Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Caixa direcção

Compartilhe
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Caixa direcção

Mensagem  Transouto em Sab 19 Jul 2008, 00:10

Pois é pessoal, cá estou eu para relatar uma situação que não sei se será normal... Então é assim, fui esta semana fazer a revisaõ dos 42 000 kms e mudei tambem dois pneus....entretanto venhio para casa e acho que a frente est´´a muito" presa", ou seja sinto um certa resistência ao virar o volante, sobretudo a baixa velocidade... de referir que antes disso até sentia a mota a vibrar e inclusivé o volante tremia todo se o largasse, que penso que ficou resolvido com a colocação de um peso na roda para a calibrar...Então voltando ao volante, continuei a sentir essa resistêmcia e decidi passar no concessionário, onde detectamos que a direcção prende quando está na posição maisrecta ou direita, ou seja, quando se roda para um lado e para o outro, asente-se que a direcção pára no meio, ou então sente-se um ressalto...disseram-me então que são os rolamentos, que aproveitamos e pedimos em garantia..como tal quando houver mais notícias eu falo...

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
Jay
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 294
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:

Re: Caixa direcção

Mensagem  Jay em Sab 19 Jul 2008, 11:18

Sei que nas CBR's isso é frequente, mas a minha TA nunca teve problemas desse tipo..
De qualquer forma, acho que isso é barato e facil de resolver...

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Sab 19 Jul 2008, 18:00

Lembras-te que falei que foi a coisa que tive de substituir na Varadero, logo que a adquiri ?
Em velocidades baixas, era mesmo um desatino.

O tipo da Honda disse-me que se podia afinar, mas que o problema era que afinar ou substituir tudo o valor da mão de obra era mais ou menos o mesmo (100 Euros). A caixa de direcção nova custa cerce de 60 euros, pelo que gastei à roda de 150 euros com a brincadeira. Mas ficou mesmo fixe. Leve, leve, leve.

O que acontecia com a minha era facilmente diagnosticavel: metes o descanso, e apoias a mota toda no descanso de forma que fiques com a roda da frente no ar. Quando giras o volante de um lado para o outro não pode haver qualquer "encrave". Isto é, tem de girar todo sem o sentires minimamente prender. Se prender, algum rolamento não tá bem.

O tipo que me vendeu a Varadero disse que noutra mota ele simplesmente mandou afinar, e que lhe cobrara, cerca de 40 a 50 euros. Mas nao foi num concessionário.
Se há coisa que eu tenho medo é nestas coisas que mexem com a estabilidade e o controlo da mota, pelo que o mecanoco da honda recomendou substituir e eu substitui.

Artur
antonio.q
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 168
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms: ainda muitos para rolar

Mensagem  antonio.q em Seg 21 Jul 2008, 21:10

Quando estava a fazer a preparaçao da minha moto para vir para a América o mecânico disse que seria melhor mudar os rolamentos da direcçao para nao ter esse problema e já que se estava a ver tudo o que poderia ter desgaste.
A moto já tinha quase 90 mil por isso até os rolamentos das rodas foram mudados.
Quando em Março passei em Buenos Aires a Carola, moça alema que conheci, esteve nao sei quantas semanas à espera dos rolamentos da direcçao pois tinha esse problema da direcçao prender no ponto médio. E prendia mesmo muito.
Eu só pensava: Ainda bem que mudei muita coisa que poderia ter desgaste, senao ainda poderia acontecer-me o mesmo.
Nao há dúvida que tudo funciona melhor quando está sem desgaste. É melhor substituir uma ou outra peça de vez em quando do que ter problemas com a segurança.

Saludos desde Chile,
antonio.q
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qui 24 Jul 2008, 01:08

..obrigado pelas respostas people...estou á espera para mudar os rolamentos, e conto que realmente fique com a direcção mais do que 100%...

V

=================================================================================================================

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qui 24 Jul 2008, 01:12

Como prémio de consolação, penso que mais ou menos todas as motas tem problemas com a direcção:

Porem, este nao parece ser rolamentos.
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qui 24 Jul 2008, 01:25

..pis, masa seguir deve ter rolado de certeza...

V

Pedro Marques Alves
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 647
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Seg 28 Jul 2008, 20:45

Boas

Estou com a direcção da minha Transalp um pouco presa ( tem 44000 km ) e o que me disseram no concessionário é que tenho de substituir os rolamentos. Nada de especial mas é um procedimento normal

Abraços

Pedro

Cumprimentos Transalpeanos

Pedro Marques Alves
www.casasdafigueira.com
lowrider
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 172
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:

Mensagem  lowrider em Seg 28 Jul 2008, 23:31

Pedro

desculpa a pergunta, mas ...
define "presa". Direcção? É-te dificil manobrar o sistema guiador + forqueta? ou é a nivel de Motor?

cheers

Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Ter 29 Jul 2008, 13:06

Tal e qual Pedro, a minha també, tem 4300 e tá "presa", ou seja, com a mota parada quando rodo o volante de um lado para o outro sinto um pequeno ressalto mesmo no meio, ou seja, quando a direcção etá apontada para a frente...também me disseram que é só substituir os rolamenteos, que para mim estão na garantia, mas acho que ainda são precisas umas duas horas para fazer o trabalhinho....Esta semana vou levar a minha a fazer tal serviço, entretanto posto novidades..

V

Pedro Marques Alves
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 647
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Ter 29 Jul 2008, 18:15

Lowrider disse :

Pedro

desculpa a pergunta, mas ...
define "presa". Direcção? É-te dificil manobrar o sistema guiador + forqueta? ou é a nivel de Motor?

O que sinto na coluna da direcção é um ruído metálico semelhante a um rolamento gripado...
O Guiador não vira livremente, sente-se um " arranhar " que incomoda.

Para a próxima semana, já vou tratar do assunto...

Abraço

Pedro

Cumprimentos Transalpeanos

Pedro Marques Alves
www.casasdafigueira.com

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Ter 29 Jul 2008, 22:16

Alem de sentir o "preso", na Vacadero em baixas rotações e a velocidades baixas ( 20 km/h ) fazia uma barulho esquisito, vindo da parte da frente, como se tivesse a trepidar alguma coisa.
Depois da caixa de direcção nova, ficou tudo ok.

Artur
Jay
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 294
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:

Mensagem  Jay em Qua 30 Jul 2008, 15:25

Ca para mim voces andam todos a sacar cavalos e a fazer éguas!! Só eu é que nunca tive problemas de caixa de direcçao! eheheh

Malucos!!
drake
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 58
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp xl650v
Kms:

Mensagem  drake em Qua 30 Jul 2008, 22:19

Quem me dera ter o kit de unhas para sacar cavalos (tava esgotado)... tambem troquei os rolamentos da direção aos 42000km.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qua 30 Jul 2008, 22:25

drake escreveu:Quem me dera ter o kit de unhas para sacar cavalos (tava esgotado)... tambem troquei os rolamentos da direção aos 42000km.

drake! Voltaste pah! Já tava a pensar que te tinha acontecido algo...

A.-
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Seg 11 Ago 2008, 09:41

Viva pessoal!

Já mudei a minha caixa de direcção e ficou impec, só não tinha dito nada porque ficou com um pequeno ruído, quando passa va pelas 4000 rpm que entretanto descobri que era um "ferro" que está na frente para manter os cabos no sítio que encostava na bainha e fazia um tilintar esquesito....Mas agora acho que voltou tudo ao normal cheers cheers cheers Mais Km's até à próxima caixa de direcção lol! cheers cheers cheers

V

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 16:30