Bem-vindo ao fórum das grandes máquinas.Boas transalpadas!

Algumas notas sobre a Transalp 2008

Compartilhe

PetrVs
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 21
Masculino

A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700V
Kms:

Algumas notas sobre a Transalp 2008

Mensagem  PetrVs em Seg 06 Out 2008, 09:47

E já tenho a minha TA de 2008...

Foi uma mudança mesmo radical - passar de uma CBR1100XX para a TA - mas estou bastante contente.
Já fiz alguns Kms e estou contente com a moto... fácil de conduzir, tem força e uma boa posiçao de condução.

Por enquanto não tenho nada a dizer mal... se calhar o entrar e sair de cima da moto... a outra era mais baixa...

Vou fazendo os meus comentários... e quando possivel tirar umas fotos...
TrAnsAlper
Admin
Admin

Número de Mensagens : 8308
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
Kms: 63.000

Re: Algumas notas sobre a Transalp 2008

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 06 Out 2008, 10:04

Boas,PetrVs!
tal como te falei no tópico de apresentação foi memso uma mudança radical!Mas nada a que não te adaptes.
Ainda bem que estas a gostar.Agora é pôr kms no contador.Paradas...estragam-se! Razz

Cá aguardamos mais comentários e fotos...a malta gosta de fotos! Wink

Um abraço e boas transalpadas.

=================================================================================================================

Ondavis-Viseu
"Não sei para onde vou mas estou a caminho!"
Pedro Marques Alves
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 647
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V
Kms:

Mensagem  Pedro Marques Alves em Seg 06 Out 2008, 10:07

PetrVs escreveu:E já tenho a minha TA de 2008...
Por enquanto não tenho nada a dizer mal...

Pedro

Dificilmente irás dizer mal da tua nova mota... Very Happy
Esta quinta feira temos um encontro agendado no bar O Moinho em Carcavelos. Aparece para festejar a tua nova aquisição

Abraço

Pedro

=================================================================================================================

Cumprimentos Transalpeanos

Pedro Marques Alves
www.casasdafigueira.com
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Número de Mensagens : 43
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL700VA
Kms:

Transalp 2008 (Algumas notas por:Transilva)

Mensagem  Transilva em Seg 06 Out 2008, 10:54

Algumas notas sobre a Transalp 2008.
Levantei a moto na passada 6ª feira e apenas fiz 300 Km durante o fim de semana nos arredores de Lisboa.
Montei banco baixo e protecções de carenagem.
A minha última Trail tinha sido uma Dominator, há cerca de 20 anos. Depois seguiram-se várias motos de estrada (BMW K75, BMW R1100RS, Honda 1100XX, BMW K1200RS, Yamaha FZ1S 1000), e algumas viagens grandes Europa fora.
Sobre a Transalp, acho-a de muito fácil condução, polivalente, cómoda, alguma adaptação à posição mais direita e elevada. Estou surpreendido com o elevada resposta a baixos e médios regimes, acelaração muito razoável para a cilindrada e dois cilindros e para a excelente travagem combinada.
Eficaz a curvar, embora menos precisa que as de estrada, como é natural. Ainda estou a experimentar os limites de aderência dos pneus(Bridgestone TW), e a capacidade de inclinação (minha e da moto).
Mais notas se seguirão.

Abraço a todos.

Pedro
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 06 Out 2008, 11:04

Pedro,mudei o título ao tópico,porque já há outro com o mesmo título e é para não criar confusões.

Vai deixando aqui as tuas opiniões sobre a TA XL700V,pois penso que há uma curiosidade geral em saber coisas novas desse modelo,agora que faz quase uma ano que ela está no mercado.
Pelo que dá para perceber estas bem satisfeito com a montada.Ainda bem! Wink
Aguardamos mais notas...

Última edição por TrAnsAlper em Seg 06 Out 2008, 11:26, editado 1 vez(es)

Ondavis-Viseu
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Seg 06 Out 2008, 11:16

Obrigado TransAlper.
Quanto à rodagem, e apesar do manual de instruções pouco dizer sobre o assunto, irei fazer o aumento progressivo de rotações, como habitualmente. Ou seja vou procurar não passar, com o motor quente, as 4000rpm até aos 500Km, 5000rpm até aos 1000Km, 6000rpm até aos 1500Km e 7000rpm até aos 2000Km. Em plano ou a descer, deixo o motor passar os limites, suavemente.
A gasolina 95 serve, o motor não grila em nenhum regime.

Cump.

Pedro
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Número de Mensagens : 5386
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

Mensagem  Transouto em Seg 06 Out 2008, 18:47

...Fico contente em saber que alguém como tu depois de ensaiar tantas motas se encontra neste satisfeito aos comendos de uma Transalp 2008...Agora essa das rotações limirte na rodagem, eu cá nunca respeitei, mas respeito quem respeita... scratch geek grande trocadilho...

V

Transalp é Transalp e mai nada..
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Seg 06 Out 2008, 18:52

..mais um felizardo aos comandos de uma excelente mota....dá-lhe com Kms em cima que é o que ela pede.... geek geek

V

Coquetinho
1ª engrenada
1ª engrenada

Número de Mensagens : 113
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL 700 V - ABS
Kms:

Mensagem  Coquetinho em Seg 06 Out 2008, 20:30

A minha já leva 3400 km e concordo com cada um dos teus comentários!
É sem dúvida uma máquina magnífica... lol!
Desejo-te muitos km de alegria e sempr um grande Very Happy em cima dela.
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Ter 07 Out 2008, 12:57

Obrigado, Transouto e Coquetinho.

Quanto à rodagem, os valores de rotações indicados são aproximados e apenas indicativos.
Na verdade, hoje em dia, as técnicas de maquinagem dos cilindros, e o acabamento metálico dos pistões e segmentos são quase perfeitas.
Por outro lado os óleos lubrificantes também evoluiram muito, garantindo melhor lubrificação, arrefecimento e protecção à corrosão, diminuindo também o atrito entre peças móveis.
Os fabricantes preconizam as folgas entre orgãos mecânicos, para as temperaturas normais de funcionamento dos motores, pelo que a frio o desgaste é muito maior, especialmente durante os primeiros kilómetros.
Se observarem a porca de escoamento do óleo do carter, especialmente na revisão dos 1000Km, verão que há quase sempre pequenas limalhas agarrades à parte magnética.
Portanto, o importante, quanto a mim, especialmente nos primeiros 1000Km, é não "puxar" pelo motor enquanto estiver frio, e não exceder, durante muito tempo seguido, mais de 3/4 do valor do "redline".

Abraço,

Pedro

PetrVs
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  PetrVs em Qui 09 Out 2008, 09:15

UPDATE...

Hoje lá vim eu na TA pelo meio dos carros...

Muito fácil de conduzir.. muito leve... a unica coisa que me fez confusão foi mesmo as travagens... Estava habituado á CBR1100XX que travava no sitio exacto... Esta, se calhar por ser ainda nova, tem uma travagem menos exacta. Ou será do ABS??

É uma questão de hábito

MAS, continuo muito contente com a TA...

Vou fazendo os updates...

Petrvs
Transouto
O Pai do Forum
O Pai do Forum

Masculino

A Mota

Mensagem  Transouto em Qui 09 Out 2008, 09:16

Viva , penso que será mesmo isso, a travagem é menos exacto, até porque e suspensão tem mais curso e como tal a mota baixa a frente e depois trava(digo eu) geek

V

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qui 09 Out 2008, 11:04

Isso era uma pergunta que eu tinha: será que o modelo de 2008 tb afunila tanto na travagem?

PetrVs: Vês como a adrenalina de conduzir uma TA é muito maior que a de conduzir uma XX ? :-)

Relembro que hoje é quinta e que ainda não pagaste uma mini em Carcavelos...

A.-
Cou
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1082
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx

Mensagem  Cou em Qui 09 Out 2008, 11:19

Boas
Tenho uma duvida o ABS dá para desligar ?

"Ser livre não é ter asas; é ter uma Honda Transalp!"
Escapadinha Penha da Rainha - Escapadinha Mesa dos Quatro Abades - Escapadinha até Aldeia ERMIDA - Escapadinha Miradouros Corno Bico- Escapadinha Pontes Rio Neiva  

Coutada
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Qui 09 Out 2008, 11:37

A travagem da Transalp 2008, é excelente, mas nunca pode ser tão precisa como das GT.
Os modelos com ABS têm travagem combinada, pelo que o travão de pé trava também um pouco a roda da frente. Neste caso a frente da moto não baixa tanto. Quando se trava com a manete, a moto baixa muito de frente, pois o curso da suspensão é muito maior que nas estradistas.
Acho que a travagem da TA 2008 ABS é muito eficaz e com treino e habituação consegue-se andar rápido e travar forte. No travar em curva é que o comportamento é ainda pior que nas motos de estrada, pois a tendência para "abrir" a trajectória e endireitar a moto é grande.
Na TA o ABS dá uma grande confiança na travagem pois pode-se travar a fundo sem bloquear nem escorregar (pelo menos a seco). Estou à espera da chuva para ver o comportamento.

Cump.

Pedro
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Qui 09 Out 2008, 11:41

Cou,

A Transalp 2008 não tem interruptor para desligar o ABS. Só retirando o fusível...

Abraço,

Pedro
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Qui 09 Out 2008, 20:18

Boas

Cada dia que passa temos este fórum mais rico em conhecimentos, este é um dos casos

Parabéns Transilva

Boas curvas V
Luiz
D'Artagnan
5ª a Fundo
5ª a Fundo

Número de Mensagens : 1689
Masculino

A Mota
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:

Mensagem  D'Artagnan em Qui 09 Out 2008, 20:23

Boas

Os meus parabéns pela escolha e os meus parabéns por já seres possuidor dessa grande máquina, vais ver que com o passar do tempo não vais conseguir arranjar um defeito que seja para ela, ou não.

Desfruta do belo prazer que é conduzir este grande maquinão, que faças muitos e bons km's com ela e sem problemas.

Boas curvas V
Luiz

PetrVs
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  PetrVs em Sex 10 Out 2008, 14:40

com o motor quente, as 4000rpm até aos 500Km
Concordo com o teu processo de rodagem, mas tu(espero que não exista problema de te tratar por tu) não passando das 4000rpm, andas sempre na ordem dos 90/100 kms/h, certo?

Para mim é complicado isso Sad ... mas se queres que te diga tenho tentado não passar das 4000rpm... Apenas passo quando já vou em 4ª ou 5ª e ai levo atéas 5000/5500rpm

Isto de sair de uma CBR1100XX para a TA a nivel de velocidades é dificil .... Embarassed

Pedro
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Sab 11 Out 2008, 21:41

Obrigado D'Artagnan.
PetrVs:
Concordo contigo. É difícil manter os 100-120 Km/h em estrada, sobretudo quando se vem de uma grande turismo sport para a qual, em boa estrada os 100km/h, são o arranque, e os 200Km/h apenas um patamar. Eu também tive uma XX entre 2006 e 2009, e venho de uma FZ1S1000Fazer, com 150cv.
Mas com a Transalp, que não é moto para pilotar, mas para se conduzir com prazer e descontração, é questão de escolher a estrada para os primeiros Kms, variar muito a caixa, e evitar rodar em autoestrada para que os 120Km/h não sejam uma seca!
Com o prazer de condução que dá a TA, 1000Km passam depressa, e ter algum cuidado na forma de fazer rodar o motor nos primeiros tempos pode ser compensado depois com fiabilidade, e melhor desempenho.

Abraço,

Pedro
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 13 Out 2008, 08:26

Transilva escreveu:

Mas com a Transalp, que não é moto para pilotar, mas para se conduzir com prazer e descontração, é questão de escolher a estrada para os primeiros Kms, variar muito a caixa, e evitar rodar em autoestrada para que os 120Km/h não sejam uma seca!
Com o prazer de condução que dá a TA, 1000Km passam depressa, e ter algum cuidado na forma de fazer rodar o motor nos primeiros tempos pode ser compensado depois com fiabilidade, e melhor desempenho.

Abraço,

Pedro

Concordo plenamente com estas afirmações...
TranSilva,as tuas notas estão a ser uma autêntica lição de bem "transalpar". Wink
Muito bom.Continua sff. Smile

Ondavis-Viseu

PetrVs
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  PetrVs em Seg 13 Out 2008, 09:59

A minha TA apenas tem 100kms... mas nestes 100kms tambem já aprendi que esta moto é para conduzir e reparar em tudo o que vai á nossa volta coma bastante descontração... Por isso a comprei Very Happy

Concordo em pleno com
TranSilva,as tuas notas estão a ser uma autêntica lição de bem "transalpar".

Tambem vindo de um Pedro com uma TA só podia vir coisa "boa"... Laughing

Abraços

Pedro
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Baptismo

Mensagem  Transilva em Seg 13 Out 2008, 10:14

Caros amigos,

Ontem de manhã com alguma chuva e a estrada encharcada, resolvi fazer o baptismo da Transalp.Andei na serra e arredores de Sintra, com muitas curvas e diferentes tipos de pavimento. Não só para testar o comportamento da moto em pavimento molhado, mas também para verificar a protecção que a pequena carenagem dá ao condutor.
Digo-vos que fiquei muito bem impressionado.
Na travagem, e em qualquer tipo de piso molhado, mesmo o empedrado escorregadio, a TA 2008 inspira sempre grande confiança. O conjunto ABS-Suspensão-pneus, funciona impecavelmente, sendo possível travar com o pé ou com a manete a fundo, que a trajectória mantém-se. Experimentei a travagem traseira em curca e a roda não escorregou. Evitei grandes inclinações a curvar pois não confio em nenhum tipo de pneus no molhado, e já anteriormente apanhei alguns sustos...
A protecção achei-a bastante eficaz. As luvas chegaram secas, assim como o blusão que apenas apanhou alguns salpicos na parte superior. As botas e a parte inferior das calças (20cm) ficaram molhadas, claro, assim como o capacete e a viseira. Dado o reduzido tamanho do ecran e da carenagem não era possível melhor. Creio que com um ecran um pouco mais alto (+-10cm) e mais largo, seria perfeito.
Falta agora testar a protecção numa viagem em estrada aberta a maior velocidade.

Abraço,

Pedro
TrAnsAlper
Admin
Admin

Masculino

A Mota

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 13 Out 2008, 10:24

Uma das minhas "queixas" acerca da Transalp (todos modelos) é exactamente o écran baixo e logo a pouca protecção.Um situação que se resolve bem felizmente,com a adaptação do vidro mais alto.

Mais um a comprovar a excelente travagem da nova TA.Agrada-me saber isso também.

Boas transalpadas.

Ondavis-Viseu
Transilva
Mota ligada
Mota ligada

Masculino

A Mota
Kms:

Mensagem  Transilva em Seg 13 Out 2008, 10:27

TrAnsAlper e PetrVs,

Obrigado pelos elogios.
É com prazer que vou transmitindo as minhas impressões da descoberta da condução da TA, pois penso que não existem ainda muitas da versão 2008 no Forum, e muitos estarão interessados em saber as qualidades e defeitos deste modelo.
Claro que o que escrevo deve ser entendido apenas como opiniões pessoais e subjectivas, sem o rigor de nenhum test-drive especializado.

Abraço,

Pedro

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 13 Nov 2018, 00:19