Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

A FALHAR

Compartilhe
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 28
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: transalp 600v
Kms:

A FALHAR

Mensagem  vasculho em Seg 28 Jul 2008, 22:12

Boas noites,
Sou novo aqui e como tal desde ja agradeço uma possivel resposta ao meu problema
Tenho uma transalp 600 de 98 com 28000 kms, adquiri a um mês e comotal lhe fiz de imediato uma revisão, oleo, filtros, velas, etc,
no entanto no dia em que a fui buscar a mota não andava entre as 4000rpms e 5000rpms, mas depois dessa rotação mais nada se passava, depoi de lhe fazer a revisão esse sintoma melhorou, no entanto não passou, neste momento os sintomas são: se acelarar devagar conforme a rotação vai aumentando a mota desenvolve mais ou menos bem, quando passa entre as 4000 e 5000 nota-se que tem uma falha, mas quando se acelera a fundo e passa entre as 4000 e 5000rpm ela engasga-se, o que será ?
Alguem me pode ajudar ?
obrigado
lowrider
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 172
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:

Re: A FALHAR

Mensagem  lowrider em Seg 28 Jul 2008, 23:28

Mmmmm

Desde já bem vindo a este fórum. Normalmente dou as boas vindas em tópicos de apresentações... quando as fazem. Mas como sou um gajo porreiro vou mandar o meu bitaite aqui á tua questão.

Isso cheira a um mau contacto no cilindro ou a falta de alguma afinação de carburador ou ralenti.
Pode ser o seguinte(e podes testar isto por esta ordem):

1- Mudaste velas. Os cachimbos estão a fazer bom contacto? Já tive um problema semelhante noutra mota. Fui verificar o cachimbo e reparei que não estava colocado até ao fim, logo fazia mau contacto, causando um sintoma semelhante ao teu,

2- O ralenti tá bem afinado? Experimenta meter a mota um pouco mais acelerada.

3- Esse carburador pode precisar ser limpo. Solução: aceder ao carburador, abrir aquilo e com um compressor limpar aquilo com ar

4- Esse carburador precisar de ser afinado. Está já é uma tarefa mais chata pois requer realmente saber algo mais que o simples desenrascanço (ver abertura de giglers, etc...). Aconselho a veres isso num mecânico.

Disclaimer: Eu não percebo quase nada de mecânica. Tudo o que for feito é à tua responsabilidade Very Happy Very Happy. Limito-me a mandar bitaites, um direito que me assiste, como utilizador deste forúm! Very Happy Very Happy Very Happy

Mas qlq duvida, mete aqui que pode ser que a malta te ajude.

Cheers

=================================================================================================================

Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  vasculho em Ter 29 Jul 2008, 10:52

obrigado pela tua ajuda,vou tentar limpar os carburadores, pois ja me disseram que possivelmente será um filtro que se situa dentro das boias do carburador, vou entrar de ferias e vou ter que descascar aquilo tudo,sem vontade nehuma, pois ela pega muito bem, faz medias de 5.6 ltr desenvolve bem, (tirando essa falha) Crying or Very sad
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Seg 11 Ago 2008, 12:12

Pois é depois de muito esforço "mental" consegui resolver o falhanço, pois não é dos carburadores, nem sujidade, nem afinação de valvulas, é somente o tps (trotlle position sensor) o sensor que se encontra no carburador estava partido ,e com somente uma queimadela de pestanas, com um mero (prego) a servir de veio, e um pouco de araldite, esta resolvido o que a Honda queria pela modica quantia de 525€ mais iva, pois este dito sensor so se vende com um carburador, mas eu julgo que existe alternativa, pois a maior parte dos Hondas (carros) têm este sensor, falta-me so confirmar esta situação
RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Seg 11 Ago 2008, 13:26

525€+ IVa por um prego ?????????????

dasssssssssssssssss
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 11 Ago 2008, 14:25

Olá Vasculho, realmente esse preço por um prego é demasisado, mas achas que o problema ficou resolvido?! Já agora, conta-nos mais sobre ti nas apresentações scratch

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 123
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:

Mensagem  Tarz em Seg 11 Ago 2008, 14:48

Chegaste a retirar o TPS do seu encaixe?
É que ando a nora para voltar a colocar um TPS na posição correcta numa transalp.
Ground_Zero
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 179
Masculino

A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Sem Mota
Kms:

Mensagem  Ground_Zero em Seg 11 Ago 2008, 14:53

eu tive um problema semelhante na sportax 250.. o "pisso" nao tava a funcionar muito bem... entao tive a dar um jeito na mola e ficou resolvido....

boa sorte...
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

colocar tps

Mensagem  vasculho em Ter 12 Ago 2008, 22:17

Amigo, Tarz, vai aqui
http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/ajuda-valor-ohmico-do-tps-no-ralentin-t494.htm
foi por este post que eu me segui, pois já testei a mota e está como nunca esteve, por agora, no entanto estou a espera que me emprestem um tps dos honda civic para reconfirmar se são iguais e se têm o mesmo valor ohmico
cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Qua 13 Ago 2008, 00:13

Phonix...
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Qua 13 Ago 2008, 00:26

Ainda bem que está melhor que antes.
O TPS é um potenciómetro de 4K7 (4700 ohm) mas é claro que o seu invólucro não se compra numa loja de peças electrónicas.

O TPS basicamente o ke faz é dizer à unidade de comando onde é que está o acelerador para que este possa fazer o avanço e por consequente termos as prestações que temos (uma aceleração rapida) na TA.

Penso que se tens é de conseguir um TPS que:
1 - se adapte ao carburador
2 - rodando entre o ralentin e o maximo do punho, tenha a mesma variação. Não importa se no fim de escala o TPS tenha um valor superior.
Se conseguires isso, então deve dar.

Tarz
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 08:04

Aqui vai uma foto durante a reparação do dito "TPS"
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Qua 13 Ago 2008, 09:35

Magnífico. Agora vais a uma loja de electrónica (dimofel...) e compras um potenciómetro de 4K7 linear (3€ máximo, digo eu). Mesmo na loja, comparas entre o velho e o novo os valores da rotação entre o punho fechado e todo aberto (tens de marcar as posições antes de ir para lá). Se der valores ohmicos iguais e o potenciómetro encaixar, tá feito! Se não der valores iguais, podes tentar com um potenciometro logaritmico.

Mais simples era o TPS que procuras do outro honda ter valores iguais...

Quero saber como é que vais afinar o TPS a seguir no carburador. Se estais a pensar seguir o outro tópico onde temos lá os valores de ralentin e punho no maximo, sugiro-te não mexer nada mas mesmo NADA no carburador até lá. mesmo que a TA não esteja muito bem, não mexas. Se alterares as 2 variaveis, entornas o caldo. Tens de ter uma variavel fixa.

ab,
Tarz
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 13 Ago 2008, 10:21

scratch ..dou-vos valor por se meterem neste tipo de trabalhos, eu cá não me arrisco.. scratch Força nisso cheers

V

RainMaker
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1739
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000

Mensagem  RainMaker em Qua 13 Ago 2008, 10:23

Já somos dois, com a paciência e jeitinho que (não) tenho para essas peças e parafusos minúsculos o mais certo era passdos 5 minutos de tentar montar tudo no sítio de novo já andarem peças a voar no meio da rua...

Gabo-vos o gosto, e a coragem !!!

RainMaker
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Qua 13 Ago 2008, 15:19

Se Portugal tivesse um nível de vida superior, nada disto era necessário. Os Suíços não precisam de se preocupar com este tipo de coisa, percebem Wink

Isto torna-se útil conforme a mota vai ficando velha (idade) e a honda descontinua as peças. Nessa altura, os faz-se disto ou não anda! Por outro lado, é o gosto de se saber como é por dentro, e quando dás por ti, basta fazeres uma coisa simples e fica reparado. Falo por mim.

ab,

Tarz

PS: Vasco, posta ai o resultado...
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 17:47

Pois é, a dificuldade é acertar com o bicho, mas com muita paciencia lá consegui,
o mais importante é o valor com o punho a fundo, pois o valor ao ralenti é importante mas não tanto, pois o motor trabalha até sem estar a ficha ligada, o valor que eu me regolei foi com o punho fechado, no ralenti existe alguma diferença mas pouco significativa, pois eu experimentei a mexer na afinção do TPS mas não notei diferença nenhuma.
Se não têm qualquer problema no dito "cujo" não lhe mexam, pois é um cu de boi para ir buscar a afinação (ohm).
A furação que existe da fixação do TPS não ficou a mesma, tive que fazer de novo, pois os valores não batiam com a furação de origem.
cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 18:22

Aqui segue mais uma foto dito animal depoi de pronto e jé testado

vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 18:24

E mais uma

vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Falhanço

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 18:49

Aqui vai mais uma foto depois de devidamente testado com pendura, e sempre a dar-lhe !!
Está muito suave, silenciosa, rapida, e até se nota a caixa diferente, o motor aquando das trocas de caixa não quebra tão repentinamente, o motor está mais solto

cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny sunny

Aqui está mais uma depois do grande teste já com mais alguns updates

vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  vasculho em Qua 13 Ago 2008, 18:52

Então Tarz, já conseguis-te pôr o tal TPS que tanta volta te deu á cabeça ?
Depois diz qualquer coisa !!!
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qua 13 Ago 2008, 22:37

Parabéns! Valeu a pena o esforço, só tenho pena de não ter ajudado, mas estive aqui sempre a dar força.... geek lol! lol!

V

Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Seg 18 Ago 2008, 21:28

Ainda não Vasco.... é que no teu caso, tinhas a afinação certinha, ie, não mexeste nada na afinação do carburador e bastou-te reparar o TPS e a coisa ficou logo no lugar, certinha.
No caso desta TA do meu amigo, ele tirou o carburador para limpar e retirou o TPS para pintar. Mexeu na afinação desde o pilot screw até a sincronização e agora não existe uma referência para afinar a coisa. Na honda dizem que só comprando um carburador novo para ter a afinação certa do TPS. depois o resto das afinações do carburador vão partindo dessa referência.

Como vês a coisa não é assim muito simples, nem na honda se ha solução sem gastar um dinheirão num carb novo!

Mas tou convencido que com uma pistola stobocopia com regulação de avanços que vou afinar-lhe a mota.... a ver vamos. depois comento.

Tarz
vasculho
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  vasculho em Seg 18 Ago 2008, 21:52

Olha, Tarz, não é dificil ir buscar a afinação do TPS ,basta afinares o tps sem o motor a trabalhar, basta ires buscar o valor (ohm) ao ralenti e o valor com o punho na maxima aceleração, no meu caso basto-me ir buscar o valor de referecia com o acelerador a fundo, com respeito a afinção do carburador , já sabes o TPS tá ok.
O meu TPS ainda foi mais complicado, pois a patilha que encaixa no carburador na ficou a condizer com o exterior (furação), daí só me ter basiado no valor com acelerador no maximo, pois por defeito o valor de ralenti esta lá, fiz-me perceber? Não é dificil, tens é que ter um pouco de paciência !
Depois reláta
Tarz
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Tarz em Ter 19 Ago 2008, 14:02

És capaz de ter razão. Posso arranjar a referência do TPS com o acelerador no máximo. O ralentin afina-se o carburador até obter uma boa prestação, e sempre podemos voltar a medir o TPS no ralentin e confirmar que a posição que deve ficar o acelerador no ralentin é ou não a que está (mais aceleração ou menos no parafuso de ralentin).
Bem visto. Obrigado Wink

ab,

Tarz

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 04:35