Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas... Não percas o nosso tradicional almoço de Natal- Dia 8 de dezembro. Encontro emTorres Novas e inclui passeio pela Serra de Mira de Aire. Vê o tópico em Passeios e Convívios. Boas Transalpadas

aquecimento

Compartilhe
matola
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 28
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
Kms:

aquecimento

Mensagem  matola em Seg 26 Mar 2018, 09:47

Bom dia, a minha bruta (Transalp 600 de 1995), esta a aquecer muito, numa viagem de 30kms o ponteiro quase chega ao vermelho, tem agua, a ventoinha dispara por isso não sei de onde será o problema.ante de ir a oficina podem dar-me uma ideia do que seja?
LFTransAlp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 246
Masculino

A Mota
Marca Mota: Triumph
Modelo Mota/ano: Tiger 800 Xcx - 2016
Kms: a rock and rollar...

Re: aquecimento

Mensagem  LFTransAlp em Seg 26 Mar 2018, 10:00

matola escreveu:Bom dia, a minha bruta (Transalp 600 de 1995), esta a aquecer muito, numa viagem de 30kms o ponteiro quase chega ao vermelho, tem agua, a ventoinha dispara por isso não sei de onde será o problema.ante de ir a oficina podem dar-me uma ideia do que seja?

Bom dia

Verificar o óleo, o seu nível e estado.
Verificar os filtros de óleo e ar também. Se estiverem muito sujos podem ocasionar esse aquecimento.

Em última mas acertada análise, ir urgentemente ao mecânico avaliar a situação antes que gripes a mota.

Cumprimentos
Luis

=================================================================================================================

matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Seg 26 Mar 2018, 10:35

LFTransAlp escreveu:
matola escreveu:Bom dia, a minha bruta (Transalp 600 de 1995), esta a aquecer muito, numa viagem de 30kms o ponteiro quase chega ao vermelho, tem agua, a ventoinha dispara por isso não sei de onde será o problema.ante de ir a oficina podem dar-me uma ideia do que seja?

Bom dia

Verificar os filtros de óleo e ar também. Se estiverem muito sujos podem ocasionar esse aquecimento.

Em última mas acertada análise, ir urgentemente ao mecânico avaliar a situação antes que gripes a mota.

Cumprimentos
Luis

eu mudei recentemente o óleo e o filtro de óleo, tudo honda!
LFTransAlp
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 246
Masculino

A Mota
Marca Mota: Triumph
Modelo Mota/ano: Tiger 800 Xcx - 2016
Kms: a rock and rollar...

Mensagem  LFTransAlp em Seg 26 Mar 2018, 13:54

matola escreveu:
LFTransAlp escreveu:

Bom dia

Cumprimentos
Luis

Desculpa a questão, mas verificaste o nível do óleo? com a moto direita, encostar a tampa antes de enroscar e verificar se está junto ao traço?

=================================================================================================================

matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Seg 26 Mar 2018, 13:57

LFTransAlp escreveu:
matola escreveu:
LFTransAlp escreveu:

Bom dia

Cumprimentos
Luis

Desculpa a questão, mas verificaste o nível do óleo? com a moto direita, encostar a tampa antes de enroscar e verificar se está junto ao traço?

sim vi isso,pois tinha mudado o óleo (e filtro) a muito pouco tempo.só me falta ver o filtro de ar como aqui aconselham.depois disso não sei o que será.
Ed.Sousa
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 80
Masculino

Mensagem  Ed.Sousa em Seg 26 Mar 2018, 15:08

Pode ser termostato avariado ou bomba de agua , vê se o radiador fica quente no lado da entrada e na saida pro motor .
matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Seg 26 Mar 2018, 15:17

Ed.Sousa escreveu:Pode ser termostato avariado ou bomba de agua , vê se o radiador fica quente no lado da entrada e na saida pro motor .

ok vou ver isso tudo e depois dou noticias, obrigado!
fpniva
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 120
Masculino

Mensagem  fpniva em Seg 16 Abr 2018, 18:17

Não tenho nada a acrescentar...
Deixo mensagem apenas para desejar as melhoras da máquina Neutral
Fernando F
5ª engrenada
5ª engrenada

Número de Mensagens : 582
Masculino

Mensagem  Fernando F em Seg 21 Maio 2018, 23:10

Resolvido?
O que era?
matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Qui 19 Jul 2018, 09:30

Fernando F escreveu:Resolvido?
O que era?

Bom dia,depois de uns tempos ausente, venho revelar o resultado. o problema estava no radiador cheio de calcário. Comprei um liquido de lavagem de radiadores, e depois de 5/6 lavagens e de o passar com a mangueira ficou porreiro. Enchi com anti-congelante 10%, fui testar e não chega sequer perto de meio.A maquina está como nova. Reconheço a minha burrice de não ter mudado/revisto a agua mais cedo(causa do problema).Agradeço a todos pelas repostas e ajuda.
miguel almeida
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 2865
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000

Mensagem  miguel almeida em Qui 19 Jul 2018, 19:47

Top! problema resolvido !

Bianchi 50cc / YamahaDt50Lc /Yamaha Dtr 125 / Yamaha Xj 600 / Yamaha Xv 535 Virago / Yamaha Dragstar 650 / Yamaha Royal Star 1300 / Suzuki Bandit 400 / Honda Cbr 900  / Yamaha R1 / Yamaha Yzf 600 / Yamaha Yzf 1000 / Honda Transalp 650 / Actualmente Honda Varadero 1000+Honda Vfr750f + Honda cbr600f
fpniva
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  fpniva em Qui 19 Jul 2018, 21:45

Isso faz-me pensar que nunca mudei o liquido do radiador da minha... se é que ela tem liquido e não água.
Comprei-a com 94000km e nunca vi como está...
É muito complicado despejar todo o liquido do sistema de refrigeração?
matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Sex 20 Jul 2018, 09:01

Não dá trabalho nenhum, é rápido e faz maravilhas.Eu também não vi e o resultado foi este, aconselho a fazer uma vez por ano. Agora meti anticongelante em vez de agua, uma garrafa de 5 litros é barata (5/6 euros salvo erro).

fpniva escreveu:Isso faz-me pensar que nunca mudei o liquido do radiador da minha... se é que ela tem liquido e não água.
matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Sex 20 Jul 2018, 09:26

Desmontas as carenagens do lado direito (lado acelerador) para teres acesso a tampa do radiador, cuidado que a carenagem além dos parafusos está num encaixe e tens que puxar para cima, depois desmontas a protecção do carter também 3/4 parafusos para teres acesso a bomba de agua, desapertas o parafuso para purgar a agua e já esta.Não te esqueças de tirar a tampa do radiador para não fazer vácuo. de preferencia mete anti congelante,mas se houver opiniões diferentes estamos receptivos e sempre a aprender :-).Vou tentar meter fotos aqui.

matola escreveu:Não dá trabalho nenhum, é rápido e faz maravilhas.Eu também não vi e o resultado foi este, aconselho a fazer uma vez por ano. Agora meti anticongelante em vez de agua, uma garrafa de 5 litros é barata (5/6 euros salvo erro).

fpniva escreveu:Isso faz-me pensar que nunca mudei o liquido do radiador da minha... se é que ela tem liquido e não água.
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 492
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 50.000 > 60.000

Mensagem  PedroR em Sex 20 Jul 2018, 19:23

Esse parafuso é de purga ou é de aperto da bomba de água?

matola
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  matola em Sex 20 Jul 2018, 21:41

Esse parafuso onde aponta a seta é mesmo de purga.
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 492
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 50.000 > 60.000

Mensagem  PedroR em Sab 21 Jul 2018, 09:17

fpniva
1ª engrenada
1ª engrenada

Masculino

Mensagem  fpniva em Qui 02 Ago 2018, 12:19

Muito bom!
Obrigado pelo ensinamento.
Vou fazer esse tratamento à minha Transalpina ainda esta semana Smile ...
Vou aproveitar que lhe vou trocar filtro e óleo e vai tb anti-congelante para ficar com mais um miminho Smile

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 16 Dez 2018, 02:07