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ponto tacão em mota

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Ground_Zero
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ponto tacão em mota

Mensagem  Ground_Zero em Qui 21 Ago 2008, 08:04

boas pessoal...

nao sei se voces estao a perceber o que eu quero dizer com ponto tacão nas motas mas é quando fazemos uma redução acelarar no meio da mudança... isto é um vicio antigo que vem das 50 .... a pouco tempo estive a falar com o sr da honda ele disse -me para nao o fazer porque como era de 2 cilindros estava a injectar gasolina para 2 cilindros de 500 cc cada um... e que nas motas de 4 cilindros era até saudavel...

o que os srs tecnicos tem a dizer disto???




deixo aqui um video de um carro a fazer o tal ponto tacão
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RainMaker
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  RainMaker em Qui 21 Ago 2008, 08:32

por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

Ground_zero : pelo que sei os pilotos de F1 faziam isso para manter as rotações em alta e não deixar o motor perder rotações, pelo que sei já não fazem isso porque as rotações já sobem muito rapidamente e não há essa necessidade de gastar um pouco mais de combustível... no resto das competições motorizadas não sei se ainda é habito isso ser feito...

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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  Transouto em Qui 21 Ago 2008, 08:42

A minha Transalp não faz reduções, é sempre a meter mudança acima, quando tiver de reduzir é para parar.... lol! lol! lol! Por acaso o ponto tacão é um hábito que eu nunca tive, dá-me a sensação que é igual aos camionistas quando tinha de meter mudança eram mesmo obrigados a fazer isso senão elas não entravam.... geek

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FALP
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  FALP em Qui 21 Ago 2008, 11:14

RainMaker escreveu:por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

x2 cyclops e não dando o estalo, tb não dá um esticão na corrente... cyclops
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  Ground_Zero em Qui 21 Ago 2008, 13:12

pois mesmo no carro custumo fazer quando são reduçoes mais bruscas .... mas desde que o homem me disse isso tenho tentado nao fazer....

deve-se fazer ou nao??? é a minha grande questao....
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  FALP em Qui 21 Ago 2008, 13:14

FALP escreveu:
RainMaker escreveu:por acaso costumo fazer isso algumas vezes, mas é por simplesmente não ouvir o clack da mudança abaixo a engatar, pois dando um "toque de punho" a mudança engata suavemente e não "dá o estalo" ao entrar... na volta estou a fazer uma grande asneira...

x2 cyclops e não dando o estalo, tb não dá um esticão na corrente... cyclops
Nem uma traseirada.. cyclops já me esquecia... cyclops
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  angel99 em Qui 21 Ago 2008, 13:41

Transouto escreveu:A minha Transalp não faz reduções, é sempre a meter mudança acima, quando tiver de reduzir é para parar.... lol! lol! lol! Por acaso o ponto tacão é um hábito que eu nunca tive, dá-me a sensação que é igual aos camionistas quando tinha de meter mudança eram mesmo obrigados a fazer isso senão elas não entravam.... geek

V

isso fazia-se/faz-se nos camiões apenas pela seguinte razão: é necessário sincronizar a rotação da caixa com o volante do motor e só se faz a meter uma mudança acima...

os camiões como teem redutoras nos cubos, a caixa é "rápida" (não sei se me fiz entender)

desta forma e por exemplo vais em terceira carregado a puxar e queres meter quarta, o carro vai prai a 50, mas a caixa vai muito rapida, por isso é necessário fazer uma dupla desembraiagem e acelerar no meio

básicamente faz-se asim:

acelera-se em 4a
desembraia-se e larga-se o pedal
dá-se aquele gaszinho
e mete 5a e mais gaz

desta forma a rotação não cai tanto e a mudança tambem entra mais suave...

na mota não vale a pena fazer isso ( penso eu) mais vale fazer a embraiagem patinar um pouco nas reduções para evitar o esticão e as mudanças entram todas suavemente...
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Tarz
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  Tarz em Qui 21 Ago 2008, 16:28

Deves fazer!
Eu faço-o sempre (salvo seja).

A muitos anos quando tinha um corsa B, e menos cabelos brancos, apostei como usaria a embraiagem só para arrancar e parar o carro e que ia de 1ª a 5ª e voltava a 1ª sem embraiagem. Ora, ganhei a aposta. A explicação é simples:
Se igualares a rotação das rodas à da caixa, a velocidade entra sem estalos ou arranhar ou seja o que for. Isso consegue-se fazendo o tacão. Agora notem que se usarem a embraiagem e picarem o acelerador (tacão) mesmo com a embraiagem no fundo, especialmente nas reduções, a rotação da caixa de velocidades vai ser "igual" à rotação das rodas, e como já foi dito aqui (sincronizar), não vai dar esticão na corrente nem vai arrastar o pneu. A coisa entra extremamente suave.
Quando aumento a velocidade, não costumo fazer, mas ao reduzir, faço sempre. Temos de conhecer bem o motor/caixa para saber a quantidade de aceleração é necessária, mas isso aprende-se.

Se me disserem que vai consumir mais, eu acredito, mas poupo esse aumento acelerando progressivamente em vez de acelerador ao fundo (e fico a ganhar Smile).

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Philleas
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Re: ponto tacão em mota

Mensagem  Philleas em Qui 21 Ago 2008, 16:35

Tacão ou Duplas só gastam, gastam gasolina e gastam embraiagem.
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Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

Re: ponto tacão em mota

Mensagem  kamikaze em Qui 21 Ago 2008, 16:42

Ground_Zero escreveu:boas pessoal...

nao sei se voces estao a perceber o que eu quero dizer com ponto tacão nas motas mas é quando fazemos uma redução acelarar no meio da mudança... isto é um vicio antigo que vem das 50 .... a pouco tempo estive a falar com o sr da honda ele disse -me para nao o fazer porque como era de 2 cilindros estava a injectar gasolina para 2 cilindros de 500 cc cada um... e que nas motas de 4 cilindros era até saudavel...

o que os srs tecnicos tem a dizer disto???




deixo aqui um video de um carro a fazer o tal ponto tacão



Normalmente faz-se ponto tacão num carro de tracção trazeria para dar aceleração ao ás rodas de modo a não bloquearem visto que só se faz a travar. se tiverem um carro de tracção trazeria e gostarem de andar a "rasgar", sabem do que é que estou a falar:!: Question Rolling Eyes

Nas motas só se acelera quando se se reduz para dar velocidade à caixa de modo a que as anilhas sincronisadoras com os carretos. Sempre fiz isso nunca tive problemas. Se a gasolina entrar em excesso sai em forma de rater pelo escape e tinha de ser muita para causar danos tipo partir uma biela, ...etc. Suspect

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Re: ponto tacão em mota

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