Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas! - TransMondego 2017 - 29 e 30 julho- Vais faltar?!!!!

Passeio ao Douro e Vindimas…

Compartilhe
paulao
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 33
Masculino

A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: K1100LT
Kms:

Passeio ao Douro e Vindimas…

Mensagem  paulao em Sex 12 Set 2008, 07:29

Em primeiro lugar peço desculpa por ainda não me ter apresentado no fórum, mas vou faze-lo brevemente, ainda não o fiz devido á minha “agenda” estar um pouco apertada e estar também registado noutros fóruns motociclisticos.

Com a alteração da data do W.T.C. fiquei com este fim-de-semana livre, assim sendo no sábado (13/09) vou fazer parcialmente este itinerário pelo que se alguém me quiser fazer companhia será muito bem-vindo.

.
Mas vou sem compromissos de horas e/ou locais, será mesmo um passeio para descontrair e sem qualquer tipo de preocupações.

.
O passeio que estou a pensar fazer será mais ou menos este:

Pousada de S. Gonçalo na Serra do Marão (N41 16.538 W7 55.907).
Seguimos pela N15 em direcção Vila Real. Sensivelmente percorridos a 8,00Km á saída
da aldeia da Boavista viramos á direita passando sob o IP4 entrando a N1240, estrada pela qual seguimos até Fontes e de lá até á Régua via Stª Marta de Penaguião. Na Régua atravessamos o Rio Douro para a margem sul. Mal se atravesse a ponte viramos duas vezes á direita seguindo pela N222 até á Barragem de Bagaúste onde passaremos novamente para a margem direita do Douro. Mal passemos a barragem viramos á direita onde vamos pela N313-1 até Covelinhas. Após Covelinhas começamos a subir para a Galafura onde sugiro que se faça uma visita ao Miradouro de São Leonardo (566 metros de altura). Do Miradouro de São Leonardo de saímos pala N313-1 até Gouvinhas. Em Gouvinhas viramos à direita e continuamos a descer até Ferrão onde apanhamos a N1268 até á entrada de Donelo onde vamos continuar pela N1268-1 até Covas do Douro. Já em Covas do Douro seguimos por uma estrada municipal que vai ligar a Gouvães do Douro onde iremos seguir pela N589 que vai dar á N323. Chegados à N323 viramos á esquerda e subiremos até Sabrosa onde sugiro uma pequena paragem para os reabastecimentos necessários… Atravessamos Sabrosa e logo á saída viramos á direita pela N1337 (precaução descida acentuada) onde no final da descida seguimos pelo caminho mais à direita (N1286) começando a subir (não seguir para Cheires) onde à entrada de Favaios vamos retomar a N322. Após a Adega Cooperativa de Favaios nos semáforos viramos à esquerda em direcção a Alijó. À entrada de Alijó na rotunda junto á Pousada viramos á direita e seguimos pela N212 até á Foz do Rio Tua mas passando antes por S. Mamede de Ribatua (durante toda esta descida pode-se contemplar o Rio Tua e a sua magnifica paisagem). Após passagem pelo Rio Tua seguiremos pela N108, N634 até Castanheiro do Norte, seguindo pela N214, apanhando depois a N314-1, N633 até a Carrapatosa, descemos até á Barragem da Carrapatosa de onde seguiremos até S. João da Pesqueira. De S. João da Pesqueira segue-se directo ao Peso da Régua.
.
Os únicos horários previstos e para saída são:

Área de serviço de Águas Santas na A4: 10:00h

Pousada do Marão: 10:45h

.
A partir daqui não há mais horários, ou seja, vamos indo e vamos vendo contudo estou a prever almoçar na zona de Sabrosa por volta das 13:00.

Pormenores em:

http://2w-paulao.blogspot.com/2008/09/passeio-ao-douro-e-vindimas_12.html

e

]http://2w-paulao.blogspot.com/2008/09/passeio-ao-douro-se-possivel-nas.html

Será nesta mota que irei,

Convidad
Convidado

Re: Passeio ao Douro e Vindimas…

Mensagem  Convidad em Sex 12 Set 2008, 10:33

Oh Paulão,

Folgo bastante em ver-te por aqui, e sem BMW ! :-)

Ainda te vou dar um telefonema por causa dos intercom's dos Nolan, mas por enquanto tenho a mota no estaleiro e tou a ver quanto será a dolorosa antes de me me ter em mais gastos.

Um Abraço!

Artur
paulao
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  paulao em Dom 14 Set 2008, 10:29

lol!

Uma fotografia de um dos locais onde só poderam ir as motos...

O grupo das trail,

E o fotografo de serviço,

Agora,

Apesar de serem Honda. estas eram as motas mais bonitas do passeio.

Algumas das paisagens,

Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5385
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 15 Set 2008, 08:34

Passeio muito fixe com belas paisagens, com aliás não poderia deixar de ser, sendo ele pelas zonas do Douro cheers

Paulão, fala-nos mais de ti nas apresentações Wink

V

=================================================================================================================

Transalp é Transalp e mai nada..
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1067
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Ter 16 Set 2008, 12:17

Boas

Parabens pelo passeio e belas fotos, foi pena não poder participar.
Mas é uma zona em que espero poder visitar.
cumpts

=================================================================================================================

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
joaopintoreis
2º engrenada
2º engrenada

Número de Mensagens : 241
Masculino

A Mota
Marca Mota: APEADO
Modelo Mota/ano:
Kms:

Mensagem  joaopintoreis em Sex 19 Set 2008, 23:34

bem... que belo passeio que deve ter sido!!!
eu tenho mesmo que me livrar de alguns sabados de trabalho para poder fazer uns passeios!!!
estou ansioso!!
abraço
paulao
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  paulao em Sab 20 Set 2008, 06:40

Tal como tinha dito este não era um passeio organizado formalmente mas sim um simples e puro passeio sem qualquer tipo de formalismos e obrigações e horários.

O único horário previsto era o da saída do Porto ás 10:00H. Quem estava, estava quem não estava é porque não estava (lógica da batata ioioio).

Fomos quatro que saímos do Porto nas calmas com destino ao Alto de Espinho (Serra do Marão) onde se fez a primeira paragem para apreciar a paisagem, onde de um lado tínhamos o Marão e do outro o Alvão.

Após esta paragem lá fomos nós descendo até á Régua (via Fontes) e parando sempre que a paisagem assim o exigia.

Na barragem de Bagaúste estava mais um amigo a nosso espera, pois sendo ele de Tabuaço preferiu ali esperar e fazer-nos companhia e partilhando connosco o seu conhecimento da zona.

Deixamos Bagaúste para trás e fomos até ao miradouro de S. Leonardo da Galafura via Covelinhas onde continuamos sempre entre vinhedos e com o Douro a brindar-nos com a sua magnífica paisagem.

No S. Leonardo e por coincidência juntou-se a nós um amigo mais que andava de carro com a família a fazer o mesmo roteiro e como era já hora do almoço lá fomos nós á “Repentina” comer um delicioso cabritinho que muitos dizem ser o melhor do país, mas mesmo que o não seja é sem dúvida nenhuma muito bom.

Tal como escrevi no início este passeio não tinha qualquer tipo de formalismo e horários pelo que quando acabamos de almoçar era já algo tarde pelo que se optou por ir directos a Sabrosa para aí se retomar o serpentear pelos vinhedos que estavam magníficos e ainda carregadinhos de uvas (ou não estivéssemos a uma semana do inicio das vindimas).

Em Sabrosa juntou-se um outro amigo, também ele de Tabuaço e se há saída do Porto éramos quatro neste momento éramos já dez onde se incluíam duas crianças e assim continuamos até S. João da Pesqueira onde nos separamos por questões de horários e ser já noite.

Retomemos então o passeio em Sabrosa.

Fomos directos a Favaios e Alijó onde começamos a descer em direção á Foz do Rio Tua. Aqui as vinhas já não existem, mas em contrapartida fomos brindados com a magnífica paisagem do Vale do Tua onde podemos apreciar a magnitude da linha de comboio do Tua.

Ora como o calor apertava e o espelho de água convidava a uma paragem para refrescarmos a garganta lá paramos nós para se tomar um refresco junto ao rio Douro na estação da CP do Tua. De lá seguimos em direcção a S. João da Pesqueira onde pelo caminho fizemos ainda duas paragens, uma na Fraga das Ferr. Da Fonte de Seixas e a segunda um pouco mais á frente no miradouro de S. Salvador do Mundo de onde se pode apreciar um magnifico por do sol.

Já com a noite as paisagens não se conseguiam ver e a convite dos amigos de Tabuaço lá fomos nós degustar um bacalhauzinho (que sacrifício).

E pronto, cá fica um pequeno e muito resumido relato do passeio, pois por muito que escreva nunca conseguirei para aqui transpor o excelente convívio que todos partilhamos ao longo do dia.

Não quero terminar este pequeno “relato” sem antes agradecer aos que decidiram fazer-me companhia e um abraço especial ao Hans que veio de Santarém tendo feito num só dia perto de 600 km e que não foram de auto-estrada.

Só mais uma pequena nota, entre os que participaram no passeio estávamos três proprietários de BMW (K 1100 LT, R 1200 RT e R 1150 GS) e curiosamente nenhum de nós foi de BMW.

As motas foram:

• KTM 990
• Honda 650 Dominator
• Honda Transalp
• Suzuki V-Strom 650
• Honda CBF

http://2w-paulao.blogspot.com/
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5385
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Sab 20 Set 2008, 10:56

Dá bem para imaginar o passeio que deve ter sido espectacular, Parabéns e quem sabe nos juntamos num próximo....

V

Transalp é Transalp e mai nada..
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Sab 20 Set 2008, 22:23

Boas

Grande passeio, numa bela região de paisagens magnificas, com um convivio 5 Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven pelo que contas, continuem com esses passeios e com o relato dos mesmos.

Boas curvas V
Luiz

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 26 Jun 2017, 08:52