Mudar óleo e trocar filtro em casa 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Mudar óleo e trocar filtro em casa 2438059070

Mudar óleo e trocar filtro em casa

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Mensagem  fresco em Sex 03 Out 2008, 00:50

Malta,

Está na altura de mudar o óleo e filtro!

O resto é verificar pastilhas, afinar manete da embraiagem, verificar corrente, bla, bla...

A questão é a seguinte:

Se trocar óleo e filtro em casa não poupo um magote de euros?

Outra questão se coloca:

Será que tenho ferramenta (isso é fácil de verificar), paciêcia (arranja-se), que encontro no mercado o óleo certo, que descubro onde se vende o filtro certo,....

Já fizeram isto?

O que aconselham?


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Mensagem  lowrider em Sex 03 Out 2008, 09:05

viva

ja fiz isso com a ajuda do Cortez e é canja. tiras o parafuso do oleo por baixo e deixas sair o oleo todo. depois com uma chave tipo esta:
Mudar óleo e trocar filtro em casa Chave_filtro_oleo
procuras algo tipo isto
Mudar óleo e trocar filtro em casa F721c44e0e9ab6511d5d8471726b2ac4
metes a chave a volta do viltro velho, apertas bem e rodas. Deixas sair o restante oleo que estava no filtro, metes o filtro no e apertas com a mesma chave, depois, co carter, de lado desapertas a abertura e espetas oleo. metes 2,3L , ligas a mota e deixas ficar ficar um bocado a trabalhar. Passado 5 +-min, desligas e rectificas o nivel do oleo(pois qd a mota estava a trabalhar algum do oleo foi ficando pelo motor tornando-se necessario corrigir o nivel)

O filtro do ar, tiras a carenagem do lado esq, e ves uma cena redonda apertada por tres parafusos. desapertas os parafusos tiras o filtro velho metes o novo, apertas , metes a carenagem e voila.

cumps


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Não foi uma Transalp. Mas foi lá perto Very Happy
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Mensagem  Ground_Zero em Sex 03 Out 2008, 11:44

atenção esse parafuro custuma ter uma anilha que deve-se trocar de estiver deformada senao pode começar a pingar oleo...

pelo menos nos carros é assim...

nas motas tambem deve ser...

cumprimentos



VVV
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Mensagem  fabio em Sex 03 Out 2008, 12:30

Boas Fresco
Para mudar o oleo basta tirar o resguardo do motor,tiras o bujon e deixas o oleo correr,para o filtro desenrroscas com uma chave como o
lowrider te mostrou,no caso de não teres chave podes espetar uma chave de fendas na lateral do filtro e assim faz de alavanca para o dezenrroscar.Uma vez o oleo e filtro tirados pegas no filtro novo,molhas a ponta do dedo no oleo que tiraste e passas pelo orring que tens
no fitro novo,enrroscas o filtro no sitio,não é preciso apertar com força basta um aperto suave.
Voltas a por o bujon no sitio com uma anilha nova,o aperto tambem é suave porque a anilha é em alumio,se apertas de mais éla vai espalmar
e não veda.
É só por o oleo no motor e está feito.
Para o filtro de ar,tens que tirar os parafusos das querenagens laterais,depois puxas para fora porque elas estão fixas com uns pines,tiras
o banco,o parafuso do deposito (conven ter pouca gasulina),tiras o deposito,e tens acesso a caixa do filtro,tiras a tampa e substituis o filtro
voltas a montar tudo e poupaste perto de 200€.
Espero ter ajudado.
Um abraço Fábio
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Mensagem  kamikaze em Sex 03 Out 2008, 20:01

Não te esqueças de um pequeno pormenor que é muito importante que é lubrificares o O'ring do filtro de óleo novo. Basta passares com o dedo com um pouco de óleo no O'ring. Caso não o faças estás sujeito a que este O'ring crie prisão ao ser apertado e ficar encavalitado. Se ficar encavalitado pode ficar trilhado ou pelo menos não vedar, o que origina fuga de óleo.
Se isto acontecer terás de tirar novamente o filtro e o óleo fora.
Passa o dedo e ficas mais descançado lol!
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Mensagem  Convidad em Sex 03 Out 2008, 23:04

Outra merda importante é o que fazes ao oleo velho.
Não é para deitar pela pia abaixo. Metes numa garrafinha de plastico e entregas numa oficina.
Se não conseguires entregar numa oficina, podes deitá-lo fora no lixo normal, desde que dentro da garrafinha de plastico.
O mesmo acontece com os oleos alimentares. :-)

Artur
Que tem a mania da reciclagem.
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Mensagem  kamikaze em Sab 04 Out 2008, 10:59

Quem te vender o óleo novo é obrigado a aceitar o velho
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Mensagem  Philleas em Sab 04 Out 2008, 13:15

artur escreveu:Outra merda importante é o que fazes ao oleo velho.
Não é para deitar pela pia abaixo. Metes numa garrafinha de plastico e entregas numa oficina.
Se não conseguires entregar numa oficina, podes deitá-lo fora no lixo normal, desde que dentro da garrafinha de plastico.
O mesmo acontece com os oleos alimentares. :-)

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Que tem a mania da reciclagem.

Este é um ASSUNTO MUITO IMPORTANTE e nunca, nunca, mas nunca despejar óleos ou outros poluentes nas sarjetas, pois os colectores pluviais, vão direitinhos aos rios e mar.
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Mensagem  fabio em Sab 04 Out 2008, 17:12

Boas pessoal
Acabei agora mesmo de mudar o oleo á minha maquina
Gastei 30€ de oleo e 6.40€ no filtro de oleo
O filtro de ar levou só um supradéla para a proxima muda-se
Afinar o acelerador,embriagem,corrente e ver os niveis
Levei cerca de uma hora para fazer a revisão dos 24000k.
Com esta bricadeira acabei de por poupar cerca de 60€ em relação aos preços praticados na minha zona
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Mensagem  kamikaze em Sab 04 Out 2008, 17:32

Em relação ao filtro de ar aconselho vivamente um K&N ou coisa do género. Notei bem a diferença, Menos consumo e melhor aceleração ,e claro quando estiver sujo lava-se e fica novo outra vez cheers
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Mensagem  fresco em Sab 04 Out 2008, 20:07

Boa malta!

Isoto é um forum de verdade.

Vamos já arrumar uns detalhes:

1. Lógico que o óleo não vai para a pia. Onde comprar o óleo novo tenciono entregar o velho. Há uma taxa de reciclagem incluida no preço, logo têm que ficar com o velho.

2. O procedimento sei que é simples. Descanço lateral, protecção fota, bujão fora, filto fora, bujão dentro, novo filtro dentro, óleo dentro.

OK!

Vamos aos detalhes que fazem a diferença:

1. Qual é o óleo que escolheram? VS Qual é o óleo recomendado pela Honda?

2. Qual é a especificação do filtro de óleo (uma vez que há várias marcas)?

Não há dúvidas que a revisão (dos 6 000 na 650) faço eu. Só faltam estes detalhes.

Obrigado pelas dicas. Estou certos que servirão a muitos donos orgulhosos de TAs!


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Mensagem  fresco em Sab 04 Out 2008, 20:11

Castrol Power 1 GPS? (11.99?)


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Mensagem  berna_dd em Dom 05 Out 2008, 14:18

eu fiz a revisão à minha ta e a marca do filtro de oleo e de ar é esta
http://www.hiflofiltro.com/17.0.html?&L=0&sel_uid=259 o oleo 10 w40
se ouver duvidas diz qualquer
coisa a chave do filtro de oleo que eu usei era de cartucho á medida
(não apertar demasiado o filtro de oleo e lubrificar o orring antes de por )
abraço berna_dd
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Mensagem  fresco em Ter 07 Out 2008, 08:25

Obrigado Berna!


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Mensagem  angel99 em Qua 08 Out 2008, 09:30

fresco escreveu:Obrigado Berna!

ja arranjaste o filtro?

onde encontraste aqui no algarve? partindo do principio que não usaste original...
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Mensagem  fresco em Sex 10 Out 2008, 09:22

Olá,

Encontrei o Champion f301 (acho que o modelo é este).

Ainda vou passar na Honda para comparar a diferença de preço entre ser eu fazer e serem eles.


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Mensagem  angel99 em Qui 16 Out 2008, 23:39

sempre fizeste a muda de oleo em casa? onde compraste o filtro?
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Mensagem  fresco em Sex 17 Out 2008, 00:51

O final da história está aqui.

http://www.forumtransalp.com/mecanica-f11/repsol-15w-50-na-honda-t766.htm

O filtro compra-se em qq loja de peças.

Champion F301
Mann MW64
Hiflo HF303
Carrefour nº33
(Info retirada da net, não usei)


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Mensagem  Cou em Sex 04 Set 2009, 13:08

Boas Cool
Aqui vai uma perguntam como e que veem o nivel do oleo na mota ?
No manual pagina 27 diz "2 depois de alguns minutos, retire o tampão/vareta. Limpe-o e volte a introduzi-lo sem o ENROSCAR. O nivel do óleo deve estar entre as marcas maxima e minima da vareta."
Eu falo isto porque a maioria dos mecanicos enrosca a vareta e teimam que e assim que se vê o nivel do oleo, mas se olhar mais atento se no manual diz sem enroscar temos a diferença das roscas no nivel do oleo ainda e bastante ou seja e metade da vareta.
Agora digam as vossas opiniões Question


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Mensagem  Transouto em Sex 04 Set 2009, 23:24

Cou, eu cá faço da seguinte maneira: deixo a mota a trabalhar uns minutos, depois deixo repousar cerca de 5 minutos e desenrosco a vareta, limpo e coloco de novo a vareta, sem enroscar(tal como vi um mecânico da Honda), levanto a mota até ficar na vertical e depois vejo se está no nível correcto...è assim que eu faço, mas muito raramente, pois a minha "bomba" nem gasta muito óleo.... Cool Wink

..é claro que depois tenho de voltar a enroscar a vareta lol!

V


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Mensagem  RainMaker em Sab 05 Set 2009, 00:22

Transouto escreveu:... desenrosco a vareta, limpo e coloco de novo a vareta, sem enroscar(tal como vi um mecânico da Honda), levanto a mota até ficar na vertical e depois vejo se está no nível correcto...

V

Eu também é assim que vejo fazerem à minha, mas aquilo simplesmente não consome óleo, por isso deixei de ter essa preocupação, quando vai à revisão é mudado e nunca teve abaixo do nível, nem quando fui a Itália e fiz entre revisões 8 mil km's, gastou menos de meio litro de óleo.

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Mensagem  Tluis em Sab 05 Set 2009, 00:34

Transouto escreveu:...levanto a mota até ficar na vertical e depois vejo se está no nível correcto...è assim que eu faço, ...lol!

V
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Mensagem  Transouto em Sab 05 Set 2009, 09:15

Laughing eu não tomo cereais, eu bebo S/chumbo 95... geek

Mas para o caso quem tiver descanso central também estará mais ou menos resolvido

V


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Mensagem  1000fontes em Sex 23 Dez 2011, 22:45

viva!!!!


lá percebi que tipo de óleo devo usar...... mas e quantos litros de óleo leva a transalp 650 de 2002?

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Mensagem  Cou em Sab 24 Dez 2011, 13:49

Boas
Se mudares o filtro não te esqueças de ligar a mota para encher o filtro e só depois e que vez o nivel do oleo.
Leva +- 2.5lt


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