Spray para corrente !?

Compartilhe

Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 628
    Masculino

A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 86xxx

Re: Spray para corrente !?

Mensagem  Cou em Ter 18 Maio 2010, 21:35

Boas

Eu continuo com valvolina 140 a que se usa nos camiões e mesmo a 160km não salta nada.
    Até a data testei de tudo cheguei a conclusão que não existe nada melhor que isto

Edmundo
    Mota ligada
    Mota ligada

Número de Mensagens: 28
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms:

Spray para corrente

Mensagem  Edmundo em Qua 19 Maio 2010, 22:00

Já usei o da Repsol e agora uso o da Putoline tipo espuma e qualquer um dos dois suja um pouquinho a jante mas não muito porque ponho pouco de cada vez, a quantidade que se coloca tem muito a ver, se for colocado demasiado spray seja de que marca for acaba por sujar.

Edmundo

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Número de Mensagens: 6057
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 60 mil a caminho dos 100 mil

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 20 Maio 2010, 15:52

claudio gil escreveu:Boas,
    ... É que já não ponho o Yamalube há cerca de 800Kms e ele continua-me a cagar a mota toda e vocês sabem bem o que custa limpar uma roda. A minha cremalheira tb já tá preta. Há alguma maneira de a limpar e limpar a corrente para não continuar a saltar os restos do Yamalube??
    Cumprimentos

Olá Cláudio!

Já fiz essa operação assim.
    Com WD40, com muito cuidado para não ir para disco de travão.Aplicas WD40, deixas actuar dois minutos de depois com jacto de água (lavagem no "elefante" de preferência) e fica novo! Não limpei a corrente.Apenas a cremalheira, cubo e aro.
    .............

Só para actualizar a questão do spray, comprei há uns meses atrás o Ipone (branco) e foi o melhor spray de corrente que experimentei até hoje...Muito bom!Preço, qualidade...e pouca sujidade!

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

"Não sei para onde vou...mas estou a caminho!..."

"...isso deve ser um problema ao nível da anilha sincronizadora! Idea scratch "

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 345
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Mensagem  santosam em Qui 20 Maio 2010, 16:32

Para estrear o meu descanso central novo, fiz uma limpeza a sério da corrente. Comprei uma escova daquelas de cozinha e uma embalagem de petróleo no Continente, daquele que não é para candeeiros (esse arde facilmente).
    A corrente ficou um brinco. Coloca um cartão ou alguns jornais debaixo da corrente toda porque vais sujar o chão todo. Depois passas a corrente por um pano seco (não uses desperdícios).
    Para lubrificar uso o óleo recomendado pela Honda - neste caso óleo Continente para transmissões 80W/90. Não uso sprays mas sim óleo.
    Na internet já vi alguns comentários sobre o WD-40. Aquilo tem alto poder de penetração e limpeza, o que prejudica os O-Rings, limpando o óleo que deveria estar lá dentro.

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 20 Maio 2010, 16:43

santosam escreveu:Na internet já vi alguns comentários sobre o WD-40. Aquilo tem alto poder de penetração e limpeza, o que prejudica os O-Rings, limpando o óleo que deveria estar lá dentro.

Exactamente a razão porque nunca usei Wd40 na corrente.

Excelente dica a tua para limpeza da corrente.Obrigado!

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Jardel
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 101
    Masculino

Mensagem  Jardel em Qui 20 Maio 2010, 16:49

boas pessoal

em spray, e na minha opinião, o melhor mesmo e como já aqui foi dito é o da marca Ipone...

mas o melhor melhor é a valvolina... apesar de não ser tão cómodo a pôr e em dias de chuva desaparece num instante...

E para limpar a corrente também já há por aí muitos srays de várias marcas próprios para o efeito..

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 20 Maio 2010, 17:05

Jardel escreveu:boas pessoal

E para limpar a corrente também já há por aí muitos srays de várias marcas próprios para o efeito..

Correcto!Quase me esquecia disso.Ainda há dias vi no LIDL uns sprays próprios de limpeza de correntes.Havia também para motores, etc...Eram da marca deles, W5 ou lá o que é, e estavam bem em conta.

Provavelmente foi uma daquelas promoções que só aparece uma vez por ano, mas há-de haver outras marcas de certeza.

Boas transalpadas.

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 892
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Qui 20 Maio 2010, 17:44

Cou escreveu:Boas

Eu continuo com valvolina 140 a que se usa nos camiões e mesmo a 160km não salta nada.
    Até a data testei de tudo cheguei a conclusão que não existe nada melhor que isto

Cou, diz-me uma coisa: essa valvolina 140 é monograde SAE 140, certo? Para ser tão baratinha, só pode. Pergunto onde arranjas esta valvolina. Só encontro um óleo sofisticado multigrade para transmissões 85W140, relativamente caro, claro. Caro demais para pincelar a corrente, em todo o caso! Obrigado.

Zé Paulo.

claudio gil
    1ª engrenada
    1ª engrenada

Número de Mensagens: 155
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL650V/2000
    Kms: 32500

Mensagem  claudio gil em Qui 20 Maio 2010, 22:14

Obrigado pelas vossas ajudas Eu talvez abuse um pouco no spray, mas tenho sempre o medo de ela não ficar bem lubrificada.. No inicio usava um spray que se vende na Norauto que a corrente ficava toda branca, e assim dava para ver se já tinha metido spray suficiente. Como vim para Coimbra e me esqueci do belo do spray em casa, tive que comprar um e este da Putoline, não é tão fácil ver se ponho o suficiente, por isso é que digo que talvez abuso um bocado.Santosam, obrigado pela dica. No entanto, tenho lido algumas opinioes aqui no fórum que dizem que não devem ser colocados determinados produtos nas correntes, porque podem danificar os o-rings. Lavar a corrente com petróleo não a vai danificar?
    Cumprimentos

santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada

Número de Mensagens: 345
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: XL 600 V Transalp '92
    Kms:

Mensagem  santosam em Qui 20 Maio 2010, 22:31

O tempo que demoras a limpar a corrente não é suficiente para danificar os o-rings. Outra hipótese seria gasóleo, que tem um alto ponto de inflamação e não é perigoso como, por exemplo, a gasolina. Não te esqueças de no final da limpeza passar um pano seco antes de lubrificares a corrente.
    O óleo que uso é 80W90 e custa 8,99 euros uma embalagem de 1 litro. Pelo andar da carruagem, tenho óleo ainda para muito tempo.

Depois de muito ler diversas opiniões aqui na internet, a conclusão a que cheguei é que os métodos tradicionais de manutenção mecânica são tão eficientes ou mais do que os mais sofisticados, à base de latas de tudo e mais alguma coisa.

Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 628
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 86xxx

Mensagem  Cou em Qui 20 Maio 2010, 23:20

TodayAdventure escreveu:
    Cou, diz-me uma coisa: essa valvolina 140 é monograde SAE 140, certo? Para ser tão baratinha, só pode. Pergunto onde arranjas esta valvolina. Só encontro um óleo sofisticado multigrade para transmissões 85W140, relativamente caro, claro. Caro demais para pincelar a corrente, em todo o caso! Obrigado.

Zé Paulo.

Boas

Tem um revendedor aki perto e vendo-me 1L por 5€ sim é a SAE 140 a que se usa nos veios dos camiões tem uma cor castanho escuro.
    E muito espessa e aderente por isso não salta tenho a jante e o top case limpos, a corrente não faz barulho como fazia com massa.
    Com o calor (andamento) fica mais fina, penetra para dentro dos elos por isso fica mais silenciosa e com a chuva funciona na mesma não sai.
    Eu já a dois anos que uso e ainda nao gastei meio litro.
    Faço da seguinte forma tenho a galheta onde paro a mota, todos os dias ou dia sim dia não quando chego a casa paro a mota e deito um gota na parte de tras superior da carmalheira escorre lentamente durante a noite.
    Tenho as correntes sempre todas oleadas amanha vou tirar umas fotos para verem a jante limpa e as correntes oleadas.
    Tenta numa officina de camiões só deve existir embalagens de 25L por isso e dificil de encontrar a venda mas nessas oficinas devem dispensar um litro deve dar para uns anitos

TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo

Número de Mensagens: 892
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

Mensagem  TodayAdventure em Sex 21 Maio 2010, 00:16

Cou escreveu:
    TodayAdventure escreveu:

Zé Paulo.

Boas

Tem um revendedor aki perto e vendo-me 1L por 5€ sim é a SAE 140 a que se usa nos veios dos camiões tem uma cor castanho escuro.
    E muito espessa e aderente por isso não salta tenho a jante e o top case limpos, a corrente não faz barulho como fazia com massa.
    Com o calor (andamento) fica mais fina, penetra para dentro dos elos por isso fica mais silenciosa e com a chuva funciona na mesma não sai.
    Eu já a dois anos que uso e ainda nao gastei meio litro.
    Faço da seguinte forma tenho a galheta onde paro a mota, todos os dias ou dia sim dia não quando chego a casa paro a mota e deito um gota na parte de tras superior da carmalheira escorre lentamente durante a noite.
    Tenho as correntes sempre todas oleadas amanha vou tirar umas fotos para verem a jante limpa e as correntes oleadas.
    Tenta numa officina de camiões só deve existir embalagens de 25L por isso e dificil de encontrar a venda mas nessas oficinas devem dispensar um litro deve dar para uns anitos

Muito obrigado, Cou. De facto só encontro à venda valvolina 140 em baldes de 20 litros ou 200 litros! pale E multigrades relativamente caros 85W140. Com facilidade encontra-se o monograde SAE 90 (para diferenciais de carros), o que é recomendado no manual.

Eu sou mais um dos que já tentou sprays de várias marcas, mesmo os branquinhos wax XPTO, e não estou convencido com a eficácia... nem com os preços. Acho que vou seguir o teu conselho e experimentar. Depois reportarei as minhas impressões. Obrigado!

Zé Paulo.

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Qui 27 Maio 2010, 09:51

Aqui está então o Ipone.Custou cerca de 14€.Esta lata grande tem a desvantagem de não poder andar com ela em viagem.Só faço uso dela em casa.Mas o preço em relação à pequena compensa e de que maneira.Para viagem (se isso acontecer) vou ter que comprar outra mais pequena...

Uploaded with ImageShack.us

Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum

Número de Mensagens: 4029
    Masculino

A Mota
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006
    Kms: 88 000

Mensagem  Transouto em Sex 28 Maio 2010, 12:29

TrAnsAlper escreveu:Aqui está então o Ipone.....

Isto é que é um Iphone....

Transalp é Transalp e mai nada..

TrAnsAlper
    Admin
    Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Sex 28 Maio 2010, 14:36

Outro!
    Então mas a erva baixou assim tanto de preço aí para cima???

Já podiam ter avisado, né?

Estávamos a falar de quê afinal?Esse Iphone atrofiou-me a molécula!

Ah...spray...Fshhhhhhhhhhhhhh!

Data/hora atual: Sex 10 Fev 2012, 15:23