Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Honda Transalp XL 700

Compartilhe

PauloASilva
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 12/06/2018

Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Ter 12 Jun 2018, 12:31

Caros,
Prometo que se vier a montar uma Transalp faço uma apresentação em condições, por agora assola-me uma grande dúvida...

Neste momento monto uma Aprilia Pegaso 650 Cube de 2000 (carburador duplo)
No geral a mota é espetacular: divertida de conduzir e potente (sente-se o motor e responde bem).

A mudar de montada procuro uma bi-cilíndrica e melhor aerodinâmica.
Até ponderei a Aprilia Cappnord ETV 1000 (que já experimentei), mas não consigo arriscar sabendo que a Aprilia consegue estragar bons produtos com a péssima representação que tem em Portugal.

Com 18 anos não me chateia que os retentores da bomba de água tenham que ser trocados, mas chateia-me que demorem 3 semanas a chegar (sendo que pedi com urgência e nem assim).
Quem diz os retentores diz um guia da corrente ou outra peça qualquer: simplesmente não há stock de nada, para modelo nenhum.

O tipo de utilização é maioritariamente asfalto mas quero a liberdade de sair para estradões.
Diria que a minha viagem média é de >150Km (a (des)vantagem de morar no interior) e almejo muitas mais roadtrips com pendura e malas: recentemente fiz o sul de Espanha (até à Serra Nevada) e tenho na lista N2 e norte de África.

Procuro essencialmente, como já referi:

* BOA ASSISTÊNCIA/REPRESENTAÇÃO
* boa aerodinâmica mas não quero um "mono" (e.g. Varadero)
* bi-cilíndrica
* igualmente potente (que se roda o punho e ela responde)

Não consegui ainda experimentar a Honda Transalp XL 700 (2010 - ), pelo que gostava de ter o vosso feedback.

Sei que não gostam que se fale noutras marcas e portanto não vou dizer que em alternativa vejo:

* BMW F800
* Triumph Tiger 800
* Suzuki DL V-Strom 650 ou 1000 (os modelos mais recentes com bico)

Agradeço àqueles que possam contribuir (de preferência de forma isenta).

Um abraço,
Paulo A. Silva

souzix
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 1
Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 22/05/2018

Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  souzix em Qua 13 Jun 2018, 21:57

Tirando a VL 650 Storm, todas as outras que falas são de outro patamar no que diz respeito a valores...
Transalp e a Suzuki andam por volta dos 5000€ e qualquer uma das outras não encontras por menos de 7500€.
Para mim a primeira coisa a definir quando se procura algo para comprar é quanto vais/podes gastar !

PauloASilva
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 12/06/2018

Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Qua 13 Jun 2018, 22:13

Obrigado pelo feedback.

Posso concluir que estás a sugerir que a Transalp e boa no segmento até aos €5000?

De 2010 para a frente vejo-as a €6000 o que não anda longe do preço duma NC750X (sei que estou a misturar segmentos, mas continuo a falar de máquinas).

Uma coisa que me "preocupa" nesta transalp é a caixa só ter 5 velocidades. Já na Pegaso falta uma 6a para rolar.
avatar
PedroR
4ª engrenada
4ª engrenada

Número de Mensagens : 470
Masculino
Idade : 32
Data de inscrição : 09/09/2012

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
Kms: 50.000 > 60.000

Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PedroR em Sab 16 Jun 2018, 11:34

Não te preocupes em falar de outras motas cá no forum, pk são isso mesmo.... "outras motas"! Como se costuma dizer.. Há dois tipos de motas, A TranAlp e depois há as Outras! lol! lol!

Btw... Dentro do segmento Trail até 700cc, para o valor até 5000€, sistema injecção, representação e fiabilidade, a Transalp 700 é capaz de ser a melhor aposta do mercado. De qualquer forma, nem tudo é um mar de rosas.

Realmente sente-se a falta de uma caixa de 6 velocidade. Porém, é algo que pode ser minimizado com a alteração de relação pinhão/cremalheira aumentando o número de dentes do pinhão, com isto perdes um pouco de aceleração, mas alongas as velocidades.

Dependendo da utilização maioritária que dás à mota, é uma alteração a ter em conta.

Na minha humilde opinião e pela experiência que tenho:

- Relação de Origem (15/47) - Utilização máxima da capacidade de carga (2 pessoas + malas)

- Relação modificada (16/47) - Utilização intermédia da capacidade de carga (1 pessoa + malas ou 2 pessoas)

- Relação modificada (17/47) - Utilização soft capacidade de carga (1 pessoa)

Abraço!


=================================================================================================================


PauloASilva
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 3
Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 12/06/2018

Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  PauloASilva em Seg 18 Jun 2018, 07:44

Excelente contributo @PedroR: Obrigado.

A caixa de 5 velocidades é, talvez, a principal interrogação que tenho Sad
Não gosto muito de alterações: se os engenheiros a conceberam assim, terá sido por alguma razão, em todo o caso percebo a lógica da tua sugestão.

Uma coisa que já li e que vi pessoal a queixar-se foi da fuga do radiador, cuja reparação/substituição custa ~€400.
Isto fora da garantida já é puxado...

Abraço,
Paulo A. Silva

Conteúdo patrocinado

Re: Honda Transalp XL 700

Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 21 Jun 2018, 08:22