Spray para corrente !?

Compartilhe

D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1661
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

Re: Spray para corrente !?

Mensagem  D'Artagnan em Sab 18 Out 2008, 00:01

Boas

Para esclarecimento de algumas duvidas sobre lubrificante para corrente

"Realmente, não se trata de lubrificar a corrente de x em x kms. A corrente deve estar é sempre lubrificada. Para isso, parece-me que 500 ou 600 km é km a mais... Digamos "grosso modo" que entre cada atesto de depósito de gasolina (uns 200 a 300 km), se deve verificar a corrente e lubrificar em caso de necessidade.
    Depois, a malta faz uma grande confusão com o marketing das várias petrolíferas (só em Portugal existem cerca de 72 marcas registadas!). Marcas existem que têm 3 ou 4 tipos diferentes de sprays, produtos e "massas" para corrente...
    Saibam que produtos demasiado "pastosos" podem não ser tão bem indicados para a função como os "líquidos". Entre sujar a jante e dar cabo dos sistemas de transmissão devido às impurezas, lamas e porcarias que se acomulam, escolham...
    Realmente, os ditos produtos á base de teflon e cerâmica (principalmente estes últimos), dão algum resultado sem sujar tanto a roda, no entanto custam muito mais caro e não garantem uma tão grande durabilidade de lubrificiência. O que obriga a encurtar os periodos de aplicação e a gastar ainda mais dinheiro.
    Se forem ricos, tudo bem, o dinheiro é vosso. Se forem como eu, prefiram produtos com alguma adesividade, de base petrolífera mas NUNCA pastosos e pegajosos ou demasiado "espumosos" que acabam a parecer autêntica cola.
    Tudo isso são truques de marketing para contornar o problema do pingar a jante traseira mas que se torna um desinvestimento a médio / longo prazo...
    Como sempre o Admin com excelentes fotos e bela apresentação "real" do problema e aqui o nosso companheiro, o Mr_Trecolareco, disseram umas coisas interessantes e que são bem verdade.
    De facto, a aplicação deve ser feita a "quente", em viagem ou no fim do percurso se fôr curto e já agora, pelo lado de dentro da corrente. A força centrífuga se encarregará de empurrar o produto para o lado exterior sem pingar tanto a jante. Mas lá está: se o produto fôr tipo cola ou massa ("wax") isso nunca resulta tão bem.
    Uma última recomendação: não liguem tanto às marcas mas ao que elas fazem ou não deixam de fazer!... E se chover, em viagem, apliquem o produto sempre que pararem ou que atestem a moto ou no fim do dia, quando chegarem ao destino... Nada pior para a corrente que secar molhada com água ou lama.
    O pessoal do TT e Enduro também não deve descuidar-se e aqui mais do que em outro lugar qualquer, aplicar produtos muito pegajosos é um atestado de óbito para os kits de transmissão. E os pinhões de ataque vão à vida, tal como as cremalheiras, quando a corrente gripa e pifa de todo..."

Criar por - Unico

"A corrente é das peças que sofre maior desgaste na tua moto, e é também das mais importantes e vitais para o bom funcionamento da mesma.

A corrente é formada por elos de ligação, cada um com dois pinos que no meio têm os cilindros que encaixam nos dentes da cremalheira e pinhão de ataque. Entre os elos exteriores e os interiores são montadas uns pequenos aneis de borracha, chamados O'Rings ou X'Rings que servem para prender o lubrificante naquela zona e diminuir o desgaste da corrente em si. Por esta razão, nunca laves a corrente com gasolina, ou outro dissolvente, nem mandes as pistolas de pressão de água directamente para os elos da corrente, pois uma vez perdendo a lubrificanção do O'Ring, dificilmente o óleo volta para lá, e lá se vai a vida da corrente.

Deverás lubrificar a tua corrente com um produto próprio que poderás encontrar em qualquer loja de motos, e com a experiência, vais-te apercebendo de qual marca gostas mais, mas eu gosto bastante do lubrificante da Putoline. O intervalo de lubrificação recomendado é entre 500 e 600km, mas à chuva este período diminui consideravelmente, bem como no verão sobre forte aquecimento. E sempre que lavares a moto, depois de seca aplica-lhe logo o spray para corrente para evitar o aparecimento de picos de ferrugem.
    O desgaste avançado da corrente leva obviamente ao desgaste da corrente e cremalheira, que se não for diagnosticado a tempo poderá causar que a corrente salte ou parte e a consequente queda, e poderá ainda, quando parte, partir o cárter junto ao pinhão de ataque, tudo pela falta de manutenção."

Criado por - admin
    in Fórum Motonline

http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=578&PN=1

Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad em Sab 18 Out 2008, 00:14

Oh meu, no meio destas explicações todas, afinal qual é o spray que usas ?

O descanso central é mais fixe que o suporte, pois o descanso anda sempre connosco. Quem nao tem descanso central ou tem companhia (há sempre alguem disposto a ajudar) ou realmente tem de andar com ela para trás (ou para a frente).

Eu realmente nunca sei que spray comprar.

A.-

D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1661
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sab 18 Out 2008, 00:36

Boas

Eu uso

Cera para correntes de motociclos da WURTH - (lata de 500ml 18€)
    (não encontrei especificações técnicas na net)

Também á

Graxa Líquida Spray HHS 2000 WURTH
    O HHS 2000, da família de lubrificantes HHS (High-quality, Highly adhesive, Security) da Würth, é um spray lubrificante multi-aplicações, sintético, resistente ao calor, que penetra rapidamente e adere fortemente ao metal. Pulveriza como líquido e depois passa para um estado semi-sólido transparente sem secar (massa lubrificante de longa duração). O Würth HHS 2000, é muito resistente à água, sal, maioria dos ácidos e alcalinos, não danifica os plásticos e borrachas, e ao contrário dos produtos à base de silicone não atrai poeira.

Este avançado lubrificante é adequado para aplicar em antenas de rádio presas, dobradiças, correntes de motos e bicicletas, cabos, juntas mecânicas, mecanismos de portas automáticas, etc.

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1080
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Sab 18 Out 2008, 10:44

Barroso-VStrom escreveu:Nada disso!
    Passo a exemplificar:

1º Passo - Comprar uma caixa de madeira de 3 garrafas de Tinto Alpedrinha 75 cl da Adega do Fundão.
    2º Passo - Buber acompanhado de um bom queijo ou presunto.
    3º Passo - Esperar que passe a bubadeira depois de beber as 3 garrafas.
    4º Passo - Fazer como mostram as fotos!

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]´

Há coisas fantásticas não há? drunken drunken drunken

É exactamente esta técnica que eu dizia, mas como a Transalp é mais alta, esta caixa de vinhaça não chega, tem que ser vinho a granel, numa pipa.

Quanto inclinar sobre o descalço, eu consigo bem pegar na TA ao colo, mas o meu problema é que a minha partner, é a minha filha de 4 anos Laughing , que consegue meter spray como ninguém Razz , mas duvido que consiga rodar a roda Razz

Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 628
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 86xxx

Mensagem  Cou em Sab 18 Out 2008, 21:37

Boas

Eu já usei varios tipos de spray e não gostei de nenhum pois quando dava as escapadinhas as correntes ficavam todas cheias de terra e fazia um barulho tipo secas mesmo com a massa lá.
    Depois de ler novamente o manual da TA diz la usar oleo 90 testei mas salpicava um pokito, resolvi testar oleo 140 o que se mete na eixos de camião (axo que se chama valvolina).
    Desde o verão que tenho usado oleo 140 como é mais grosso não salta nada para jante (depois meto fotos aki) a corrente deixou de fazer barulho e não fica cheia de terra nas escapadinhas.
    Quando chego a casa enquanto as correntes estão quente meto umas 3 gotas na parte de traz escorre lentamente durante a noite faço isso 3 em 3 dias.
    As correntes com oleo não fazem barulho, mas com massa fazia, pois elos parecia secos.
    O manual tem sempre razão, para terminar por 1 litro de oleo 140 dei 5€ uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii já la vai 2.5 meses so gastei 100ml lol

fresco
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Número de Mensagens: 501
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: 650
    Kms:

Mensagem  fresco em Dom 19 Out 2008, 01:31

Para mim é do spray branco de cerâmica.

A latinha custa 12 euros mas não suja NADA!

Cada lata dá pra +- 7000Km e meto a cada 350Km em média.

Marca Putoline

É deste: http://www.ridershq.co.nz/product/473/PutolineCeramicChainWax500mlAerosol.boss

kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 777
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms:

Mensagem  kamikaze em Dom 19 Out 2008, 12:43

Finalmente arranjei o spray ideal.

FAHER GRA SPRAY

Assisti a uma demonstração onde estava incluído este produto e fiquei parvo, principalmente quando fizeram o mesmo teste com tal spray massa da Wurth HHS 2000 (que eu uso regularmente na área da mecânica) . O teste consistia em verificar a frixão com pesos até gripar e lubrificando bem as peças que iam ser frixionadas fazia-se o teste até gripar e agarrar. No fim de agarrar testava-se com o tal FAHER , só um bocadinho e ão enxarcar como tem de se fazer com a maioria dos produtos e acabava-se com a frixão mesmo depois de gripado. Testei este produto na corrente da Transplante na concentração de Mafra onde já tinha a corrente gripada. Depois de meter o spray , não me parece que estaja realmente gripada , pois nunca mais ouvi a corrente ao grilar nem a fazer qualquer tipo de barulhos scratch
    Cada lata cuta cerca de 15€ mas dura e dura e dura, porque não é preciso por muito, basta dar uma passagem e está novo.

Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad em Dom 19 Out 2008, 14:33

kamikaze escreveu:Finalmente arranjei o spray ideal.
    FAHER GRA SPRAY

Estes produtos da faher estão muito bem cotados na net: como me meteram um deles no motor da Vara, fui pesquisar na net e fiquei pelo menos impressionado com a quantidade de gente a falar bem deles.

Vou comprar uma latinha destas.

A.-
    PS: Já encomendei até, os tipos tem uma Loja Online (Cliquem aqui)

Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 647
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Dom 19 Out 2008, 23:17

Boas

Vejam o sistema engenhoso que estes 3 argentinos inventaram para lubrificar a corrente :

sendspace.com sendspace.com/file/niiway

Há no mercado já à venda

Abraço

Pedro

fresco
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  fresco em Seg 20 Out 2008, 01:53

E esse FAHER GRA SPRAY, não caga a jante de óleo???

139118
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 20
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V
    Kms:

Spray Faher

Mensagem  139118 em Seg 20 Out 2008, 21:28

Boas, após ler opinião do kamikaze acerca do spray faher, decidi mandar vir uma lata.
    Após experimentar colocarei aqui a minha modesta opinião acerca do dito cujo.

Abraço

Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 1080
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

Mensagem  Philleas em Seg 20 Out 2008, 22:03

Pedro Marques Alves escreveu:Boas

Vejam o sistema engenhoso que estes 3 argentinos inventaram para lubrificar a corrente :

Há no mercado já à venda

Abraço

Pedro

versão caseira do Scotoiler

Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 647
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Seg 20 Out 2008, 22:09

Philleas escreveu:
    Pedro Marques Alves escreveu:Boas

Há no mercado já à venda

Abraço

Pedro

versão caseira do Scotoiler

Exactamente. Vi isso na Santomar

http://www.scottoiler-portugal.com/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=27

Abraço

Pedro

fresco
    5ª engrenada
    5ª engrenada

Masculino

A Mota
    Kms:

Mensagem  fresco em Ter 21 Out 2008, 02:32

Caga de óleo? O FAHER?

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6057
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 60 mil a caminho dos 100 mil

Mensagem  TrAnsAlper em Ter 21 Out 2008, 09:08

Este tema já aqui foi abordado e quem usa esse sistema é o nosso amigo António Queirós:

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/corrente-de-transmissao-t238.htm

Penso que se justifica sobretudo para um viajante como ele,assim não tem que parar de X em X kms para "dar spray" à corrente.

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

Data/hora atual: Sex 10 Fev 2012, 15:22