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Esquema de funcionamento dos 4 piscas

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Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Qui 25 Out 2007, 23:39

Boas

Para que quiser saber como por os 4 piscas a funcionar, aqui deixo umas dicas que fui sacar ali ao lado a outro forum


http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=25958&KW=esquema+4piscas

Já andava atrás deste esquema á alguns meses mas finalmente consegui.

Dois esquemas :

este usa apenas o rele original poderá não funcionar já que este rele não é feito para 4 piscas




e outro aki:
usando um rele extra tal como no site ingles, este pode ser um rele normal de 4 piscas tipo automóvel
(barato e fácil de encontar)




Quanto ao interruptor TEM de ser um que ligue e desligue dois circuitos em simultâneo , possivelmente só
numa casa de material electrônico , peçam um interruptor para 12v e pelo mentos 10 amperes, se não encontrarem
ou quiserem usar um interruptor com determinado estilo por questões esteticas posso fazer um esquema que utiliza
um interruptor "normal" ( ou seja que ligue/desligue um unico circuito ) embora é um pouco mais complexo.

Acabou a aula de Bricolage
lol!


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Potransalp em Sex 26 Out 2007, 16:31

Boas D'Artagnan,

Muito fixe teres colocado aqui o esquema de 4 piscas. ´´E uma coisa que tenho pena que a transalp nao tenha...
Ao ver os teus esquemas surgiu uma duvida. ´´E mesmo necessario um interruptor duplo? nao podes alimentar os dois circuitos (piscas da esquerda e piscas da direita) directaamente com a fase que sai do rele? Parece-me que sim... Explicar se eu estiver errado...
Outra questao, no caso de querer implentar isto ha algun sitio "pratico" para se instalar o interruptor? O ideal seria proximo dos outros comandos. No caso de travagem em auto-estrada na ´´e muito pratico andar "``a procura" do botao ao lado do velocimetro ou coisa parecida.

Pode ser que qualquer dia ponha maos a obra...

Cumprimentos, Bom fim-de-semana!
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Sex 26 Out 2007, 17:35

Boas, Potransalp

Eu só este fim de semana vou por mãos á obra e vou exprimentar com os dois interuptores, depois digo se á diferença ou não.


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  calmeida em Sex 26 Out 2007, 23:33

olá pessoal...

entao é assim... realmente precisa do interruptor duplo, ou seja, se a saída do relé que fará o intermitente ligar nas duas ligações dos piscas da esquerda e da direita sem interruptor duplo quando for dado pisca para a direita ou para a esquerda os quatro piscas vão ligar.


cumprimentos e abraços...
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Sab 27 Out 2007, 23:49

Boas

Venho aqui rectificar o 1º Esquema que aqui postei, por já ter realizado testes.

Assim:




O texto fumado está a mais.
O relé funciona na perfeição.
E tem de levar o interruptor duplo, conforme explicação do nosso amigo calmeida no post anterior.


Fica aqui também o Esquema desenhado pelo nosso amigo calmeida, desenhador oficial de esquemas do forum lol! , pois está mais completo e mais bem desenhado.



Fica aqui o meu agradecimento pessoal ao nosso amigo calmeida, pelo contributo que deu, tendo-me aturado no MSN a noite passada, onde parlamentamos, tendo-me dado umas dicas sobre o assunto e tendo elaborado o Esquema como já tinha referido.

Quero também adicionar um Led para saber quando está ligado.
Assim que tenha a obra concluida vou postar a realização desta obra com fotos passo a passo para que fique bem exemplificado.


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Transouto em Dom 28 Out 2007, 18:55

temos Engenheiros...

è assim mesmo malta, toca a preparar as máquinas com deve ser....por acaso tenho sorte, pois a minha já trás os 4 piscas de série...de qualquer forma parabéns a todos, especialmente ao D'Artagnan por partilhar estas ideias c'a gente...

V


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Jay em Dom 28 Out 2007, 23:51

O ideal era um touorial com fotos a ilustrar como se faz..

Eu tenho o rele da minha transalp completamente lixado e ja tem uns meses que nao tenho piscas Sad
Será que posso comprar o kit da XL650v e adaptar na minha? Visto que tambem tenho o botão dos maximos estragado.. Não prende no fundo..
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Potransalp em Seg 29 Out 2007, 10:04

Claro que precisa do interuptor duplo...! Nabiçe minha... Rolling Eyes

Cumprimentos!
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Qui 13 Dez 2007, 04:16

Boas

Após ter posto a funcionar os 4 Piscas na minha mota aqui deixo o que penso possa vir ajudar quem o queira fazer.

Material necessário:

1 Interruptor duplo
1 led (facultativo)
1 resistência (não me lembro do valor da resistência, mas na casa onde comprarem o led digam que o led é para funcinar com 12V que eles sabem)
fio para as ligações
Eu fiz uma caixa para colocar o interruptor






A ficha é esta onde estão os fios ligados


O material necessário


A resistência solda-se no perne maior do led




De um tinteiro fiz a caixa para o interruptor - antes e depois


O sitio onde coloquei a caixa, mesmo ao alcance do dedo


Mais fácil não pode ser
Para qualquer dúvida estou ao dispor

santa


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Transouto em Sex 14 Dez 2007, 00:02

Uma dúvida: aqueles interruptores não vão dar problemas quando apanharem chuva?

V


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Sex 14 Dez 2007, 00:43

Boas

Transouto escreveu:Uma dúvida: aqueles interruptores não vão dar problemas quando apanharem chuva?

V

A ver vamos lol!

mas penso que não, porque se derem já tenho a solução, 1º quero ver se dão, manias aqui do mosqueteiro, pancada, não bato bem da bola, etc....

Mas como não temos no nosso mercado nenhuma loja com material especifico, temos de inventar, testar e sei lá mais o quê
lol!


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Qua 22 Jul 2009, 00:37

Boas

Só para complementar a coisa que já estava esquecida, em relação ao interruptore que utilizei, é só para informar que após quase 2 anos a funcionar, não detecto qualquer problema e atenção que esta menina anda todos os dias do ano quer chova ou fraça sol.


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Carlos Sousa em Dom 22 Nov 2009, 03:02

Bem D'Artagnan cuidado, olha 5***** a do tinteiro sim senhor, ideia de mestre!!!!

olha uma duvida sera que a tua instalação é igual a de 1992? penso que sim mas não tenho a certeza

ja agora qual é a referencia do tinteiro?
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  D'Artagnan em Qui 26 Nov 2009, 00:06

Boas

Pelo que já vi a instalação não é bem igual, o modelo da minha tem as fichas á frente e o teu modelo tem as fichas do lado direito e esquerdo, tenho andado á espera que o Fabião arranje o interrupetor para lhe fazer a intalação que é o mesmo modelo da tua, só depois disso te posso esclarecer mais

O tinteiro é Epson ref. S020093, dimensões CxLxA 5x1.7x3.8


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Maguinass em Sex 27 Nov 2009, 09:33

boas
pelo que vi das fotos a disposição dos botoes das luzes na vossa TA é igual á minha, mas a minha ja vinha com quatro piscas (julgo que de origem )

uma sugestao (que é como a minha TA esta) é ligarem directamente a luz á bateria ou seja sempre que ligam a moto no primeiro clic a luz acende logo, utilizando apenas o conector de medios pra maximos, ficando assim com o conector das luzes - desligadas, minimos e medios, sem efeito. aproveitam assim este conector, agora livre, pra ser os quatro piscas, onde pra baixo esta desligado e pra cima os liga.....

é uma ideia, e assim nao ficam com mais uma caixinha ali ao lado a encher.

Agora se é facil ou mesmo possivel..... humm nao sei, deixo isso pros engenhocas


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Abraço
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Fabião em Seg 04 Jan 2010, 23:13

Maguinass o maior problema não é tanto no como ligar nem o onde ligar, o meu problema tem sido encontrar um interruptor decente e discreto para fazer isso.


Abraço

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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  BlackJack em Seg 04 Jan 2010, 23:57

E que tal a ideia de comprares numa sucata o botão dos 4 piscas de um carro?


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[i][b]Casal Fundador TT (1986), Aprilia AF1 50 (1987); Yamaha XT660R (2007); Honda CBR600F (2007); Suzuki DL650 V-Strom K9 (2009); Kawasaki ZZR 1100 (2014); Honda VFR 800X CrossRunner
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Carlos Sousa em Ter 05 Jan 2010, 00:05

É uma boa ideia!! eu já tenho um que tirei de um Seat Ibiza antigo, o problema que encontro é o facto de ter de o aplicar na encarnarem em um dos lados dos manómetros e de repente ser necessário, e termos de tirar as mão do guiador o que não convém nada Evil or Very Mad Evil or Very Mad,
o botão do carro é porreiro porque já trás o trabalho quase todo feito é só fazer a ligação e ta andar, tou a falar bem ou mal D'Artagnan???
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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Fabião em Ter 05 Jan 2010, 00:33

Se não estou em ero falas bem, a única diferença é que no carro o relé dos piscas é duplo e na mota é simples. o problema tal como disseste é arranjar um suficientemente pequeno e prático que se chega lá c um dedo para o activar e seja impermeável.




Abraço

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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Carlos Sousa em Ter 05 Jan 2010, 00:55

Pois, acho que a ideia do D'Artagnan é porreira pelo menos vou tentar fazer do género, mas se encontrares algo que aches interessante, comunica como temos motas muito parecidas, da sempre para tirar boas ideias
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Mensagem  SEAHAWK em Qui 21 Jan 2010, 00:10

Olá amigos,

Se o problema é a água, sugiro irem a uma loja de artigos náuticos, pesca profissional ou stands de venda de embarcações. Podem encontrar variadissimos interruptores estanques que servirão concerteza as vossas necessidades.


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Jorgego em Dom 04 Mar 2012, 22:18

Alguem me pode dizer como desmontar as carenagens da TA 650 par ter acesso a essas fichas de ligaçao ?
Pode executar-se as ligaçoes noutros terminais de melhor acesso onde esses fios de ligaçao passem ?


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Transouto em Ter 06 Mar 2012, 18:58

Jorgego escreveu:Alguem me pode dizer como desmontar as carenagens da TA 650 par ter acesso a essas fichas de ligaçao ?
Pode executar-se as ligaçoes noutros terminais de melhor acesso onde esses fios de ligaçao passem ?

Está lá tudo, é ir tirando todos os parafusos que estão visíveis e nada mais...è mesmo uma questão de paciência e nunca forçar nada...Atenção que há parafusos que são apenas umas cavilhas ou buchas, ou seja, é só rodar, eles soltam-se e já está....Bom trabalho...

V


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Jorgego em Qua 07 Mar 2012, 14:32

Eu conheço esses parafusos sim, vou tentar em breve assim que houver algum tempo disponivel.
Obrigado pela dica Transouto , abraço


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Re: Esquema de funcionamento dos 4 piscas

Mensagem  Zmey78 em Sex 27 Abr 2012, 06:10

Eu fiz a mesma coisa na minha Transalp. Mas eu tinha um conector em um lugar diferente (acho que depende do ano)
Eu usei um botão de um ciclomotor chinês.





Caixa de botões - a chave do carro relés

Isso é o que eu tenho agora


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