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Honda Transalp XL 700

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PauloASilva
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Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Ter 12 Jun 2018, 12:31

Caros,
Prometo que se vier a montar uma Transalp faço uma apresentação em condições, por agora assola-me uma grande dúvida...

Neste momento monto uma Aprilia Pegaso 650 Cube de 2000 (carburador duplo)
No geral a mota é espetacular: divertida de conduzir e potente (sente-se o motor e responde bem).

A mudar de montada procuro uma bi-cilíndrica e melhor aerodinâmica.
Até ponderei a Aprilia Cappnord ETV 1000 (que já experimentei), mas não consigo arriscar sabendo que a Aprilia consegue estragar bons produtos com a péssima representação que tem em Portugal.

Com 18 anos não me chateia que os retentores da bomba de água tenham que ser trocados, mas chateia-me que demorem 3 semanas a chegar (sendo que pedi com urgência e nem assim).
Quem diz os retentores diz um guia da corrente ou outra peça qualquer: simplesmente não há stock de nada, para modelo nenhum.

O tipo de utilização é maioritariamente asfalto mas quero a liberdade de sair para estradões.
Diria que a minha viagem média é de >150Km (a (des)vantagem de morar no interior) e almejo muitas mais roadtrips com pendura e malas: recentemente fiz o sul de Espanha (até à Serra Nevada) e tenho na lista N2 e norte de África.

Procuro essencialmente, como já referi:

* BOA ASSISTÊNCIA/REPRESENTAÇÃO
* boa aerodinâmica mas não quero um "mono" (e.g. Varadero)
* bi-cilíndrica
* igualmente potente (que se roda o punho e ela responde)

Não consegui ainda experimentar a Honda Transalp XL 700 (2010 - ), pelo que gostava de ter o vosso feedback.

Sei que não gostam que se fale noutras marcas e portanto não vou dizer que em alternativa vejo:

* BMW F800
* Triumph Tiger 800
* Suzuki DL V-Strom 650 ou 1000 (os modelos mais recentes com bico)

Agradeço àqueles que possam contribuir (de preferência de forma isenta).

Um abraço,
Paulo A. Silva

souzix
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  souzix em Qua 13 Jun 2018, 21:57

Tirando a VL 650 Storm, todas as outras que falas são de outro patamar no que diz respeito a valores...
Transalp e a Suzuki andam por volta dos 5000€ e qualquer uma das outras não encontras por menos de 7500€.
Para mim a primeira coisa a definir quando se procura algo para comprar é quanto vais/podes gastar !
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PauloASilva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Qua 13 Jun 2018, 22:13

Obrigado pelo feedback.

Posso concluir que estás a sugerir que a Transalp e boa no segmento até aos €5000?

De 2010 para a frente vejo-as a €6000 o que não anda longe do preço duma NC750X (sei que estou a misturar segmentos, mas continuo a falar de máquinas).

Uma coisa que me "preocupa" nesta transalp é a caixa só ter 5 velocidades. Já na Pegaso falta uma 6a para rolar.
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PedroR
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PedroR em Sab 16 Jun 2018, 11:34

Não te preocupes em falar de outras motas cá no forum, pk são isso mesmo.... "outras motas"! Como se costuma dizer.. Há dois tipos de motas, A TranAlp e depois há as Outras! lol! lol!

Btw... Dentro do segmento Trail até 700cc, para o valor até 5000€, sistema injecção, representação e fiabilidade, a Transalp 700 é capaz de ser a melhor aposta do mercado. De qualquer forma, nem tudo é um mar de rosas.

Realmente sente-se a falta de uma caixa de 6 velocidade. Porém, é algo que pode ser minimizado com a alteração de relação pinhão/cremalheira aumentando o número de dentes do pinhão, com isto perdes um pouco de aceleração, mas alongas as velocidades.

Dependendo da utilização maioritária que dás à mota, é uma alteração a ter em conta.

Na minha humilde opinião e pela experiência que tenho:

- Relação de Origem (15/47) - Utilização máxima da capacidade de carga (2 pessoas + malas)

- Relação modificada (16/47) - Utilização intermédia da capacidade de carga (1 pessoa + malas ou 2 pessoas)

- Relação modificada (17/47) - Utilização soft capacidade de carga (1 pessoa)

Abraço!


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PauloASilva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Seg 18 Jun 2018, 07:44

Excelente contributo @PedroR: Obrigado.

A caixa de 5 velocidades é, talvez, a principal interrogação que tenho Sad
Não gosto muito de alterações: se os engenheiros a conceberam assim, terá sido por alguma razão, em todo o caso percebo a lógica da tua sugestão.

Uma coisa que já li e que vi pessoal a queixar-se foi da fuga do radiador, cuja reparação/substituição custa ~€400.
Isto fora da garantida já é puxado...

Abraço,
Paulo A. Silva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PedroR em Sex 22 Jun 2018, 09:03

A questão do radiador é um problema conhecido. Nesta altura do campeonato, já não há TA700 abrangidas pela garantia, pelo que será uma reparação chata. Até à data, a minha TA ainda não manifestou esse problema. Pelo que é conhecido, a fuga no radiador acontece após quebra por stress de um dos apoios. Há já quem tenha conseguido uma reparação mais em conta com radiadores da concorrência.


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PauloASilva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Sex 22 Jun 2018, 12:03

Será uma questão de sorte...
Há possibilidade de reparação ou só mesmo por substituição?

Tens uma XL700? Qual a experiência?
Tens feito viagens longas nela? Como é em termos aerodinâmicos?
E o punho, responde? Alteraste a relação?

Grande abraço,
Paulo A. Silva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PedroR em Ter 26 Jun 2018, 11:16

P: Há possibilidade de reparação ou só mesmo por substituição?
R:
Ambas as soluções

P: Tens uma XL700?
R:
Sim, tenho.

P: Qual a experiência? Tens feito viagens longas nela? Alteraste a relação?
R:
Em 40.000 km que fiz com ela, cerca de 75% foi a rolar em viagem com pendura e completamente carregada, desde Marrocos a Itália passando pelos Picos e Pirenéus, já rolou um pouco por todo o tipo de estradas, em todas as condições climatéricas e sempre carregada. Face ao que expus e para o tipo de utilização maioritária que faço, mantenho a relação de origem.

P: Como é em termos aerodinâmicos? O punho, responde?
R:
Como eu sou "pequeno" (entenda-se 1,90m) só nas big trail é que me consigo esconder do vento, porém a TA700 com o vidro touring cumpre bem a sua função aerodinâmica. Não contes, porém, ter uma marquise que te protegerá de qualquer intempérie. Relativamente ao punho... A mota é bastante reactiva, ágil, expedita e dá gozo conduzir em qualquer circunstância. Se completamente carregada, nota-se bem o peso, mas é de fácil habituação e rapidamente se consegue impor um bom andamento. Não nos podemos esquecer que é um motor V2 atmosférico de injecção de 680cc e com 59cv, a resposta do motor é directamente proporcional à massa que precisa de deslocar. Ou seja... Quanto mais peso, menor é a aceleração, (i.e.) com a mota completamente carregada tens de planear e preparar as ultrapassagens. A única altura onde sinto necessidade mais motor é com a mota completamente carregada e acima dos 2000m de altitude. Porém, essa realidade é 3% dos km que percorri.

P: Fiabilidade?
R:
Motor extremamente fiável, sem avarias  de motor conhecidas, nem consumo de óleo entre manutenções.

P: Problemas / Avarias conhecidas?
R:
 
Arrow Má condutividade do cachimbo de vela de origem - Solução: [Fácil e barato] Substituição directa pelos da NGK
Arrow Erro de leitura do nível de combustível por folga no eixo da régua de leitura da bóia de combustível - Solução: [Fácil e grátis] 5cm de arame / Clipe
Arrow Quebra de apoio de radiador - Solução: [Moderado e menos caro] Reparação / [Moderado e mais caro] Substituição
Arrow Shimming / vibração do guiador entre os 50km/h e 70km/h - Solução: Não é defeito, é feitio!  

Em jeito de conclusão e de forma racional, é uma mota fantástica que serve e satisfaz em quase todas as circunstâncias. Sem dúvida alguma perfeita para o dia-a-dia e para viagens a solo, mas esforçada e cumpridora em viagens a dois.


Para poderes analisar mais informação, podes clicar sobre o Icon do consumo médio que está na minha assinatura. Lá verás o registo de todas as manutenções e consumos de combustível.

Forte abraço!


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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Ter 26 Jun 2018, 15:49

PedroR,
mais uma vez uma extraordinária resposta.

É bom ler que "A mota é bastante reactiva, ágil, expedita e dá gozo conduzir em qualquer circunstância.": é exatamente isto que adoro na Pegaso.

A utilização que faço da mota é semelhante à tua, sendo que pelo facto de viver no interior, faço viagens longas (~500Km) com alguma frequência. De resto são passeios a dois com malas.

Neste momento o que procuro é essencialmente fiabilidade.
Não me chateia assim tanto alguma vibração, é sinal que o motor está lá (ainda estou a equacionar a Tenere XT660Z), nem procuro uma marquise. O meu problema neste momento é a representação da Aprilia em Portugal: até agora numa Pegaso com 18 anos só tive problemas banais, mas que significam sempre pelo menos uma semana de paragem (a correr bem).

É interessante referires os 2000m de altitude.
Recentemente fomos à Serra Nevada e foi um jogo de caixa interessante Very Happy

Quanto à TA estava à espera de as encontrar usadas de 2010 à volta de €5000, no entanto a oferta ronda os €6000. É um investimento considerável para passar dum 650cc para uma 700cc (680cc na verdade).

Obrigado pelo excelente contributo.
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PedroR em Qua 27 Jun 2018, 11:32

Face ao que respondeste, tenho duvidas que a XT660Z se adeque ao teu perfil.

Sendo que os percursos longos e viagens a dois são a utilização maioritária, uma moto monocilindrica fica muito aquém. Posso-te dizer que profissionalmente tenho a oportunidade de conduzir uma XT660R e ela tem uma vibração constante acima dos 100km/h que se torna incomoda ao ponto de ficar com a mão dormente.

Para o teu Budget e pelo que há disponível no mercado, a minha escolha seria entre a Transalp 700 ABS ou a Varadero 1000 de injecção e ABS.

Abraço


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PauloASilva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Qua 27 Jun 2018, 11:51

A Varadero é um bocado grande demais. Não me convence em termos de agilidade.

O meu budget é um bocado psicológico: tenho dificuldade em convencer-me a gastar 10000€ numa AfricaTwin, quando posso gastar 6000€ numa TA que me vai proporcionar as mesmas experiência e ainda me deixa 4000€ no bolso para gasolina.
E nesta aritmética ainda consigo encaixa seguro e IUC que fazem a balança pender para a TA.

Gosto de "baby steps".de

Mais uma vez Obrigado.
Vou começar e experimentar TAs :-)

Abraço,
Paulo A. Silva
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Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  fpniva em Ter 03 Jul 2018, 10:23

Boas!
Não tenho a TA700 que procuras, mas podemos combinar um café e dás uma voltinha na minha XL600V para sentires o V2 Wink
(Estando eu a puxar a brasa às sardinhas da TA lol!  )
Não é para a vender (não a vendo tão prestes), é mesmo só para esperimentares Wink

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Re: Honda Transalp XL 700

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