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Carburadores

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Mensagem  TrAnsAlper em Qui 24 Jul 2008, 09:52

Boas a todos.
A questão que aqui venho fazer aos mais experts em mecânica é a seguinte.Como é que gerem a afinação de carburadores?Ou seja, de quanto em quanto tempo é que se deve fazer essa operação,ou de quantos me quantos kms?tenho ideia que no manual da TA (que eu não possuo) traz algumas indicações nesse sentido.
Isto é uma pergunta de quem percebe zero de mecânica,mas tenho curiosidade em saber.
Pergunto isto porque a minha TA chegou aos 50.000 kms e nunca fiz uma afinação aos carburadores.Não noto nenhum sintoma estranho.A mota puxa bem,não engasga,os consumos são bons...
Pelo que sei é uma operação demorada e que fica cara em termos de mão de obra.
Esclareçam-me se puderem. Wink
Obrigado.
Boas transalpadas.


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Re: Carburadores

Mensagem  Pedro Marques Alves em Qui 24 Jul 2008, 09:58

Caro amigo

Vê este tópicos : http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/consumos-t112.htm

Um abraço

Pedro


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Re: Carburadores

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 24 Jul 2008, 10:24

Certo,Pedro. Wink
Conheço o tópico em questão e no qual já tirei algumas dúvidas.Mas não dá resposta á minha questão em concreto(pelo menos que eu tenha lido).Os timings de afinação de carburadores.Anos,kms...
Só se fôr no tal link que tem o "manual brasilheiro"...Vou averiguar e ler com mais atenção.
Abraço e boas transalpadas.


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Re: Carburadores

Mensagem  Cou em Qui 24 Jul 2008, 10:55

Boas
Na minha opnião se a mota anda bem tem o relantim certo não mexas.
Estas motas foram feitas para andar não precisam de afinar.
Cumpts


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Re: Carburadores

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 24 Jul 2008, 11:06

Cou escreveu:Boas
Na minha opnião se a mota anda bem tem o relantim certo não mexas.
Estas motas foram feitas para andar não precisam de afinar.
Cumpts

Também estou mais inclinado para isso,sinceramente... Wink
Obrigado.

[edit]:
Reli com muita atenção o tópico "Consumos" e não obtive a informação que pretendo.Existe um "post" muito interessante do Tarz que explica como fazer uma afinação ao carburador de maneira a enriquecer a mistura,etc...
O que pretendo saber não é como se faz.Nem me atreveria a mexer e inventar (se fosse na Virago! Laughing )
A minha questão é simples.Gostava de saber o que é recomendado fazer acerca da afinação dos carburadores.
Não tenho manual e não consegui aceder ao link que tinha.
Para já não vou mandar fazer nada,mas em todo caso gostava de ter essa informação.


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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Sex 25 Jul 2008, 20:39

Não vou jurar mas axo que o manual da Haynes faz uma referência aos timings de afinação se nao, eu tb já li isso por ai.
Pela minha experiência, fazes assim. Se deixas a mota uns dias parada e quando a colocas a trabalhar sentes que o ralentin está mau logo no inicio, entao há problema e normalmente não é afinação!!!!! eu explico. Normalmente é algo que altera fazendo com que a afinaçao que funcionou até hoje, deixa-se de funcionar bem! Logo, uma boa limpeza no circuito da gasolina deve chegar. O problema é que para limpar tens de tirar o carb fora e ao retirar o carb dos colectores, o isolamento que os colectores vao fazer a seguir será diferente, logo afinaçao! Só para quem realmente sabe e tem equipamento de vacuo.
Por isso, se está bem, nao se mexe. Caso note-se algum sintoma diferente do "normal" colocar aki no forum porque pode ser outra coisa que nao o carb.
Os carbs das TAs nao dao muitos problemas desde que nao se meta gasolina suja (nao me perguntem como se vê que é suja, porque axo que nao há forma de saber) que vá entupir os pequenissimos orificios. Outra das coisas que se deve evitar é andar na reserva, porque na reserva a TA puxa toda a gasolina e inevitavelmente as poeiras que estao mais no fundo. Eu pessoalmente nao acredito muito nesta ultima porque a gasolina normalmente mexe-se toda dentro do deposito....
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Re: Carburadores

Mensagem  D'Artagnan em Ter 29 Jul 2008, 03:52

Boas

Vê lá aqui ---> http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/manutencao-duvida-basica-t570.htm

O que diz o Manual, (letra - I - Inspecionar e limpar, Afinar, Lubrificar ou substituir se necessário) de 12.000 em 12.000 Km ou 12 meses

No Manual da Haynes é igual de 12.000 em 12.000 Km ou 12 meses - Verificar e afinar a sincronização dos carburadores


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Boas curvas V
Luiz
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Re: Carburadores

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 29 Jul 2008, 08:49

É isto tudo D'Artagnan! Wink
Obrigado.
Umabraço e boas transalpadas.


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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Ter 05 Ago 2008, 11:56

Relativamente aos carburadores, tenho a acrescentar o seguinte: Os colectores da Transalp sofrem de algum tipo de problema. Parece-me que ressecam muito (conclusão minha).
Quem é que já sentiu que a TA começou a fazer mais rateres comparativamente a quando a compraram? Pois é. Os colectores (peças pretas que prendem os carbs ao bloco) ressecam e deixam entrar ar por ai provocando que a mistura fique mais pobre e dai aparecer os rateres. Quando se vai a um mecânico, ele o que vai fazer institivamente é aumentar a gasolina enrriquecendo a mistura passando a mota a gastar mais e os rateres dessaparecem. O que o mecânico deveria fazer era apertar as abraçadeiras dos colectores impedindo assim a entrada de ar (um mecânico experiente fará isto).
A minha sofreu deste problema e quando apertei as abraçadeiras, ficou sincronizada e sem rateres. Sincronizada é quando o pistão da frente está a explodir com a mesma força que o de trás, ie, ambos puxam a mesma quantidade de combustível.

Ab,

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Re: Carburadores

Mensagem  Transouto em Ter 05 Ago 2008, 14:20

Hello!

Pois o que me aconteceu a mim, acho que foi a abraçadeira estava apertada ao máximo e deixava passar óleo ou então uma mistura qualquer que me "babava" o motor..após ter posto esta questão lá na Honda, arrajaram uma artimanha do gènero de desgastar um pouco mais o stop do aperto para assim dar mais aperto e deixar de babar, mas também não é naa de especial, penso que é normal...


V


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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Qui 07 Ago 2008, 16:18

Pois, é isso. A minha também tinha a abraçadeira apertada no máximo. Existe um espaçador que não deixa apertar mais e se desbastarmos esse espaçador, claro que vai dar mais aperto.
Li num site alemão que uma das formas de dar a volta ao problema era retirar o espaçador e foi o que fiz. Notei que a mota ficou melhor em baixas rotações e agora estou a espera de ver o consumo como é que ficou/alterou.

Basicamente, o conta rotações no ralentin tem de estar constante sem oscilações. Se tiver oscilações, então existe algo mal. Uma das razões pode ser esta aqui apresentada, mas pode ser outras questões tipo entupimentos etc...

ab
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Re: Carburadores

Mensagem  TRANSALVES em Ter 12 Ago 2008, 11:38

Atenção:

Este é um momento único em que vou por um post mesmo a sério e sem piadas... de alto indole técnico:

A minha TA tambem se "babava" na admissão... e aparecia uma cena viscosa verde azulada que escorria pelo lado de dentro do V dos cilindros... acho que era o resto da gasolina que não se evaporava...

Fui a um representante da honda que tem o unico mecânico em que confio e ele disse efectivamente que a braçadeira tinha que ser apertada. Disse também para eu deixar a mota lá para o outro dia para proceder a esse aperto. Como é obvio fiquei espantado e perguntei pq não apertava na hora...

Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...

Espero que tenha servido de ajuda.


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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Ter 12 Ago 2008, 12:23

Fabuloso Alves! muito bem!
Fizeste-me ver que o ser humano realmente usa apenas 10% do cérebro, agora a asneira está feita scratch. O que vale é que ainda ficou-me folga...
Cada vez gosto mais deste forum lol!

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Re: Carburadores

Mensagem  Pedro Marques Alves em Ter 12 Ago 2008, 12:34

TRANSALVES escreveu:

...

Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...


Boas

Ontem o nosso amigo TARZ enviou-me uma foto da abraçadeira / parafuso / carburador que o TRANSALVES refere e talvez interessante colocá-la neste tópico.
TARZ, fica o pedido.

Um abraço

Pedro


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Re: Carburadores

Mensagem  Transouto em Ter 12 Ago 2008, 12:54

TRANSALVES escreveu:Atenção:

Este é um momento único em que vou por um post mesmo a sério e sem piadas... de alto indole técnico:

A minha TA tambem se "babava" na admissão... e aparecia uma cena viscosa verde azulada que escorria pelo lado de dentro do V dos cilindros... acho que era o resto da gasolina que não se evaporava...

Fui a um representante da honda que tem o unico mecânico em que confio e ele disse efectivamente que a braçadeira tinha que ser apertada. Disse também para eu deixar a mota lá para o outro dia para proceder a esse aperto. Como é obvio fiquei espantado e perguntei pq não apertava na hora...

Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...

Espero que tenha servido de ajuda.

..e não é que o rapaz parecia um homem a falar, só se nota que é o Transalves na parte do "...já deram o peido..."

geek geek lol! lol! lol!

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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Ter 12 Ago 2008, 13:58

Apanhaste-me Pedro, está no PC lá de casa.... mas prometo!
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Re: Carburadores

Mensagem  Tarz em Seg 18 Ago 2008, 21:42

Cá vai a foto das abraçadeiras que precisam de estar bem apertadas. Não esqueçam de só apertar com o motor completamente frio por causa da dilatação do aço em quente. Apertar só no outro dia de manhã antes de por a mota a trabalhar. Se não der mais aperto, podem retirar o espaçador/limitador para permitir apertar mais.



A abraçadeira de baixo já não é original. É de tubos de agua e encontram-se a venda no max max (sem publicitar a loja!)

Ab,

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Re: Carburadores

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