada
5ª engrenada

Masculino

A Mota

depois das duvidas e de estudo, cá está, mais um ...

Mensagem  asa em Qua 01 Jul 2015, 15:29

sb_pt
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 65
Masculino

Mensagem  sb_pt em Qua 01 Jul 2015, 19:17

O mes passado meti anakee 3 e a pressao que tinha era de 1.4 em ambos os pneus.

Em que ficamos ?

O manual fala em 2

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 17:49